JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

Educação para a delação

Publicado

 

Mais tarde ou mais cedo tinha que acontecer algo assim. Conta o "Público" que uma escola do 1.oº Ciclo pôs alunos (crianças entre os 6 e os 10 anos) a fazer patrulhas durante as horas de recreio, com instruções, acusam os pais dos alunos de uma turma do 4.oº ano, como "tomar nota do nome dos colegas que apresentam comportamentos inadequados", nomes depois "colocados em local público para que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos mesmos". E, pelo andar que as coisas levam em Portugal, ainda vamos no princípio...

Fardadas com uma "t-shirt" com a inscrição "PSP", significando "Patrulha de Segurança do Pontal", as crianças da escola do Pontal (Portimão), duas por turma, são enquadradas por graduados, digo, professores, devendo efectuar "rondas no recinto escolar nos horários críticos da escola, valorizando sempre o diálogo".

Os pais contestatários pensam antiquadamente que "as crianças têm como principal função aprender, tendo direito a um intervalo para brincar; não têm de 'espiar' os colegas". Presume-se que a maioria, ciente da sociedade de novo tipo hoje em construção, veja na educação para a delação dos seus rebentos apenas a preparação destes para um paisano futuro profissional brilhante a denunciar colegas de trabalho ou, se fardado, a espancar manifestantes e jornalistas "valorizando sempre o diálogo".

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Nos bastidores tranquilos de Tony Carreira

VER VÍDEO




Cão foi eleito "mayor" numa pequena cidade dos EUA
Os habitantes de uma pequena cidade do Minnesota, nos Estados Unidos, elegeram como autarca um cão. Duke tem sete anos...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens

Encontrada segunda vítima do incêndio de Vieira do Minho

Emília Monteiro
Foram encontrados, esta quarta-feira de manhã, os restos mortais da segunda vítima do incêndio numa casa, terça-feira, em Mosteiro, Vieira do Minho. A casa, habitada por Adelino Pires, de 79 anos, e por António Pires, de 54 anos, ardeu, ao que tudo indica, com os dois homens, pai e filho, no seu interior.

   
 
Mais Notícias

Hamas diz que o seu líder militar está vivo

O movimento islâmico palestiniano Hamas disse esta quarta-feira que o seu líder militar Mohammed Deif está vivo, depois de a sua mulher e de um filho terem morrido num ataque aéreo israelita em Gaza na terça-feira.

PJ deteve evadido que pertencia a grupo de assaltantes

A Polícia Judiciária anunciou, esta quarta-feira, a captura de um evadido que integrava um grupo desmantelado no início do mês por roubos à mão armada a supermercados, ourivesarias e postos de abastecimento de combustíveis.

Barcelona proibido de inscrever jogadores até janeiro de 2016

O FC Barcelona está proibido de inscrever novos jogadores durante as duas próximas "janelas" de mercado, devido a irregularidades na contratação de jovens futebolistas, confirmou a FIFA ao rejeitar um recurso do clube catalão.

Comissão permanente da AR reúne-se quinta-feira

O vice-presidente da Assembleia da República Guilherme Silva convocou, para quinta-feira, uma reunião da comissão permanente para a marcação de um plenário extraordinário, no qual serão reapreciados os diplomas avaliados pelo Tribunal Constitucional.

Morreu mestre Iyengar, guru do ioga

O grande mestre de ioga indiana BKS Iyengar, cujos ensinamentos seduziram milhões de pessoas em todo o mundo, morreu, esta quarta-feira, aos 95 anos.

Campismo, babysitting e shuttles até à vila

O recinto para acampar foi aumentado e ligeiramente melhorado. No início da semana, já estavam cerca de 10 mil pessoas acampadas, por isso a organização alugou uns terrenos contíguos para dar mais espaço aos festivaleiros. Um pequeno melhoramento foi a introdução de dois tanques e um estendal para a roupa.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



BT Edições Multimédia
Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Cofidis Agosto - JN 300x100 (09-24 Agosto)
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Sp. Braga (3)
2 - Belenenses (3)
3 - V. Guimarães (3)
4 - Benfica (3)
5 - FC Porto (3)
6 - Rio Ave (3)
7 - Moreirense (3)
8 - Académica (1)
9 - Arouca (1)
10 - Estoril (1)
11 - Sporting (1)
12 - Nacional (0)
13 - Gil Vicente (0)
14 - Penafiel (0)
15 - Marítimo (0)
16 - P. Ferreira (0)
17 - V. Setúbal (0)
18 - Boavista (0)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 19ºC
  • 15ºC
  • HOJE
  • 21ºC
  • 15ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled