Educação para a delação
07.05.2012
Manuel António Pina

Mais tarde ou mais cedo tinha que acontecer algo assim. Conta o "Público" que uma escola do 1.oº Ciclo pôs alunos (crianças entre os 6 e os 10 anos) a fazer patrulhas durante as horas de recreio, com instruções, acusam os pais dos alunos de uma turma do 4.oº ano, como "tomar nota do nome dos colegas que apresentam comportamentos inadequados", nomes depois "colocados em local público para que toda a comunidade escolar tenha conhecimento dos mesmos". E, pelo andar que as coisas levam em Portugal, ainda vamos no princípio...

Fardadas com uma "t-shirt" com a inscrição "PSP", significando "Patrulha de Segurança do Pontal", as crianças da escola do Pontal (Portimão), duas por turma, são enquadradas por graduados, digo, professores, devendo efectuar "rondas no recinto escolar nos horários críticos da escola, valorizando sempre o diálogo".

Os pais contestatários pensam antiquadamente que "as crianças têm como principal função aprender, tendo direito a um intervalo para brincar; não têm de 'espiar' os colegas". Presume-se que a maioria, ciente da sociedade de novo tipo hoje em construção, veja na educação para a delação dos seus rebentos apenas a preparação destes para um paisano futuro profissional brilhante a denunciar colegas de trabalho ou, se fardado, a espancar manifestantes e jornalistas "valorizando sempre o diálogo".

ver todos os artigos do autor
 

O anúncio das medidas de coação aplicadas a Sócrates

VER VÍDEO




Bombeiros em trabalho de desencarceramento
foto Fernando Fontes / Global Imagens

Três feridos graves em acidente na Mealhada

Carina Fonseca
Quatro pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, numa colisão entre dois automóveis, esta terça-feira, ao final da tarde, no IC2, em Pampilhosa do Botão, no concelho da Mealhada, segundo informações dos bombeiros locais.
 
 
Cartoon Elias o sem abrigo de R. Reimão e Aníbal F. 26-11-2014

Portugal disponibiliza fragata para apoiar operações na ilha no Fogo

Portugal disponibilizou uma fragata para apoiar os esforços de combate às consequências da erupção vulcânica que assola desde domingo a ilha do Fogo (Cabo Verde), anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Almirante lusodescendente nomeado embaixador da Venezuela em Berlim

A Assembleia Nacional venezuelana aprovou, na terça-feira, a designação do almirante lusodescendente Ramón Orlando Maníglia Ferreira como embaixador da Venezuela em Berlim.

Sócrates está isolado, comeu massa e cozido e pediu livros

Calmo, colaborante e educado. É essa a atitude que o recluso n.º 44, mais conhecido por José Sócrates, demonstrou para com os funcionários e guardas prisionais da cadeia de Évora, que contactaram com ele desde a sua chegada.

Inquérito

O caso Sócrates demonstrou que a Justiça funciona...

Bem
Mal

Dossiês

Operação Marquês
Operação Marquês
O caso BES
O caso BES
Português atual
Português atual

Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 JN (Remodelação) (25-26Nov)
 

Futebol

Vídeos da Liga
1ª Liga
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (25)
2 - V. Guimarães (23)
3 - FC Porto (22)
4 - Belenenses (20)
5 - Sp. Braga (18)
6 - P. Ferreira (18)
7 - Rio Ave (17)
8 - Sporting (17)
9 - Moreirense (13)
10 - Marítimo (12)
11 - V. Setúbal (11)
12 - Estoril (10)
13 - Boavista (10)
14 - Académica (8)
15 - Nacional (8)
16 - Arouca (8)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (3)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 16ºC
  • 11ºC
  • HOJE
  • 16ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled