JN DIRETO

Local

Meteorologia

33°
17°
Hoje, 24 de Maio

Opinião

Pedro Ivo Carvalho

Por eles e por nós

A única certeza que temos quando nos propomos escrever sobre atos terroristas é a de que não será a última vez. Qualquer que seja a geografia, a hora do dia, a motivação ideológica, o número de vítimas ou o alvo preferencial, haverá sempre uma dimensão tão esmagadora de imprevisibilidade e ausência de lógica nestes ataques cobardes que tudo o que possamos dizer ecoará, irremediavelmente, como uma torrente estéril de palavras. Porém, a nossa incapacidade para responder a esta arbitrariedade desumana, por mais musculada que seja a guarda policial, não deve fazer-nos desviar do essencial.

Miguel Guedes

Agentes do défice

Quando o céu encoberto anuncia os primeiros raios de sol de verão nada indica a matemática formalização do bom tempo. Até porque há quem sempre aprecie a beleza de chover no molhado. Se é a primeira brisa que instala o bom auspício premonitório, ainda assim, não nos permite deixar de folhear o "Mau tempo no canal" de Nemésio como obra de actualidade. Não que as tensões entre as famílias da Esquerda apontem tempos desavindos nas suas ilhas, não que se vislumbre que a geringonça perca peças, não que as eleições autárquicas possam vir a reformular completamente o mapa político e o equilíbrio de forças entre quem agonia na oposição ou cresce no poder. Mas há em Portugal uma enorme quantidade de gente estabelecida à sombra do défice e da sua narrativa que não parece ser capaz de mudar o "chip". São os agentes do défice.

Emídio Gomes

A História e o futuro

Decorreu recentemente a cimeira da comunidade de trabalho Norte de Portugal Galiza, pouco tempo depois da visita ao Porto do presidente do Governo Regional, Alberto Núñez Feijóo, onde foi agraciado como comendador da Ordem do Infante D. Henrique, grau atribuído pelo anterior presidente da República. Estes momentos simbólicos marcam uma relação cada vez mais estreita entre os dois povos que, respeitando com orgulho a sua pertença a países diferentes, têm em comum todo um percurso que remonta às origens de Portugal.

A sua Opinião

O próximo treinador do FC Porto será?