Julgamento Casa Pia
 
 

"Cabala" fez tremer PS

Detenção de Pedroso e envolvimento de Ferro obrigaram a cerrar fileiras

Publicado

CARLA SOARES
 

O PS tremeu mas resistiu. Desde o momento em que Paulo Pedroso foi detido, em Maio de 2003, cerrou fileiras. Ferro Rodrigues, então secretário-geral, saiu em defesa do seu número dois mas também foi envolvido no processo. Ou na "cabala", como diria o PS.

A 15 de Outubro de 2003, Paulo Pedroso, ex-ministro e porta-voz socialista, regressava ao plenário, passados quase cinco meses após ter sido detido preventivamente, a 22 de Maio, e constituído arguido no âmbito do processo Casa Pia, indiciado pela prática de crimes de abuso sexual de menores.

O início dos trabalhos parlamentares ficou marcado pelo regresso do deputado, libertado a 8 de Outubro de 2003. E foi entusiasta a forma como os camaradas do Parlamento o acolheram. Mesmo que manter-se como deputado não fosse algo consensual.

Já a sua imediata disponibilidade para abdicar da imunidade parlamentar havia sido elogiada pelo secretariado nacional do PS.

União foi a palavra de ordem. Repetiram-se críticas à alegada "cabala" ou "tentativa de decapitar o PS". Quando Pedroso foi detido, o processo ganhou dimensão política. Ferro defendeu o porta--voz e denunciou o facto de ele próprio estar em vias de ser envolvido no processo. Falou de uma vontade de "atirar" o seu nome "para a lama", sugerindo a existência de "testemunhos forjados" e uma tentativa de "descredibilizar" a investigação. E manifestou vontade de ser ouvido.

Perante a prisão de Pedroso, o PS reuniu-se e, na voz de Manuel Alegre, respondeu positivamente ao apelo do secretário-geral. Já o líder parlamentar, António Costa, disse haver "fortes indícios" de que tudo foi "uma montagem".

Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
 
 
FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio
 
Julgamento Casa Pia
 
 
Últimas
 
 
A Saber
 
 
Cronologia
 


Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Siga-nos em   Google+





Guia Emprego JN


Guimarães home
destaque conselhoeditorial
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (45)
2 - FC Porto (40)
3 - Sp. Braga (37)
4 - Sporting (32)
5 - Marítimo (29)
6 - V. Guimarães (23)
7 - Olhanense (21)
8 - Académica (20)
9 - Gil Vicente (19)
10 - Nacional (19)
11 - Beira Mar (16)
12 - Rio Ave (15)
13 - Feirense (15)
14 - Paços Ferreira (15)
15 - U. Leiria (14)
16 - V. Setúbal (14)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • 12ºC
  • 1ºC
  • HOJE
  • 14ºC
  • 2ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled