JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

O sono desassossegado de Relvas

Publicado

 

O ministro Miguel Relvas anda com o sono trocado - e a culpa é da taxa de desemprego, sobretudo na componente que afeta os mais jovens. "São números preocupantes. O desemprego tira--nos o sono e é muito motivador para o trabalho que estamos todos os dias a desenvolver", disse o ministro quando, há dias, ficamos a saber que, oficialmente, estamos muito perto de um terrível número redondo: um milhão de desempregados.

O advérbio de modo "oficialmente" conta - e muito. Porque, na verdade, as contas que realmente interessam mostram que há em Portugal 1,2 milhões de pessoas sem trabalho. O que nos resta? "Temos de trabalhar, para que nos próximos anos possamos ultrapassar esta situação, em particular o desemprego jovem", disse o ministro. E acrescentou, pesaroso: "Penaliza-nos saber que há hoje uma geração de portugueses que estão muito bem preparados e que não têm emprego".

Não têm nem terão, nos próximos anos. Não sou eu que o digo: é o primeiro-ministro. Passos Coelho, naquele seu jeito eu-nunca--minto-podem-sempre-crer-no--que-eu- digo, apressou-se a confirmar que, antes de começar a melhorar, o desemprego ainda vai piorar. Quer dizer: Relvas vai mesmo ter de recorrer aos ansiolíticos para dormir melhor, porque o país precisa dele desperto, atento e de olho vivo... Tudo o que país não deseja é que Miguel Relvas entre numa espiral recessiva, para utilizar uma expressão maldita...

Sucede que, pelo andar da carruagem e apesar de todos os encómios que o Governo jura granjear lá fora, entre os iluminados que verdadeiramente entendem a tragédia que não sai da nossa porta e nos conduzirão, devagarinho, até ao sucesso, apesar disso não se vê como poderão dormir descansados os portugueses que, por estes dias, fazem contas e contas (sempre de subtrair) ao que lhes sobra para aguentar o que resta de mês.

A queda da riqueza que produzimos está em níveis dignos de um pesadelo. A queda do consumo interno está em níveis dignos de um pesadelo. As exportações deixaram de ser uma almofada segura - e sem boas almofadas não há sono retemperador. As despesas do Estado com o desemprego (aumento de 25% no primeiro semestre de 2012) estão em níveis dignos de um pesadelo. O tombo nas receitas fiscais é um dos pesadelos que mais incomodam o superministro das Finanças. E por aí fora, numa espiral que, se não é recessiva, deve andar lá muito, muito perto.

Não falta quem diga que o pesadelo não são os números - o pesadelo é o Governo. Talvez haja algum exagero nesta consideração, porque, voltando ao ministro Relvas, não vejo como pode o Executivo desenhar políticas que tiram o sono aos seus mais importantes ministros. Seria uma espécie de masoquismo de todo incompreensível. Ou não?

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Alentejo, Alentejo

VER VÍDEO




"Jackie Chan" e "Bin Laden" também concorrem nas eleições brasileiras
A disputa pela Presidência do Brasil entre Dilma Rousseff e Marina Silva vai centrar as atenções a 5 de outubro, mas há...

Quem deveria ser selecionador nacional?

Fernando Santos
Jesualdo Ferreira
José Peseiro
outro
 

 
foto PEDRO NUNES/LUSA

Marcha global pelo clima juntou centenas de pessoas em Lisboa

Mais de uma centena de pessoas concentraram-se, este domingo, no Rossio, em Lisboa, para exigir medidas contra o aquecimento global, numa iniciativa que decorreu, em simultâneo, em mais de duas mil cidades de todo o mundo.

   
 
Mais Notícias

"Deixarei de ser político no fim desta legislatura"

Helena Teixeira da Silva
Ministro da economia assegurou que lutará pela moderação fiscal e que não está corrida à sucessão no CDS

Regiões norte e centro sob aviso amarelo até ao final de segunda-feira

Onze distritos de Portugal, todos nas regiões norte e centro do país, estão sob alerta amarelo até às 22 horas desta segunda-feira, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Leonard Cohen celebra 80 anos com novo disco

O músico e escritor canadiano Leonard Cohen cumpre este domingo 80 anos, nas vésperas de editar o álbum "Popular Problems", que aborda preocupações e dilemas do mundo atual.

Polónia campeã mundial de voleibol, 40 anos depois

A anfitriã Polónia conquistou este domingo, 40 anos depois, o seu segundo título de campeã mundial de voleibol, ao vencer o tricampeão em título Brasil por 3-1, na final disputada em Katowice.

Milhares de pessoas manifestaram-se em Moscovo contra a guerra na Ucrânia

Milhares de pessoas estiveram reunidas, este domingo, no centro de Moscovo numa marcha a favor da paz na Ucrânia e para protestar contra o papel do Kremlin na guerra que agita o leste do território ucraniano.

Air France prevê cancelamento de 59% dos voos na segunda-feira

A companhia aérea francesa Air France anunciou, este domingo, que vai cancelar 59% dos voos previstos para segunda-feira, devido à greve dos pilotos contra o desenvolvimento da subsidiária de baixo custo Transavia.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100
BT Edições Multimédia
Cofidis 300x100 01 a 30 Setembro

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (13)
2 - V. Guimarães (11)
3 - FC Porto (11)
4 - Rio Ave (10)
5 - Belenenses (10)
6 - Sporting (9)
7 - Marítimo (9)
8 - Sp. Braga (8)
9 - Arouca (7)
10 - P. Ferreira (5)
11 - Moreirense (5)
12 - Nacional (4)
13 - Estoril (4)
14 - V. Setúbal (4)
15 - Boavista (4)
16 - Penafiel (3)
17 - Académica (2)
18 - Gil Vicente (1)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 22ºC
  • 16ºC
  • HOJE
  • 22ºC
  • 14ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled