JN

Educação para a delação

Publicado

 

Mais tarde ou mais cedo tinha que acontecer algo assim. Conta o "Público" que uma escola do 1.oº Ciclo pôs alunos (crianças entre os 6 e os 10 anos) a fazer patrulhas durante as horas de recreio, com instruções, acusam os pais dos alunos de uma turma do 4.oº ano, como "tomar nota do nome dos colegas que apresentam comportamentos inadequados", nomes depois "colocados em local público para que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos mesmos". E, pelo andar que as coisas levam em Portugal, ainda vamos no princípio...

Fardadas com uma "t-shirt" com a inscrição "PSP", significando "Patrulha de Segurança do Pontal", as crianças da escola do Pontal (Portimão), duas por turma, são enquadradas por graduados, digo, professores, devendo efectuar "rondas no recinto escolar nos horários críticos da escola, valorizando sempre o diálogo".

Os pais contestatários pensam antiquadamente que "as crianças têm como principal função aprender, tendo direito a um intervalo para brincar; não têm de 'espiar' os colegas". Presume-se que a maioria, ciente da sociedade de novo tipo hoje em construção, veja na educação para a delação dos seus rebentos apenas a preparação destes para um paisano futuro profissional brilhante a denunciar colegas de trabalho ou, se fardado, a espancar manifestantes e jornalistas "valorizando sempre o diálogo".

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Festival de música contemplativa no Porto

VER VÍDEO




Homem escapa por um triz a ser colhido por comboio
Um idoso escapou, por um triz, a ser trucidado por um comboio, ao atravessar uma passagem de nível cujas cancelas estavam...

O Benfica chega à final da Liga Europa?  info

Sim
Não
 

 
foto Arquivo

Português, espanhóis e gregos na corrida a ferry rejeitado pelo Açores

LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA
Uma empresa de Mário Ferreira, dono da Douro Azul, um grupo espanhol e outro grego são os concorrentes à compra do ferryboat Atlântida, embarcação construída pelos estaleiros de Viana que viria a ser rejeitada pelos Açores.

   
 
Mais Notícias

Deco acusa casas de penhores de usar lei revogada e cobrar juros indevidos

As casas de penhores estão a atuar com base numa lei de 1929 que foi revogada, mas que remetia a definição dos juros para uma portaria nunca publicada, cobrando taxas anuais de 36%, denunciou hoje a Deco.

Edifício de multibanco assaltado em Sintra vai ser demolido

O edifício onde estava instalada a caixa multibanco junto à Estrada Nacional 247, em Odrinhas (Sintra), vai ser demolido devido aos danos provocados pela explosão no assalto na madrugada, disse fonte da junta de freguesia.

Colado à TV com Sá Carneiro

Pedro Olavo Simões
Quase todo o dia 25 de abril de 1974 de Artur Santos Silva, hoje presidente do BPI e da Fundação Calouste Gulbenkian, foi passado em casa de Francisco Sá Carneiro. Portuenses, amigos e vizinhos, acompanharam tudo pela televisão e, ainda, em contacto telefónico com Francisco Pinto Balsemão e Marcelo Rebelo de Sousa, no "Expresso".

Platini duvida que PSG respeite as regras do "fair-play financeiro" da UEFA

O presidente da UEFA, o francês Michel Platini, afirmou, esta quinta-feira, que tem dúvidas sobre se o Paris Saint-Germain respeita as regras do "fair-play" financeiro", que proíbem os clubes de futebol de gastar mais do que recebem.

Santuário de Fátima vai requalificar altar do recinto

O Santuário de Fátima vai requalificar o altar do recinto de oração, provisório desde 1982, quando o papa João Paulo II visitou, pela primeira vez, o maior templo mariano do país, disse à agência Lusa o seu administrador.

Mais de quatro milhões de pessoas estão sem água potável em Bogotá

Mais de quatro milhões de habitantes da capital da Colômbia estão privados, esta quinta-feira, do serviço de água potável devido a um problema nas comportas de uma barragem que abastece a capital, informou o presidente da câmara, Gustavo Petro.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

40 anos do 25 de Abril
40 anos do 25 de Abril

/Dossies/dossie.aspx?dossier=40 anos da revolução de abril


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais

Roller Derby: Guerreiras sobre patins

Roller Derby: Guerreiras sobre patins

Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente UVA D'OURO 2014
Empreendedorismo
Amazing Romance in Thailand - JN Destaque (Participação)
fbem gif

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 


Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (73)
2 - Sporting (66)
3 - FC Porto (58)
4 - Estoril (50)
5 - Nacional (44)
6 - Marítimo (37)
7 - Sp. Braga (36)
8 - V. Setúbal (35)
9 - Académica (33)
10 - V. Guimarães (31)
11 - Rio Ave (31)
12 - Arouca (28)
13 - Gil Vicente (28)
14 - Belenenses (24)
15 - P. Ferreira (23)
16 - Olhanense (21)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 14ºC
  • 7ºC
  • HOJE
  • 15ºC
  • 13ºC
  • AMANHÃ

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled