JN

Educação para a delação

Publicado

 

Mais tarde ou mais cedo tinha que acontecer algo assim. Conta o "Público" que uma escola do 1.oº Ciclo pôs alunos (crianças entre os 6 e os 10 anos) a fazer patrulhas durante as horas de recreio, com instruções, acusam os pais dos alunos de uma turma do 4.oº ano, como "tomar nota do nome dos colegas que apresentam comportamentos inadequados", nomes depois "colocados em local público para que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos mesmos". E, pelo andar que as coisas levam em Portugal, ainda vamos no princípio...

Fardadas com uma "t-shirt" com a inscrição "PSP", significando "Patrulha de Segurança do Pontal", as crianças da escola do Pontal (Portimão), duas por turma, são enquadradas por graduados, digo, professores, devendo efectuar "rondas no recinto escolar nos horários críticos da escola, valorizando sempre o diálogo".

Os pais contestatários pensam antiquadamente que "as crianças têm como principal função aprender, tendo direito a um intervalo para brincar; não têm de 'espiar' os colegas". Presume-se que a maioria, ciente da sociedade de novo tipo hoje em construção, veja na educação para a delação dos seus rebentos apenas a preparação destes para um paisano futuro profissional brilhante a denunciar colegas de trabalho ou, se fardado, a espancar manifestantes e jornalistas "valorizando sempre o diálogo".

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Dwayne Johnson e Irina Shayak em nova versão de "Hércules"

VER VÍDEO




Escalou montanha de tanga para pagar aposta no Brasil
Um adepto de futebol subiu a maior montanha do País de Gales usando apenas uma tanga depois ter perdido uma aposta sobre...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto Henriques da Cunha / Global Imagens

Choque com dois camiões e quatro ligeiros causa um morto e 11 feridos

JN
Uma pessoa morreu e outras 11 ficaram feridas na sequência de uma colisão entre dois pesados e quatro viaturas ligeiras no IC2, perto da localidade de Benedita, concelho de Alcobaça. Trânsito esteve interrompido mais de cinco horas.

   
 
Mais Notícias

PSD congratula-se com escolha de "rosto inconformado" para a Comissão Europeia

O PSD caraterizou, esta sexta-feira, o comissário português indigitado, Carlos Moedas, como um "rosto inconformado" com a situação económica de Portugal e destacou o "consenso nacional" verificado em torno da ministra das Finanças, em declarações na sede lisboeta.

Israel acusa Hamas de "violação flagrante" do cessar-fogo e há mais 30 palestinianos mortos

O Governo israelita acusou, esta sexta-feira, o movimento palestiniano Hamas e os seus aliados de "violação flagrante" do cessar-fogo menos de quatro horas após a sua entrada em vigor na Faixa de Gaza, contabilizando-se mais de trinta palestinianos mortos.

Sindicato exige publicação de acordos para 35 horas de trabalho nas autarquias

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local realiza, esta sexta-feira, um plenário junto ao Ministério das Finanças para exigir a homologação dos acordos referentes à aplicação do regime das 35 horas semanais de trabalho nas autarquias.

GNR inicia operação "Boas Vindas"

A Guarda Nacional Republicana inicia no fim de semana a operação "Boas Vindas", com o objetivo de apoiar os emigrantes e os turistas estrangeiros que entrem em Portugal por via terrestre.

Ronaldo volta a treinar e Coentrão regressa a Madrid para nascimento do filho

O regresso de Cristiano Ronaldo aos treinos em conjunto e a dispensa de Fábio Coentrão marcaram o treino de quinta-feira do Real Madrid na digressão que o clube espanhol de futebol está a realizar pelos Estados Unidos.

Sara Sampaio eleita musa de verão

Não há dia em que Sara Sampaio não seja notícia pelo Mundo fora, quer por algum motivo relacionado com um novo trabalho na moda quer simplesmente por causa das suas curvas.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



BT Edições Multimédia
Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Cofidis Agosto - JN 300x100 (01-08 Agosto)
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 21ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 20ºC
  • 16ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled