O Porto no Mundo pela mão da arquitectura
02.05.2010
Manuel Correia Fernandes

Nicolau Nasoni, John Carr, Gustav Eiffel, Teófilo Seyrig, Barry Parker, Giovanni Muzzio, Marcello Piacentini, Robert Auzelle, Manuel Sollà-Morales ou Rem Koolhas são alguns dos mais notáveis arquitectos estrangeiros que, nos últimos dois séculos, deixaram a sua marca no Porto. Significa, isto, que o Porto foi, e ainda é, uma cidade que muitos causticam como provinciana nos comportamentos mas que, na realidade, se afirma tranquilamente cosmopolita nos seus actos, aberta ao Mundo e capaz de lidar com outras formas de pensar e de se pensar a si própria. Em muitos casos, as obras que realizou atingiram mesmo o sublime e foram já elevadas à rara categoria de "ícones" da cidade como acontece com a torre de Nasoni e a ponte de Eiffel. Como se sabe, Nasoni desenhou, em 1748, a belíssima Igreja dos Clérigos, cuja imponente torre é um dos símbolos maiores da cidade, e Eiffel projectou e dirigiu as obras da Ponte de D. Maria, entre 1876/1877. Trata-se, igualmente, de outro dos emblemas do Porto e, sem dúvida, de uma das mais belas e celebradas pontes do Mundo. Contudo, não muito longe, no espaço e no tempo, uma outra, a originalíssima e também monumental Ponte de Luís I (1886), é igualmente metálica mas de dois tabuleiros, é oriunda do traço de outro estrangeiro que foi o belga Teófilo Seyrig e identifica também a cidade.

Mas, a obra de estrangeiros (notáveis) na cidade, não fica por aqui. Com efeito, ainda no século XVIII e ao mesmo tempo que Nasoni concebia a igreja e a sua torre, outro estrangeiro, o inglês John Carr, era chamado a desenhar o monumental Hospital de Santo António (1779), implantado ali muito perto e, seguramente, um dos mais belos e notáveis edifícios que a cidade construiu. Depois, e já com a República implantada, as primeiras vereações republicanas da edilidade portuense lançam mãos à obra que se destinava a marcar a mudança política com a consequente e desejada modernização da cidade que se consubstanciava na abertura da Avenida dos Aliados, em substituição e prolongamento, para Norte, da sereníssima Praça Nova, onde hoje é Praça da Liberdade e onde se localizava, até então, a sede do Município. Para isso, e uma vez mais, a cidade chama um estrangeiro, o inglês Barry Parker, que projecta o novo centro cívico do Porto, ainda que a forma definitiva, e até mais arrojada e generosa, lhe venha a ser dada já por arquitectos portugueses como Marques da Silva e Correia da Silva.

Depois, já em tempo de Estado Novo (1930/40) e no âmbito das boas relações que o regime detinha com a Itália de Mussolini, são chamados a trabalhar em Portugal mais dois arquitectos estrangeiros: os italianos Giovanni Muzzio e Marcello Piacentini. Ocupam-se, então, dos planos de expansão da cidade, propondo novos traçados que rasgam a sua compacta e antiga malha urbana, dando novos horizontes à importante rede de lugares e edifícios monumentais que a estruturam. Ainda em tempo de ditadura, mas já nos anos 50 e 60, é, de novo, um estrangeiro, o urbanista francês Robert Auzelle, que vai assumir o encargo de elaborar o Plano Director da cidade (1963), segundo o qual o Porto finalmente se organiza até que um novo plano o irá substituir, já na década de 90. Então, mais dois arquitectos estrangeiros vão deixar na cidade a marca do seu cosmopolitismo. Um, é o catalão Solà-Moralles (1997) que irá dar corpo ao ambicioso projecto de ligação do Parque da Cidade ao mar, desenhando, para o efeito, e para além do Edifício Transparente, o esbelto viaduto que o ampara e o subtil passeio marítimo da Avenida de Montevideu que lhe dá sequência. O outro, é o arquitecto holandês Rem Koolhas que, por via do concurso internacional aberto pela "Porto 2001", vai projectar e construir a impressionante Casa da Música (1998), que constitui, já hoje, um dos mais impressivos sinais da modernidade da cidade que, com a obra de Siza - afinal, o mais "estrangeiro" dos arquitectos portugueses - coloca o Porto e Portugal nas rotas da arquitectura do Mundo.

ver todos os artigos do autor
 

Linklater filmou vida de jovem ao longo de 12 anos

VER VÍDEO




foto Arquivo

PT reabriu "call center" e garante apoio a vítimas de intoxicações

JN
A PT esclarece, em comunicado, que está a prestar todo o apoio aos trabalhadores do "call center" de Beja, afetados por três episódios de indisposições, e prometeu novas análises à qualidade do ar interior, e outros testes que se considerarem necessários.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 27-11-2014

Forte chuva interrompe jogo na Amoreira

O temporal que se abateu, esta noite, sobre o estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, principalmente a forte chuva que caiu durante o intervalo está a atrasar o regresso das equipas do balneário.

Detido suspeito de abusar sexualmente de criança durante 10 anos

A Polícia Judiciária comunicou esta quinta-feira a detenção de um homem de 42 anos suspeito de abusar sexualmente de uma criança, sua familiar, durante 10 anos, no Porto.

Carlos Silva defende "rápida clarificação" da prisão preventiva de Sócrates

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, disse, esta quinta-feira, que o caso que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates o entristece, considerando que se exige uma "rápida clarificação dos motivos" que levaram à sua...

Costa pede aos socialistas para respeitarem pedido de Sócrates

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta quinta-feira que os socialistas devem "respeitar o pedido" do ex-primeiro-ministro José Sócrates para que separem a política da Justiça e este possa exercer o seu direito...

Mário Soares confirma presença no Congresso do PS

O fundador do PS e ex-presidente da República Mário Soares confirmou, esta quinta-feira, que vai estar presente no congresso dos socialistas, este fim de semana, em Lisboa, rejeitando que este vá ser dominado pela detenção...

Estoril tradicional obrigado a vencer na Amoreira

José Couceiro, técnico do Estoril, escolheu um onze sem novidades para o embate, da noite desta quinta-feira, frente ao PSV Eindhoven, na Amoreira.

Despedimento na Controlinveste Conteúdos concluído

A Controlinveste Conteúdos já concluiu o processo de despedimento coletivo na empresa, que levou à saída de 134 pessoas, e continua focada no esforço de corte de custos.

Isabel dos Santos pede esta sexta-feira registo da OPA à PT

A Terra Peregrin vai entregar na sexta-feira o pedido de registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a PT SGPS e do projeto de prospeto ao supervisor CMVM.

Maioria dos frangos à venda no Reino Unido com bactéria que causa intoxicações

Cerca do 70% dos frangos frescos à venda no Reino Unidos estão contaminados com a bactéria "campylobacter", que provoca intoxicações alimentares, anunciou esta quinta-feira a agência de segurança alimentar britânica.

Inquérito

O caso Sócrates demonstrou que a Justiça funciona...

Bem
Mal

Dossiês

A detenção de Sócrates
A detenção de Sócrates
O caso BES
O caso BES
Português atual
Português atual

Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 

Futebol

Vídeos da Liga
1ª Liga
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (25)
2 - V. Guimarães (23)
3 - FC Porto (22)
4 - Belenenses (20)
5 - Sp. Braga (18)
6 - P. Ferreira (18)
7 - Rio Ave (17)
8 - Sporting (17)
9 - Moreirense (13)
10 - Marítimo (12)
11 - V. Setúbal (11)
12 - Estoril (10)
13 - Boavista (10)
14 - Académica (8)
15 - Nacional (8)
16 - Arouca (8)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (3)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 15ºC
  • 11ºC
  • HOJE
  • 14ºC
  • 8ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled