JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

Passos e o suco da papoila

Publicado

 

A notícia de que "o sector exportador já ultrapassou a crise", aguardando "pacientemente" que o resto da economia lhe siga o passo, padece do mesmo problema da notícia que dava como certa a morte do escritor e humorista Mark Twain: é "manifestamente exagerada". Quem divulgou a notícia? O primeiro-ministro de Portugal, ontem, dia 27 de fevereiro de 2012.

Pedro Passos Coelho tem companhia. E da boa - também o compatriota Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, considerou, ontem, "impressionante" (sic) "o que estão a fazer em Portugal em termos de aumento das exportações e descoberta de novos mercados". O anúncio do fim da crise, sabemo-lo por descuidos de anteriores ministros, é o ópio dos governantes: o suco extraído de certas papoilas é uma boa ajuda para momentos angustiantes. Mas pode causar entorpecimento e alucinação...

É verdade que o sector exportador tem mostrado, nesta como noutras crises, uma enorme resiliência, fruto da capacidade das empresas, dos empresários e dos trabalhadores em se adaptarem rápido às circunstâncias, procurando mercados lá fora que substituam a ausência de compradores cá dentro. O calçado como sector e o Norte como região são disso excelentes exemplos. O calçado aumentou em 16% as vendas para o exterior em 2001, quando comparadas com o ano anterior. E o Norte, dizem-no cada vez mais economistas, tem feito o trabalho de casa para conseguir levantar mais cedo a cabeça.

Não obstantes estes factos, há outros para os quais não podemos deixar de olhar.

Facto um. Quando divulgou, na semana passada, as previsões para o andamento da economia portuguesa, a Comissão Europeia (sim, a mesma cujo presidente é Durão Barroso...) notou que o crescimento das exportações "desacelerou apreciavelmente em dezembro, em linha com o ambiente económico em deterioração na Europa". Mais: a Comissão espera que as exportações "continuem a sofrer de uma nova desaceleração na procura externa de produtos portugueses no primeiro semestre" de 2012.

Facto dois. Dados do Instituto Nacional de Estatística: comparados dezembro de 2010 com dezembro de 2011, as exportações deram um trambolhão de 15,4 por cento, sobretudo no comércio com o resto da Europa (a nossa principal cliente, com a periclitante Espanha em destaque), mas também no extracomunitário (menos 6,4 por cento).

Perante isto, "poderíamos ser inclinados a dizer que o nosso sector exportador já ultrapassou a crise e aguarda pacientemente o resto da nossa economia", como deseja Passos Coelho? Poder podíamos, mas não devíamos. Falta muito para chegarmos à outra margem (às empresas falta crédito, por exemplo). É melhor irmos devagarinho a darmos passos maiores do que a perna - costumam correr mal...

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Trio usa carro para arrombar ourivesaria em Penafiel

VER VÍDEO




Jornal noticia suicídio de cão
"Adeus, mundo cruel", terá ladrado um canídeo antes de se lançar da janela de um prédio, junto à Conservatória do Registo...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto Júlio Lobo Pimentel / Global Imagens

Incidente com passageiro interrompeu linha do Metro de Lisboa

A circulação na linha vermelha do Metropolitano de Lisboa esteve interrompida, entre as 10.38 horas e as 11.58 horas, devido a um incidente com um passageiro, disse fonte da empresa.

   
 
Mais Notícias

Maioria PSD/CDS-PP aprova reposição de cortes salariais na função pública

A maioria PSD/CDS-PP aprovou, esta terça-feira, no parlamento a reposição dos cortes salariais aos trabalhadores da função pública com vencimentos acima dos 1500 euros por mês.

Família de doente critica demora em hospital de Coimbra

A família de uma mulher de 75 anos, que fraturou o colo do fémur, acusou o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra de demorar mais de uma semana para operar a doente, situação rejeitada pela administração hospitalar.

PJ de Vila Real eleva para 11 o número de detidos por fogo posto este ano

A Polícia Judiciária de Vila Real anunciou, esta terça-feira, a detenção de um trabalhador agrícola suspeito de atear dois fogos em Arcossó, Chaves, elevando para 11 os suspeitos detidos nesta área pelo crime de incêndio florestal.

New Order na Mute Records

JN
Os New Order assinaram com a editora Mute Records, passando a banda inglesa a fazer parte do catálogo de uma das mais importantes editoras independentes britânicas. O próximo álbum será, portanto, já lançado pela estrutura de Daniel Miller.

Ataque à bomba mata 11 polícias no Egito

Onze polícias egípcios morreram, esta terça-feira, após a explosão de uma bomba colocada na estrada ter atingido o veículo blindado onde seguiam, na península de Sinai.

Galamba envolve Costa em "pagamentos a militantes em massa" na mesma morada

António Galamba, candidato à Federação da Área Urbana de Lisboa do PS, envolveu o candidato às primárias socialistas António Costa em acusações de "pagamentos a militantes em massa inscritos na mesma morada" naquela estrutura.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100
BT Edições Multimédia
Cofidis 300x100 01 a 30 Setembro

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Rio Ave (9)
2 - V. Guimarães (9)
3 - FC Porto (9)
4 - Sp. Braga (7)
5 - Benfica (7)
6 - Belenenses (6)
7 - Marítimo (6)
8 - Sporting (5)
9 - V. Setúbal (4)
10 - Moreirense (4)
11 - Nacional (3)
12 - P. Ferreira (3)
13 - Académica (2)
14 - Arouca (1)
15 - Estoril (1)
16 - Gil Vicente (0)
17 - Penafiel (0)
18 - Boavista (0)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 23ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 21ºC
  • 16ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled