JN
FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

2010, o ano da montanha-russa

Governo reconheceu tarde a debilidade financeira do país. Factura será paga pelos portugueses a partir do próximo ano, com juros

Publicado

HELENA TEIXEIRA DA SILVA
 

Enquanto os líderes políticos dançavam o tango e os deputados faziam de polícias em comissões de inquérito, os portugueses foram ficando mais pobres.

Em 2011, os portugueses vão acordar com a sensação de que acabaram de sair de uma longa viagem na montanha-russa, ou seja, atordoados, perdidos, inseguros. Uma montanha-russa é uma pista que proporciona descidas íngremes, subidas invertidas, paragens relâmpago, quedas súbitas, tudo a grande velocidade e com grande grau de incerteza. Num parque de diversões, o carrossel garante adrenalina e milhares de fãs. Na vida real, nem fãs nem adrenalina. Só medo.

E Portugal, nos últimos 12 meses, não foi mais do que isso: uma montanha-russa cheia de loopings, inversões, inclinações. E quedas. Muitos erros e poucas certezas. 2010 foi um ano para não esquecer. Não exactamente pelas melhores razões.

Do palco político, com vista à evolução do país, saiu apenas a legalização do casamento entre pessoas do mesmo  sexo - mais de 200 uniões foram realizadas nos últimos seis meses -, mesmo se o presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o diploma a contragosto e a Direita reclamava um referendo. A verdade é que excluindo esse benefício, que não significa mais do que mais direitos para quem tinha menos, a maioria do que saiu da Assembleia da República (AR) foi muito circo e pouco pão.

A primeira metade do ano foi gasta pela Oposição a apurar se José Sócrates mentira na tentativa de compra da TVI pela PT. A segunda, gasta pelo Governo a acusar o PSD de ameaçar abolir o Estado social. E ameaçar foi o verbo de ordem, o único constante em 2010: ameaça de eleições legislativas antecipadas, ameaça de entrada do Fundo Monetário Europeu (FMI), ameaça de saída do Euro. Da ameaça à prática, só a perda. Efectiva. Mais desempregados, acima dos 700 mil, e cortes salariais, tanto por via directa como indirecta, através dos impostos. Mas a ameaça continuará em 2011.

Imiscuído cada vez mais na questão económica, o exercício político incluiu dois Pactos de Estabilidade e Crescimento (PEC), ambos violentos, mas aparentemente insuficientes. José Sócrates e Passos Coelho até dançaram o tango, mas terá sido porventura demasiado tarde.

Ler Artigo Completo (Pág.1/4) Página seguinte
 
 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




 
Multimédia
Blogues
Inquérito



JN 125 Anos Aveiro
Pontos JN 125 anos
Loja do Jornal 300x100
Dia da Criança - Descontocasião

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - FC Porto (78)
2 - Benfica (77)
3 - P. Ferreira (54)
4 - Sp. Braga (52)
5 - Estoril (45)
6 - Rio Ave (42)
7 - Sporting (42)
8 - Nacional (40)
9 - V. Guimarães (40)
10 - Marítimo (38)
11 - Académica (28)
12 - V. Setúbal (26)
13 - Olhanense (25)
14 - Gil Vicente (25)
15 - Moreirense (24)
16 - Beira-Mar (23)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 18ºC
  • 8ºC
  • HOJE
  • 21ºC
  • 10ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled