JN

Passos e o suco da papoila

Publicado

 

A notícia de que "o sector exportador já ultrapassou a crise", aguardando "pacientemente" que o resto da economia lhe siga o passo, padece do mesmo problema da notícia que dava como certa a morte do escritor e humorista Mark Twain: é "manifestamente exagerada". Quem divulgou a notícia? O primeiro-ministro de Portugal, ontem, dia 27 de fevereiro de 2012.

Pedro Passos Coelho tem companhia. E da boa - também o compatriota Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, considerou, ontem, "impressionante" (sic) "o que estão a fazer em Portugal em termos de aumento das exportações e descoberta de novos mercados". O anúncio do fim da crise, sabemo-lo por descuidos de anteriores ministros, é o ópio dos governantes: o suco extraído de certas papoilas é uma boa ajuda para momentos angustiantes. Mas pode causar entorpecimento e alucinação...

É verdade que o sector exportador tem mostrado, nesta como noutras crises, uma enorme resiliência, fruto da capacidade das empresas, dos empresários e dos trabalhadores em se adaptarem rápido às circunstâncias, procurando mercados lá fora que substituam a ausência de compradores cá dentro. O calçado como sector e o Norte como região são disso excelentes exemplos. O calçado aumentou em 16% as vendas para o exterior em 2001, quando comparadas com o ano anterior. E o Norte, dizem-no cada vez mais economistas, tem feito o trabalho de casa para conseguir levantar mais cedo a cabeça.

Não obstantes estes factos, há outros para os quais não podemos deixar de olhar.

Facto um. Quando divulgou, na semana passada, as previsões para o andamento da economia portuguesa, a Comissão Europeia (sim, a mesma cujo presidente é Durão Barroso...) notou que o crescimento das exportações "desacelerou apreciavelmente em dezembro, em linha com o ambiente económico em deterioração na Europa". Mais: a Comissão espera que as exportações "continuem a sofrer de uma nova desaceleração na procura externa de produtos portugueses no primeiro semestre" de 2012.

Facto dois. Dados do Instituto Nacional de Estatística: comparados dezembro de 2010 com dezembro de 2011, as exportações deram um trambolhão de 15,4 por cento, sobretudo no comércio com o resto da Europa (a nossa principal cliente, com a periclitante Espanha em destaque), mas também no extracomunitário (menos 6,4 por cento).

Perante isto, "poderíamos ser inclinados a dizer que o nosso sector exportador já ultrapassou a crise e aguarda pacientemente o resto da nossa economia", como deseja Passos Coelho? Poder podíamos, mas não devíamos. Falta muito para chegarmos à outra margem (às empresas falta crédito, por exemplo). É melhor irmos devagarinho a darmos passos maiores do que a perna - costumam correr mal...

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

"Thrillers" de cortar o fôlego

VER VÍDEO




Estátua com seios grandes causa polémica
Os seios da estátua da mulher do ex-presidente Gheorghe Tatarescu estão a causar polémica na Roménia. O Ministério da Cultura...

O Benfica chega à final da Liga Europa?  info

Sim
Não
 

 
foto Adelino Meireles / Global Imagens

12 mil pessoas vão encher Coimbra de cor na Color Run

A organização da Color Run espera ter 12 mil participantes no evento que se realiza em Coimbra, no sábado, por volta das 16 horas, procurando com a corrida "estimular hábitos saudáveis".

   
 
Mais Notícias

Forças ucranianas "libertaram" cidade tomada por pró-russos

Forças ucranianas "libertaram", esta quarta-feira, a cidade de Sviatoguirsk, tomada por separatistas pró-russos há vários dias, anunciou o Ministério do Interior ucraniano num comunicado citado pela agência France Presse.

Profissionais das escolas devem ter formação em suporte básico de vida

A maioria dos profissionais de educação das escolas deve ter formação em suporte básico de vida, sugere o Programa Nacional de Saúde Escolar - 2014, colocado em discussão pública, esta quarta-feira.

Facebook lidera os "logins" em serviços online

O Facebook é a rede social mais usada para criar contas em serviços online, revelam dados divulgados pela empre norte-americana Gigya. O segundo lugar pertence ao Google+.

Passos afirma que Governo poupou "muitos submarinos" aos portugueses

O primeiro-ministro afirmou, esta quarta-feira, que o Governo poupou aos portugueses o equivalente a "muitos submarinos" com a redução de despesa pública através do cancelamento de contratos e conseguiu uma "evolução significativa" dos consumos intermédios.

Défice até março fica abaixo da meta trimestral do resgate

O défice das administrações públicas foi de 825 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, de acordo com o Governo, o que significa que foi cumprido o limite trimestral para o défice orçamental definido no programa de resgate.

Jogo do título custa ao Benfica 16 mil euros em multas

O Benfica vai ter que pagar cerca de 16 mil euros em multas na sequência do jogo frente ao Olhanense, no qual se sagrou campeão nacional, revelou o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

40 anos do 25 de Abril
40 anos do 25 de Abril

/Dossies/dossie.aspx?dossier=40 anos da revolução de abril

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais

Roller Derby: Guerreiras sobre patins

Roller Derby: Guerreiras sobre patins

Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente UVA D'OURO 2014
Empreendedorismo
Amazing Romance in Thailand - JN Destaque (Participação)
fbem gif

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 


Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (73)
2 - Sporting (66)
3 - FC Porto (58)
4 - Estoril (50)
5 - Nacional (44)
6 - Marítimo (37)
7 - Sp. Braga (36)
8 - V. Setúbal (35)
9 - Académica (33)
10 - V. Guimarães (31)
11 - Rio Ave (31)
12 - Arouca (28)
13 - Gil Vicente (28)
14 - Belenenses (24)
15 - P. Ferreira (23)
16 - Olhanense (21)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 16ºC
  • 9ºC
  • HOJE
  • 14ºC
  • 8ºC
  • AMANHÃ

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled