JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

O sono desassossegado de Relvas

Publicado

 

O ministro Miguel Relvas anda com o sono trocado - e a culpa é da taxa de desemprego, sobretudo na componente que afeta os mais jovens. "São números preocupantes. O desemprego tira--nos o sono e é muito motivador para o trabalho que estamos todos os dias a desenvolver", disse o ministro quando, há dias, ficamos a saber que, oficialmente, estamos muito perto de um terrível número redondo: um milhão de desempregados.

O advérbio de modo "oficialmente" conta - e muito. Porque, na verdade, as contas que realmente interessam mostram que há em Portugal 1,2 milhões de pessoas sem trabalho. O que nos resta? "Temos de trabalhar, para que nos próximos anos possamos ultrapassar esta situação, em particular o desemprego jovem", disse o ministro. E acrescentou, pesaroso: "Penaliza-nos saber que há hoje uma geração de portugueses que estão muito bem preparados e que não têm emprego".

Não têm nem terão, nos próximos anos. Não sou eu que o digo: é o primeiro-ministro. Passos Coelho, naquele seu jeito eu-nunca--minto-podem-sempre-crer-no--que-eu- digo, apressou-se a confirmar que, antes de começar a melhorar, o desemprego ainda vai piorar. Quer dizer: Relvas vai mesmo ter de recorrer aos ansiolíticos para dormir melhor, porque o país precisa dele desperto, atento e de olho vivo... Tudo o que país não deseja é que Miguel Relvas entre numa espiral recessiva, para utilizar uma expressão maldita...

Sucede que, pelo andar da carruagem e apesar de todos os encómios que o Governo jura granjear lá fora, entre os iluminados que verdadeiramente entendem a tragédia que não sai da nossa porta e nos conduzirão, devagarinho, até ao sucesso, apesar disso não se vê como poderão dormir descansados os portugueses que, por estes dias, fazem contas e contas (sempre de subtrair) ao que lhes sobra para aguentar o que resta de mês.

A queda da riqueza que produzimos está em níveis dignos de um pesadelo. A queda do consumo interno está em níveis dignos de um pesadelo. As exportações deixaram de ser uma almofada segura - e sem boas almofadas não há sono retemperador. As despesas do Estado com o desemprego (aumento de 25% no primeiro semestre de 2012) estão em níveis dignos de um pesadelo. O tombo nas receitas fiscais é um dos pesadelos que mais incomodam o superministro das Finanças. E por aí fora, numa espiral que, se não é recessiva, deve andar lá muito, muito perto.

Não falta quem diga que o pesadelo não são os números - o pesadelo é o Governo. Talvez haja algum exagero nesta consideração, porque, voltando ao ministro Relvas, não vejo como pode o Executivo desenhar políticas que tiram o sono aos seus mais importantes ministros. Seria uma espécie de masoquismo de todo incompreensível. Ou não?

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 

Mais artigos de opinião do mesmo autor

 
 

Trio usa carro para arrombar ourivesaria em Penafiel

VER VÍDEO




Jornal noticia suicídio de cão
"Adeus, mundo cruel", terá ladrado um canídeo antes de se lançar da janela de um prédio, junto à Conservatória do Registo...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 
foto Júlio Lobo Pimentel / Global Imagens

Incidente com passageiro interrompeu linha do Metro de Lisboa

A circulação na linha vermelha do Metropolitano de Lisboa esteve interrompida, entre as 10.38 horas e as 11.58 horas, devido a um incidente com um passageiro, disse fonte da empresa.

   
 
Mais Notícias

Presidente do Paris Saint-Germain considera "injusto" o "fair-play" financeiro

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaifi, afirmou, esta terça-feira, que o "fair-play" financeiro imposto pela UEFA é "uma medida injusta", apesar das sanções aplicadas não terem afetado o clube da liga francesa de futebol.

Suspeito de esfaquear idoso em Cal de Bois fica em prisão preventiva

Tiago Jorge, o homem de 33 anos que é suspeito de ter esfaqueado um idoso de 79 anos, no passado dia 23 de agosto, em Cal de Bois (Alijó), vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

New Order na Mute Records

JN
Os New Order assinaram com a editora Mute Records, passando a banda inglesa a fazer parte do catálogo de uma das mais importantes editoras independentes britânicas. O próximo álbum será, portanto, já lançado pela estrutura de Daniel Miller.

Segurança Social exige pagamento de quase 35 euros por dívida de 4 cêntimos

A Segurança Social exigiu o pagamento de 34,96 euros a um cidadão que tinha uma alegada dívida de 0,04 euros, segundo um documento a que a Lusa teve acesso.

Maioria PSD/CDS-PP aprova reposição de cortes salariais na função pública

A maioria PSD/CDS-PP aprovou, esta terça-feira, no parlamento a reposição dos cortes salariais aos trabalhadores da função pública com vencimentos acima dos 1500 euros por mês.

Ataque à bomba mata 11 polícias no Egito

Onze polícias egípcios morreram, esta terça-feira, após a explosão de uma bomba colocada na estrada ter atingido o veículo blindado onde seguiam, na península de Sinai.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual



Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100
BT Edições Multimédia
Cofidis 300x100 01 a 30 Setembro

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Rio Ave (9)
2 - V. Guimarães (9)
3 - FC Porto (9)
4 - Sp. Braga (7)
5 - Benfica (7)
6 - Belenenses (6)
7 - Marítimo (6)
8 - Sporting (5)
9 - V. Setúbal (4)
10 - Moreirense (4)
11 - Nacional (3)
12 - P. Ferreira (3)
13 - Académica (2)
14 - Arouca (1)
15 - Estoril (1)
16 - Gil Vicente (0)
17 - Penafiel (0)
18 - Boavista (0)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 23ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 21ºC
  • 16ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled