Saber não ouvir
16.08.2010
Oscar Mascarenhas

Devo ser dos poucos portugueses que não conseguem ter opinião peremptória sobre as causas e modos de combater os incêndios florestais. Esta minha hesitação vem desde que, há 27-anos-27, organizei e reportei, no 'Diário de Notícias', uma mesa-redonda com algumas das pessoas mais habilitadas sobre o assunto, e verifiquei que, desde então, poucas dúvidas e controvérsias foram superadas pelos especialistas e decisores.

Para dar um exemplo: quando então se falou na «limpeza das matas», alguém conhecedor explicou, branda e pedagogicamente, que é preciso muito cuidado e ciência, porque o subbosque é uma garantia de manutenção da humidade dos terrenos e da sobrevivência das árvores. Não se pode «limpar» a eito.

Limpar as matas exige conhecimentos, sabedoria. É, pois, uma tarefa muito mais adequada aos infatigáveis cérebros dos deputados do CDS do que aos semianalfabetos beneficiários do rendimento mínimo. Tal como acredito que estes, se fossem deputados, produziriam muito mais ideias para pôr outros a trabalhar sem paga do que os prodigiosos criativos de Paulo Portas.

Como jornalista, de incêndios, sei o que dizem o bom senso e os psicólogos que estudam o assunto, em matéria de divulgação de imagens: é preferível mostrar o que ficou queimado do que aquilo que está a arder, para não entusiasmar os doentes da piromania. E que não devem ser estimulados sentimentos de pânico, vingança e ódio cego entre as testemunhas dos fogos, evitando dar-lhes a palavra ao vivo e em directo, sem nos asseguramos do princípio deontológico de só entrevistar pessoas em condições de serenidade e responsabilidade.

Esta prudência tem a ver com as vítimas desesperadas, mas igualmente com os mirones e outros que fazem da mediatização o seu modo de vida. A prevenção de não ouvir nem dar voz estende-se, por exemplo, àquele presidente de câmara que defendeu, quiçá entontecido pela fumaça da floresta, que os incendiários deviam ser obrigados, como medida acessória da pena, a ajudar a apagar os incêndios. Não se sabe se o condenado deveria apagar o fogo que ateou - o que levaria o tribunal a interditar a acção dos bombeiros durante três a seis anos, para que o suspeito o fosse apagar, quando transitada a sentença em julgado - ou se de futuros incêndios, algo como reeducar uma raposa obrigando-a a guardar a fauna sobrevivente do galinheiro que depredou.

E quais as penas principais e acessórias para os assim-chamados responsáveis que fazem declarações incendiárias na vertigem do populismo mediático?

ver todos os artigos do autor
 



Bombeiros,acompanhados por elementos da GNR, removem o corpo do homem que estava desaparecido
foto PAULO CUNHA/LUSA

Encontrado corpo do homem desaparecido nas serras de Aire e Candeeiros

 
O homem desaparecido desde sábado à tarde nas serras de Aire e Candeeiros, no distrito de Leiria, foi encontrado esta segunda-feira, já cadáver, a 50 metros do próprio carro.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 04-08-2015

Benfica já regressou a Lisboa

A equipa do Benfica chegou a Lisboa, esta segunda-feira à noite, após duas semanas e meia em digressão de pré-época, fora do país. O avião que transportava a comitiva encarnada, oriunda do México, aterrou na Portela cerca...

Foto da filha de Whitney Houston morta vendida por 91 mil euros

Uma imagem do corpo da filha de Whitney Houston, captada durante o funeral, terá sido vendida a um órgão de comunicação social por cerca de 100 mil dólares (cerca de 91 mil euros).

Adeptos do Beira-Mar promovem piquenique no antigo estádio

Adeptos do Beira-Mar vão promover, no próximo domingo, um piquenique no Estádio Mário Duarte, em Aveiro, no âmbito das ações que visam dotar de melhores condições o recinto, velha casa do emblema beiramarense.

Estados da UE sem meios suficientes para patrulhar Mediterrâneo

A agência europeia de controlo fronteiras (Frontex) vai ter de contratar empresas privadas para participarem nas patrulhas no Mediterrâneo, porque os Estados membros não disponibilizam meios suficientes para a missão.

Inquérito

Quem vai vencer a Supertaça?

Benfica
Sporting

Dossiês

Regata Barcos Rabelo
Regata Barcos Rabelo
A detenção de Sócrates
A detenção de Sócrates
Português atual
Português atual

Emirates Microsite 15destinos destaque JN
Praia a Praia TSF - Destaque JN
PEPE Fazemos Bem - JN Destaque300x100 (Bial)
 

Serviços


25º 13º
HOJE, 04 de Agosto

Amanhã23º |15º
Quinta22º |14º
Sexta22º |14º
Sábado27º |17º

 



Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled