JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

A geração nem-nem

Publicado

 

Os sociólogos espanhóis chamam-lhe, com rigor e acutilância, a "geração nem-nem". Quem a compõe? Pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos que não têm qualquer ocupação: nem trabalham, nem estudam. Quantos são em Portugal? No terceiro trimestre de 2010 eram 314 mil, segundo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se do valor mais alto dos últimos anos. Desde 2007, este batalhão aumentou em cerca de 30 mil!

Há, seguramente, uma miríade de explicações para este fenómeno que emcaminha pessoas para lugar nenhum. Se fosse possível, a análise caso a caso mostraria, com toda a certeza, que, no meio destes 300 mil indivíduos, coabitam preguiçosos e trabalhadores, gente que faz de tudo para ganhar a vida e gente que prefere a modorra dos dias e o guarda- -chuva dos apoios sociais, pessoas que se refugiam na degradação dos salários e do mercado laboral para justificaram a apatia e a indolência e pessoas que, apesar disso tudo e de muito mais, levantam a cabeça e, seguras do seu mérito, não abandonam a batalha...

Verdade que esta realidade não é um exclusivo português. Verdade que há imensos exemplos de pessoas dentro desta faixa etária que, com arte, engenho e suor, conseguiram escapar a esta miserável estatística. Verdade que, hoje, os jovens estão mais preparados para fugirem, se quiserem, aos apelos do facilitismo. Mas é verdade também que as condições em que o país vive - e viverá durante muitos anos, se o juízo assomar à cabeça dos nossos líderes políticos, empresariais e sindicais - não auguram nada de bom.

Os empregos não brotarão. O mercado laboral não aguentará a rigidez que hoje mantém. O acesso aos serviços de saúde e à educação deixará de ser tão descaradamente fácil, para alguns. Os subsídios e apoios sociais tenderão a diminuir. Ou seja: o Estado, exaurido como está, tem que se reinventar - e não se reinventará mantendo- -se como inesgotável fonte de ajudas para os que mais precisam e para os que, precisando, podem lutar mais para deixar de precisar.

De modo que a "geração nem-nem" tenderá a engrossar a estatística. A menos que, em bom português, faça pela vida. O primeiro e inescapável facto a ter em conta é este: a breve prazo, o Estado não os poderá sustentar.

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

Chvrches, Seasick Steve e Mac DeMarco no segundo dia de Coura

VER VÍDEO




Quando o desafio do balde de água gelada não corre bem
Os vídeos de participantes anónimos no desafio do balde de água gelada em prol da investigação da esclerose lateral amiotrófica...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto João Manuel Ribeiro/Global Imagens

Quatro "base-jumpers" saltaram dos 92 metros do "Isqueiro da Maia"

Quatro paraquedistas passaram a manhã desta sexta-feira a realizar saltos de "base-jump" da Torre do Lidador, popularmente conhecida como o "isqueiro da Maia", de 92 metros de altura, para promover um campeonato internacional da modalidade a realizar em setembro.

   
 
Mais Notícias

Dois internados em Espanha não têm vírus ébola

Os dois homens internados em isolamento em Zaragoza e Barcelona, Espanha, não estão infetados com o vírus Ébola, segundo as análises feitas no Instituto de Saúde Carlos III, em Madrid.

ONU alerta para risco de massacre na cidade iraquiana de Amerli

As Nações Unidas alertaram, este sábado, para o risco de "um massacre" na cidade turcomana de Amerli (160 quilómetros a norte de Bagdad) sitiada pelos 'jihadistas', enquanto o primeiro-ministro iraquiano pediu para ajudarem a localidade.

Carris registou mais de 1600 roubos no ano passado

Os autocarros e os elétricos da Carris registaram mais de 1600 furtos por carteiristas em 2013, sendo os transportes públicos de Lisboa com mais ocorrências deste tipo, seguidos do metro e dos comboios da CP, segundo um relatório policial.

Morreu Peres Bandeira, antigo treinador adjunto e "olheiro" do Benfica

Peres Bandeira, antigo treinador adjunto do Benfica e membro do departamento de prospeção dos "encarnados", faleceu este sábado, aos 85 anos, informou o clube da Luz na sua página oficial na Internet.

Paulo Portas lidera missão portuguesa na Feira Internacional de Maputo

O vice-primeiro-ministro chega este sábado à noite a Moçambique para liderar a missão portuguesa na Feira Internacional de Maputo (Facim) e encontros com as autoridades moçambicanas.

Merche Romero: "Sou bruta mas frágil no coração"

Ana Lúcia Sousa
A apresentadora de televisão Merche Romero conta que está numa nova fase da sua vida e diz que "solteira ou casada, não é fácil ser mãe".


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100
BT Edições Multimédia

Cofidis Agosto - JN 300x100 (09-24 Agosto)
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - V. Guimarães (6)
2 - Sp. Braga (3)
3 - Belenenses (3)
4 - Benfica (3)
5 - FC Porto (3)
6 - Rio Ave (3)
7 - Moreirense (3)
8 - Académica (1)
9 - Arouca (1)
10 - Estoril (1)
11 - Sporting (1)
12 - Nacional (0)
13 - Gil Vicente (0)
14 - Marítimo (0)
15 - P. Ferreira (0)
16 - V. Setúbal (0)
17 - Boavista (0)
18 - Penafiel (0)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 19ºC
  • 13ºC
  • HOJE
  • 23ºC
  • 14ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled