JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

O sono desassossegado de Relvas

Publicado

 

O ministro Miguel Relvas anda com o sono trocado - e a culpa é da taxa de desemprego, sobretudo na componente que afeta os mais jovens. "São números preocupantes. O desemprego tira--nos o sono e é muito motivador para o trabalho que estamos todos os dias a desenvolver", disse o ministro quando, há dias, ficamos a saber que, oficialmente, estamos muito perto de um terrível número redondo: um milhão de desempregados.

O advérbio de modo "oficialmente" conta - e muito. Porque, na verdade, as contas que realmente interessam mostram que há em Portugal 1,2 milhões de pessoas sem trabalho. O que nos resta? "Temos de trabalhar, para que nos próximos anos possamos ultrapassar esta situação, em particular o desemprego jovem", disse o ministro. E acrescentou, pesaroso: "Penaliza-nos saber que há hoje uma geração de portugueses que estão muito bem preparados e que não têm emprego".

Não têm nem terão, nos próximos anos. Não sou eu que o digo: é o primeiro-ministro. Passos Coelho, naquele seu jeito eu-nunca--minto-podem-sempre-crer-no--que-eu- digo, apressou-se a confirmar que, antes de começar a melhorar, o desemprego ainda vai piorar. Quer dizer: Relvas vai mesmo ter de recorrer aos ansiolíticos para dormir melhor, porque o país precisa dele desperto, atento e de olho vivo... Tudo o que país não deseja é que Miguel Relvas entre numa espiral recessiva, para utilizar uma expressão maldita...

Sucede que, pelo andar da carruagem e apesar de todos os encómios que o Governo jura granjear lá fora, entre os iluminados que verdadeiramente entendem a tragédia que não sai da nossa porta e nos conduzirão, devagarinho, até ao sucesso, apesar disso não se vê como poderão dormir descansados os portugueses que, por estes dias, fazem contas e contas (sempre de subtrair) ao que lhes sobra para aguentar o que resta de mês.

A queda da riqueza que produzimos está em níveis dignos de um pesadelo. A queda do consumo interno está em níveis dignos de um pesadelo. As exportações deixaram de ser uma almofada segura - e sem boas almofadas não há sono retemperador. As despesas do Estado com o desemprego (aumento de 25% no primeiro semestre de 2012) estão em níveis dignos de um pesadelo. O tombo nas receitas fiscais é um dos pesadelos que mais incomodam o superministro das Finanças. E por aí fora, numa espiral que, se não é recessiva, deve andar lá muito, muito perto.

Não falta quem diga que o pesadelo não são os números - o pesadelo é o Governo. Talvez haja algum exagero nesta consideração, porque, voltando ao ministro Relvas, não vejo como pode o Executivo desenhar políticas que tiram o sono aos seus mais importantes ministros. Seria uma espécie de masoquismo de todo incompreensível. Ou não?

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Um Sonho Certo - Uma História do Algarve

VER VÍDEO




Radiografias mostram infeção por parasitas causada por sushi
Um chinês sofreu uma infestação alargada no corpo com parasitas devido ao consumo muito frequente de sushi contaminado...

Fernando Santos é a melhor opção para a seleção nacional?

Sim
Não
 

 
foto Artur Machado / Global Imagens

Câmara do Porto apresenta nova imagem onde cabe a cidade inteira

A Câmara Municipal do Porto apresentou, esta segunda-feira, a nova imagem gráfica da cidade, concebida por Eduardo Aires, que pretendeu reunir na marca Porto todos os elementos do município, como explicou o presidente da autarquia, Rui Moreira.

   
 
Mais Notícias

Moedas acredita que conseguiu passar a mensagem no 'exame' perante o Parlamento Europeu

O comissário indigitado Carlos Moedas considerou esta terça-feira que conseguiu passar a sua mensagem na audição no Parlamento Europeu e afirmou que a gestão do Horizonte 2020 irá definir o sucesso, ou não, do futuro comissário da Investigação e Ciência.

Detido suspeito de furtar mais de meia tonelada de metais

Ana Peixoto Fernandes
A GNR de Viana do Castelo deteve, segunda-feira, em Mazarefes, um homem com 27 anos suspeito de ter furtado mais de meia tonelada de metais não preciosos para venda em sucatas.

Venezuela troca armas por bolsas de estudo e cirurgias

A Venezuela lançou, segunda-feira, uma campanha que prevê a troca voluntária de armas por bolsas de estudos, cirurgias e materiais de construção, entre outras possibilidades.

Álvaro Beleza exclui candidatura à liderança do PS

O dirigente socialista Álvaro Beleza excluiu, esta terça-feira, uma candidatura à liderança do partido nas próximas eleições directas, afirmando que se recusa a "dividir o PS".

Orkut faz "log off" para sempre

Raquel Costa
Aquela que foi a rede social favorita dos brasileiros é extinta esta terça-feira. A plataforma desaparece da net, mas os utilizadores poderão armazenar os conteúdos dos seus perfis através do Google. O seu criador, Orkut Büyükkökten, vai lançar em breve o sucessor: a rede social Hello.

Paços de Ferreira derrota Belenenses e sobe a nono da 1.ª Liga

O Paços de Ferreira venceu, na noite desta segunda-feira, em casa o Belenenses, por 2-0, no jogo que encerrou a sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, subindo ao nono lugar da classificação.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



BT Edições Multimédia

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (16)
2 - FC Porto (12)
3 - Marítimo (12)
4 - Sp. Braga (11)
5 - V. Guimarães (11)
6 - Rio Ave (10)
7 - Sporting (10)
8 - Belenenses (10)
9 - P. Ferreira (8)
10 - Arouca (7)
11 - V. Setúbal (7)
12 - Boavista (7)
13 - Académica (6)
14 - Moreirense (6)
15 - Estoril (5)
16 - Nacional (4)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (1)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 23ºC
  • 16ºC
  • HOJE
  • 27ºC
  • 17ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled