JN

Educação para a delação

Publicado

 

Mais tarde ou mais cedo tinha que acontecer algo assim. Conta o "Público" que uma escola do 1.oº Ciclo pôs alunos (crianças entre os 6 e os 10 anos) a fazer patrulhas durante as horas de recreio, com instruções, acusam os pais dos alunos de uma turma do 4.oº ano, como "tomar nota do nome dos colegas que apresentam comportamentos inadequados", nomes depois "colocados em local público para que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos mesmos". E, pelo andar que as coisas levam em Portugal, ainda vamos no princípio...

Fardadas com uma "t-shirt" com a inscrição "PSP", significando "Patrulha de Segurança do Pontal", as crianças da escola do Pontal (Portimão), duas por turma, são enquadradas por graduados, digo, professores, devendo efectuar "rondas no recinto escolar nos horários críticos da escola, valorizando sempre o diálogo".

Os pais contestatários pensam antiquadamente que "as crianças têm como principal função aprender, tendo direito a um intervalo para brincar; não têm de 'espiar' os colegas". Presume-se que a maioria, ciente da sociedade de novo tipo hoje em construção, veja na educação para a delação dos seus rebentos apenas a preparação destes para um paisano futuro profissional brilhante a denunciar colegas de trabalho ou, se fardado, a espancar manifestantes e jornalistas "valorizando sempre o diálogo".

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Invasão e mágoa em dia de prova de professores

VER VÍDEO




Canoistas ficam presos no dorso de uma baleia
Pai e filha estavam a andar de caiaque na costa de Puerto Madryn, Argentina, quando foram levantados por duas baleias no...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto Rui Manuel Fonseca / Global Imagens

Idosa atacada por dois cães apresenta queixa-crime

ANA PEIXOTO FERNANDES
A família da idosa que, há uma semana, foi atacada por dois cães na via pública de manhã à porta de casa em Moledo, vai apresentar uma queixa-crime contra o proprietário dos animais. Lurdes Dias, 85 anos, foi suturada com dezenas de pontos na cabeça, pescoço e braços, e ainda não se refez, nem do susto, nem dos ferimentos.

   
 
Mais Notícias

Governo espera aplicar em setembro novos cortes nos salários e pensões

O ministro da Presidência adiantou, esta quinta-feira, que espera poder aplicar no início de setembro a contribuição de sustentabilidade e os novos cortes salariais no setor público, prevendo para o final de agosto uma decisão definitiva do Tribunal Constitucional.

SEF desmantela grupo de exploração da prostituição em Viseu e Lamego

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desmantelou, em Viseu e Lamego, a atividade de um grupo que se dedicava à exploração da prostituição e ao auxílio à permanência em Portugal de mulheres em situação ilegal.

Seleção de Fórmula do Futuro já está no Mundial da Alemanha

Eduardo Pinto
A Seleção Nacional da Fórmula Futuro de Motonáutica inicia esta quinta-feira, em Duisburg, na Alemanha, a sua participação no Campeonato do Mundo e no Campeonato da Europa da modalidade, que se realiza de 24 a 27 de Julho.

CMVM está a "acompanhar a negociação" das ações do banco para avaliar uma eventual suspensão

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários está a seguir a evolução da negociação dos títulos do Banco Espírito Santo, de forma a avaliar se determina, ou não, a sua suspensão, revelou à Lusa fonte oficial do supervisor.

ONU critica políticas de austeridade que aumentaram a pobreza

Vários países da União Europeia, como a Irlanda e a Grécia, baixaram no Índice de Desenvolvimento Humano, segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. "A austeridade cria um ciclo vicioso", defende o relatório.

Empresa australiana cancelou vendas à Rússia por causa do ataque ao voo MH17

Uma empresa exportadora de carne de cordeiro da Austrália suspendeu as suas vendas à Rússia numa ação de resposta ao possível envolvimento de Moscovo no abate do avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo, entre os quais 37 cidadãos australianos.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Cofidis 300x100 21-26 julho
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 23ºC
  • 16ºC
  • HOJE
  • 26ºC
  • 18ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled