Educação para a delação
07.05.2012
Manuel António Pina

Mais tarde ou mais cedo tinha que acontecer algo assim. Conta o "Público" que uma escola do 1.oº Ciclo pôs alunos (crianças entre os 6 e os 10 anos) a fazer patrulhas durante as horas de recreio, com instruções, acusam os pais dos alunos de uma turma do 4.oº ano, como "tomar nota do nome dos colegas que apresentam comportamentos inadequados", nomes depois "colocados em local público para que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos mesmos". E, pelo andar que as coisas levam em Portugal, ainda vamos no princípio...

Fardadas com uma "t-shirt" com a inscrição "PSP", significando "Patrulha de Segurança do Pontal", as crianças da escola do Pontal (Portimão), duas por turma, são enquadradas por graduados, digo, professores, devendo efectuar "rondas no recinto escolar nos horários críticos da escola, valorizando sempre o diálogo".

Os pais contestatários pensam antiquadamente que "as crianças têm como principal função aprender, tendo direito a um intervalo para brincar; não têm de 'espiar' os colegas". Presume-se que a maioria, ciente da sociedade de novo tipo hoje em construção, veja na educação para a delação dos seus rebentos apenas a preparação destes para um paisano futuro profissional brilhante a denunciar colegas de trabalho ou, se fardado, a espancar manifestantes e jornalistas "valorizando sempre o diálogo".

ver todos os artigos do autor
 



Maria Glória Ribeiro
foto Miguel Pereira/Global Imagens

Idosa andou perdida no monte durante duas semanas

ANTÓNIO ORLANDO
Durante 15 dias, comeu e bebeu aquilo que a natureza lhe dava. Dormia no chão, numa cama improvisada com "folhas secas no meio da vegetação", disse quem a encontrou.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 05-07-2015

Ricardo Reis, o ressentido da vida

Segundo Fernando Pessoa, para Ricardo Reis as coisas devem ser sentidas, não como são, mas de modo a integrarem-se num certo ideal de medida e regras clássicas.

Francês iguala recorde europeu de Obikwelu

O francês Jimmy Vicaut igualou hoje o recorde da Europa dos 100 metros, que estava na posse do português Francis Obikwelu, ao ser segundo na prova do hectómetro do 'meeting' de Paris, com 9,86 segundos.

Árbitro Jorge Sousa diz que as nomeações são o único caminho possível

Jorge Sousa, eleito melhor árbitro das competições profissionais de futebol em 2014/15, manifestou-se, este sábado, contra o sorteio dos árbitros, considerando que as nomeações são "o único caminho possível".

Miguel Gomes mostra "As 1001 Noites" em "relação estreita" com Portugal

O realizador português Miguel Gomes apresentou hoje pela primeira vez em Portugal "As Mil e Uma Noites", o seu mais recente trabalho, um filme que disse ter uma "relação estreita" com o país.

Centenas pedem em Lisboa um "Não" no referendo grego

Algumas centenas de pessoas estiveram, este sábado, ao final da tarde, concentradas numa manifestação em Lisboa em defesa do "Oxi" (Não) no referendo de domingo na Grécia, reclamando uma Europa solidária para com Atenas.

Programa da 1.ª e 2.ª fases da Taça da Liga

Conheça o programa da 1.ª fase e 2.ª fase da Taça da Liga em futebol, de acordo com o sorteio, realizado este sábado em Loulé.

Inquérito

Os árbitros devem ser...

Nomeados
Sorteados

Dossiês

Regata Barcos Rabelo
Regata Barcos Rabelo
A detenção de Sócrates
A detenção de Sócrates
Português atual
Português atual

Conferencias Na Caixa 15 - JN destaque
NOS ConferênciaPrémioInovaçãoNOS - JN Destaque
Continente Uva d'Ouro 2015 - JN 300x100
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - JN Destaque
PEPE Fazemos Bem - JN Destaque300x100 (Bial)
PEPE Regresso ás Aulas 2015 - JN destaque
BT Edições Multimédia
 

Serviços


23º 14º
HOJE, 05 de Julho

Amanhã24º |15º
Terça24º |16º
Quarta28º |19º
Quinta27º |17º

 



Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled