JN

 
Viva + Verão
 
 

Homenagear Nossa Senhora do Caminho

Publicado

POR, FRANCISCO PINTO
 

Mogadouro aguarda milhares de fiéis na romaria de forte tradição religiosa, à qual se juntam também alguns rituais mais pagãos.

Durante todo o fim-de-semana, são esperados em Mogadouro vários milhares de fiéis para prestar homenagem à Virgem de Nossa Senhora do Caminho. A romaria de forte tradição religiosa tem o seu ponto alto com tradicionais procissões e outros actos religiosos que decorrem em torno do culto Mariano. Os devotos pagam a suas promessas, e muitos são aqueles que vêem na imagem da Nossa Senhora do Caminho " uma imagem de fé e esperança", já que em momentos menos bons da vida os crentes recorrem com frequência as orações que venerem a Virgem do Caminho.

Segundo alguns investigadores, a romaria de Nossa Senhora do Caminho vem de longa data, estando a capela construída no cruzamento dos caminhos que vão para localidades históricas como Miranda do Douro, Penas Róias, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

Nos textos escritos pelo investigador da cultura mogadourense, Casimiro de Morais Machado, pode ler-se que " a ermida de Nossa Senhora do Caminho aparece documentada em planta em 1762 e estava, nessa altura, isolada do aglomerado da vila, permitindo aos romeiros um vasto espaço de arraial e mercado de gado e outros bens".

Nos últimos 50 anos, a festa foi evoluindo tendo passado por Mogadouro os maiores nomes panorama da música nacional, houve tempos em que o teatro marcava as festividades bem como as corridas de toiros, os bailes de gala, passando pelos mais diversos tipos de diversões traziam e trazem à vila trasmontana milhares de pessoas durante a última semana de Agosto.

No entanto, estas festas primam pela sua solenidade religiosa e variedade no campo profano, fruto da grande devoção dos mogadourenses ausentes à Virgem do Caminho, que escolhem esta altura do ano para ponto de encontro e convívio, tradição que vai passando de geração em geração.

Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
 
 
FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio
 
Lugares
 
 
Útil e fútil
 
 
Actividades
 
 
Viagens
 
 
Inquéritos
 
 
Uma praia
 


Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Multimédia
Blogues
Inquérito



EstádioMundial BancoBICGaia - JN 300x100
Empreendedorismo Agrícola - 300x100
Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 23ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 26ºC
  • 17ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled