JN

Passos e o suco da papoila

Publicado

 

A notícia de que "o sector exportador já ultrapassou a crise", aguardando "pacientemente" que o resto da economia lhe siga o passo, padece do mesmo problema da notícia que dava como certa a morte do escritor e humorista Mark Twain: é "manifestamente exagerada". Quem divulgou a notícia? O primeiro-ministro de Portugal, ontem, dia 27 de fevereiro de 2012.

Pedro Passos Coelho tem companhia. E da boa - também o compatriota Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, considerou, ontem, "impressionante" (sic) "o que estão a fazer em Portugal em termos de aumento das exportações e descoberta de novos mercados". O anúncio do fim da crise, sabemo-lo por descuidos de anteriores ministros, é o ópio dos governantes: o suco extraído de certas papoilas é uma boa ajuda para momentos angustiantes. Mas pode causar entorpecimento e alucinação...

É verdade que o sector exportador tem mostrado, nesta como noutras crises, uma enorme resiliência, fruto da capacidade das empresas, dos empresários e dos trabalhadores em se adaptarem rápido às circunstâncias, procurando mercados lá fora que substituam a ausência de compradores cá dentro. O calçado como sector e o Norte como região são disso excelentes exemplos. O calçado aumentou em 16% as vendas para o exterior em 2001, quando comparadas com o ano anterior. E o Norte, dizem-no cada vez mais economistas, tem feito o trabalho de casa para conseguir levantar mais cedo a cabeça.

Não obstantes estes factos, há outros para os quais não podemos deixar de olhar.

Facto um. Quando divulgou, na semana passada, as previsões para o andamento da economia portuguesa, a Comissão Europeia (sim, a mesma cujo presidente é Durão Barroso...) notou que o crescimento das exportações "desacelerou apreciavelmente em dezembro, em linha com o ambiente económico em deterioração na Europa". Mais: a Comissão espera que as exportações "continuem a sofrer de uma nova desaceleração na procura externa de produtos portugueses no primeiro semestre" de 2012.

Facto dois. Dados do Instituto Nacional de Estatística: comparados dezembro de 2010 com dezembro de 2011, as exportações deram um trambolhão de 15,4 por cento, sobretudo no comércio com o resto da Europa (a nossa principal cliente, com a periclitante Espanha em destaque), mas também no extracomunitário (menos 6,4 por cento).

Perante isto, "poderíamos ser inclinados a dizer que o nosso sector exportador já ultrapassou a crise e aguarda pacientemente o resto da nossa economia", como deseja Passos Coelho? Poder podíamos, mas não devíamos. Falta muito para chegarmos à outra margem (às empresas falta crédito, por exemplo). É melhor irmos devagarinho a darmos passos maiores do que a perna - costumam correr mal...

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

Viagem única para combater a esclerose múltipla

VER VÍDEO




Responsáveis de estádio na China pintam pista de atletismo retangular
Os responsáveis de um recinto desportivo do distrito chinês de Tonghe, no nordeste do país, pintaram uma pista de atletismo...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto DR

Criança sofre queimaduras graves quando preparava fondue

Sandra Ferreira
Uma criança de 13 anos, residente em Pesseguido, Santa Comba Dão, sofreu ao princípio da noite desta terça-feira queimaduras graves na cara, no pescoço e nos braços, quando se preparava para comer fondue.

   
 
Mais Notícias

Cobrança de direitos de autor em suportes digitais "é um avanço tardio"

A Sociedade Portuguesa de Autores considera que o anteprojeto de Lei do Governo, que vai aplicar uma taxa aos dispositivos que façam gravação de ficheiros, "é um avanço que peca por tardio".

PJ apreende mais de cinco quilos de cocaína no aeroporto de Lisboa

Um homem e uma mulher foram detidos no aeroporto de Lisboa, na posse de 1,082 e 4,650 quilogramas de cocaína, respetivamente, tendo ambos ficado em prisão preventiva por tráfico de droga, após interrogatório judicial.

Epidemia do Ébola está descontrolada e ameaça estender-se

O diretor de operações da organização Médicos Sem Fronteiras, Bart Janssens, avisou, esta quarta-feira, numa entrevista publicada no jornal Libre Belgique, que a epidemia de Ébola na África ocidental está a agravar-se e pode atingir outros países.

OFM-Quinta da Lixa vai participar na Volta a Portugal

A OFM-Quinta da Lixa vai alinhar na 76.ª Volta a Portugal em bicicleta, depois da União Ciclista Internacional ter confirmado, esta quarta-feira, na sua página oficial a inscrição de Jesus Rosendo como o novo diretor desportivo.

Governo e sindicatos da função pública reunidos para discutir suplementos

O Governo e as três estruturas sindicais da função pública reúnem-se, esta quarta-feira, no Ministério das Finanças, em Lisboa, para discutir a tabela única de suplementos.

Mergulhadores da Marinha já chegaram ao barco de pesca parado em Sagres

Uma equipa de mergulhadores da Marinha está a avaliar a situação da embarcação de pesca que ficou retida na terça-feira perto do Cabo de S. Vicente, em Sagres, tendo verificado que os tripulantes estão bem.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



BT Edições Multimédia
Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Cofidis 300x100 27-31 julho
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 28ºC
  • 18ºC
  • HOJE
  • 22ºC
  • 17ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled