JN

 
Manoel de Oliveira
 
 

"Tributos deixam-me comovido"

Manoel de Oliveira confessa-se profundamente sensibilizadocom a dimensão internacional das comemorações do seu centenário

Publicado

SÉRGIO ALMEIDA
 
 
foto Bruno Simões Castanheira/JN
"Tributos deixam-me comovido"
Falar com Manoel de Oliveira equivale a entrar num tempo que, sendo o nosso, é também imemorial
 

O discurso continua a fluir tão cativante como sempre e, não fossem os ligeiríssimos lapsos de memória ou a lendária tendência para a dispersão, dir-se-ia imune à passagem dos anos. Falar com Manoel de Oliveira equivale a entrar num tempo que, sendo o nosso, é também imemorial, por saber abarcar com propriedade a juventude e a experiência, sempre entralaçadas pela sabedoria.

Das inúmeras homenagens de que tem sido alvo ao Porto de hoje, passando pelas tendências do cinema, de tudo falou com desassombro o único realizador mundial em actividade cujo trabalho remonta ao cinema mudo. Só um tema parece perturbá-lo: o Oscar, a que diz não atribuir importância.

Recorda-se de há quanto tempo não tem um dia só para si?

Os meus dias são ocupados como os de toda a gente, presumo… Levanto-me da cama e faço o que é necessário. Tudo isso leva tempo e requer algum esforço. Mas disso se poderão queixar todos os seres vivos, até as aves que passam os dias nas árvores em busca de alimento.

Refiro-me a um dia em que não esteja a filmar. Já não concebe a sua vida sem essa agitação permanente?

É difícil. Ainda agora, na rodagem de "Singularidades duma rapariga loira", temos trabalhado todos os dias, até aos domingos. Durante a filmagem, não penso senão naquilo. Fora disso, tenho que pensar na minha vida particular, que é complexa, como a de toda a gente. Há faxes, emails, telefones a responder… Felizmente, não tenho telemóvel. Caso contrário, passaria a vida agarrado a ele, tal como fazem as restantes pessoas, que não se apercebem de que estão a falar sozinhas.

Ler Artigo Completo(Pág.1/11) Página seguinte
 
 
FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio
Artigos Relacionados


Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Multimédia
Blogues
Inquérito



JN 125 Anos Aveiro
Pontos JN 125 anos
Loja do Jornal 300x100
Dia da Criança - Descontocasião

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - FC Porto (78)
2 - Benfica (77)
3 - P. Ferreira (54)
4 - Sp. Braga (52)
5 - Estoril (45)
6 - Rio Ave (42)
7 - Sporting (42)
8 - Nacional (40)
9 - V. Guimarães (40)
10 - Marítimo (38)
11 - Académica (28)
12 - V. Setúbal (26)
13 - Gil Vicente (25)
14 - Olhanense (25)
15 - Moreirense (24)
16 - Beira-Mar (23)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 18ºC
  • 8ºC
  • HOJE
  • 21ºC
  • 10ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled