JN

A geração nem-nem

Publicado

 

Os sociólogos espanhóis chamam-lhe, com rigor e acutilância, a "geração nem-nem". Quem a compõe? Pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos que não têm qualquer ocupação: nem trabalham, nem estudam. Quantos são em Portugal? No terceiro trimestre de 2010 eram 314 mil, segundo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se do valor mais alto dos últimos anos. Desde 2007, este batalhão aumentou em cerca de 30 mil!

Há, seguramente, uma miríade de explicações para este fenómeno que emcaminha pessoas para lugar nenhum. Se fosse possível, a análise caso a caso mostraria, com toda a certeza, que, no meio destes 300 mil indivíduos, coabitam preguiçosos e trabalhadores, gente que faz de tudo para ganhar a vida e gente que prefere a modorra dos dias e o guarda- -chuva dos apoios sociais, pessoas que se refugiam na degradação dos salários e do mercado laboral para justificaram a apatia e a indolência e pessoas que, apesar disso tudo e de muito mais, levantam a cabeça e, seguras do seu mérito, não abandonam a batalha...

Verdade que esta realidade não é um exclusivo português. Verdade que há imensos exemplos de pessoas dentro desta faixa etária que, com arte, engenho e suor, conseguiram escapar a esta miserável estatística. Verdade que, hoje, os jovens estão mais preparados para fugirem, se quiserem, aos apelos do facilitismo. Mas é verdade também que as condições em que o país vive - e viverá durante muitos anos, se o juízo assomar à cabeça dos nossos líderes políticos, empresariais e sindicais - não auguram nada de bom.

Os empregos não brotarão. O mercado laboral não aguentará a rigidez que hoje mantém. O acesso aos serviços de saúde e à educação deixará de ser tão descaradamente fácil, para alguns. Os subsídios e apoios sociais tenderão a diminuir. Ou seja: o Estado, exaurido como está, tem que se reinventar - e não se reinventará mantendo- -se como inesgotável fonte de ajudas para os que mais precisam e para os que, precisando, podem lutar mais para deixar de precisar.

De modo que a "geração nem-nem" tenderá a engrossar a estatística. A menos que, em bom português, faça pela vida. O primeiro e inescapável facto a ter em conta é este: a breve prazo, o Estado não os poderá sustentar.

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

De piloto da F1 a dono de equipa

VER VÍDEO




Escalou montanha de tanga para pagar aposta no Brasil
Um adepto de futebol subiu a maior montanha do País de Gales usando apenas uma tanga depois ter perdido uma aposta sobre...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 

Ana Cláudia tem 13 anos e fugiu de casa por amor há 11 dias

SANDRA NUNES
Ana Cláudia Ferreira, uma adolescente de 13 anos, desapareceu há 11 dias de Vila do Conde. A família está desesperada à sua procura e suspeita que a jovem terá fugido de casa por amor.

   
 
Mais Notícias

Constitucional anula decisão doTribunal Central de Instrução Criminal contra Oliveira Costa

O Tribunal Constitucional anulou a decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal de não aceitar recurso interposto por José Oliveira Costa, no âmbito de processo em que o ex-presidente do BPN foi acusado do crime de falsificação de documentos.

Fogo em Pinhel foi dominado

O incêndio que deflagrou, esta quinta-feira à tarde, no concelho de Pinhel, distrito da Guarda, foi dominado pelas 20 horas, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Pires de Lima considera que problemas do BES são "uma adversidade"

O ministro da Economia, António Pires de Lima, assumiu, esta quinta-feira, que os problemas do BES são uma "adversidade" para a economia, mas insistiu que estão a ser vencidos desafios como o do crescimento económico e redução do desemprego.

Dier no Tottenham por cinco milhões de euros

Luís Antunes
O Sporting confirmou, ao princípio da noite desta quinta-feira, a venda de Eric Dier ao Tottenham por cinco milhões de euros.

Constitucional decide cortes salariaias a 14 de agosto

O Tribunal Constitucional informou esta quinta-feira que se irá pronunciar no dia 14 de agosto sobre os pedidos de fiscalização preventiva dos diplomas relativos à nova fórmula dos cortes salariais e à contribuição de sustentabilidade.

Responsável da ONU diz que civis de Gaza "estão à beira do precipício"

O responsável da ONU para a ajuda aos refugiados palestinianos alertou, esta quinta-feira, perante o Conselho de Segurança que a população palestiniana da Faixa de Gaza "está à beira do precipício", quando se intensifica o ataque militar israelita iniciado em 8 de julho.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



BT Edições Multimédia
Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Cofidis Agosto - JN 300x100 (01-08 Agosto)
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 22ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 20ºC
  • 15ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled