JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

Educação para a delação

Publicado

 

Mais tarde ou mais cedo tinha que acontecer algo assim. Conta o "Público" que uma escola do 1.oº Ciclo pôs alunos (crianças entre os 6 e os 10 anos) a fazer patrulhas durante as horas de recreio, com instruções, acusam os pais dos alunos de uma turma do 4.oº ano, como "tomar nota do nome dos colegas que apresentam comportamentos inadequados", nomes depois "colocados em local público para que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos mesmos". E, pelo andar que as coisas levam em Portugal, ainda vamos no princípio...

Fardadas com uma "t-shirt" com a inscrição "PSP", significando "Patrulha de Segurança do Pontal", as crianças da escola do Pontal (Portimão), duas por turma, são enquadradas por graduados, digo, professores, devendo efectuar "rondas no recinto escolar nos horários críticos da escola, valorizando sempre o diálogo".

Os pais contestatários pensam antiquadamente que "as crianças têm como principal função aprender, tendo direito a um intervalo para brincar; não têm de 'espiar' os colegas". Presume-se que a maioria, ciente da sociedade de novo tipo hoje em construção, veja na educação para a delação dos seus rebentos apenas a preparação destes para um paisano futuro profissional brilhante a denunciar colegas de trabalho ou, se fardado, a espancar manifestantes e jornalistas "valorizando sempre o diálogo".

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Um Sonho Certo - Uma História do Algarve

VER VÍDEO




Câmara no sutiã revela olhares indiscretos
Homens, mulheres, crianças e até um cão. Todos foram apanhados a olhar para o peito de mulher, num vídeo da Nestlé de alerta...

Fernando Santos é a melhor opção para a seleção nacional?

Sim
Não
 

Opinião


 

Nova loja de bricolage atraiu centenas de pessoas a Canidelo

CARLA SOFIA LUZ
O Fojo já é um nó difícil de desatar para a maioria dos automobilistas que por lá passa. Ontem, a paciência teve de ser redobrada. A abertura da loja de bricolage BricoDepôt, e do restaurante McDonald"s no terreno da antiga fábrica de cerâmica do Fojo, em Canidelo (Gaia), gerou confusão no trânsito sem paralelo, atraindo centenas de curiosos e de clientes.

   
 
Mais Notícias

Reconversão do navio Atlântida começa segunda-feira

Os trabalhos de preparação da reconversão do ferryboat Atlântida em navio de cruzeiro de luxo começam na segunda-feira nos estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo.

Defesa diz que Radovan Karadzic não teve conhecimento do massacre de Srebrenica

A defesa do ex-líder dos sérvios da Bósnia afirmou, esta quinta-feira, que Radovan Karadzic não teve conhecimento do massacre de Srebrenica, em julho de 1995, no seu julgamento no Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia.

Dois detidos por uso abusivo de fundos na campanha para reeleição de Sarkozy

Dois antigos dirigentes da União por um Movimento Popular foram detidos, esta quinta-feira, no âmbito da investigação por utilização abusiva de fundos na campanha eleitoral para a reeleição, em 2012, de Nicolas Sarkozy como Presidente de França.

Divorciados recasados portugueses duvidam que sínodo mude a sua situação na Igreja

Divorciados e recasados portugueses duvidam que o sínodo dos bispos, que domingo começa no Vaticano, traga mudanças sobre a sua situação perante a Igreja Católica, considerando que foram criadas "expectativas excessivas" que podem resultar numa grande desilusão.

Ciclista da Astana suspenso provisoriamente por doping

Maxim Iglinskiy foi suspenso provisoriamente depois de ter sido acusado formalmente pela União Ciclista Internacional (UCI) de recurso à substância dopante eritropoietina (EPO), anunciou a equipa do ciclista cazaque, a Astana.

Língua portuguesa é a quinta mais usada pelos cibernautas

A língua portuguesa é a quinta mais usada pelos cibernautas de todo o mundo, embora represente apenas 4,3% dos utilizadores de Internet, divulgou, esta quinta-feira, a empresa de estatísticas Internet World Stats.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



Empresas na Caixa 300x100 JN
BT Edições Multimédia

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (16)
2 - FC Porto (12)
3 - Marítimo (12)
4 - Sp. Braga (11)
5 - V. Guimarães (11)
6 - Rio Ave (10)
7 - Sporting (10)
8 - Belenenses (10)
9 - P. Ferreira (8)
10 - Arouca (7)
11 - V. Setúbal (7)
12 - Boavista (7)
13 - Académica (6)
14 - Moreirense (6)
15 - Estoril (5)
16 - Nacional (4)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (1)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 26ºC
  • 16ºC
  • HOJE
  • 26ºC
  • 16ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled