JN

O sono desassossegado de Relvas

Publicado

 

O ministro Miguel Relvas anda com o sono trocado - e a culpa é da taxa de desemprego, sobretudo na componente que afeta os mais jovens. "São números preocupantes. O desemprego tira--nos o sono e é muito motivador para o trabalho que estamos todos os dias a desenvolver", disse o ministro quando, há dias, ficamos a saber que, oficialmente, estamos muito perto de um terrível número redondo: um milhão de desempregados.

O advérbio de modo "oficialmente" conta - e muito. Porque, na verdade, as contas que realmente interessam mostram que há em Portugal 1,2 milhões de pessoas sem trabalho. O que nos resta? "Temos de trabalhar, para que nos próximos anos possamos ultrapassar esta situação, em particular o desemprego jovem", disse o ministro. E acrescentou, pesaroso: "Penaliza-nos saber que há hoje uma geração de portugueses que estão muito bem preparados e que não têm emprego".

Não têm nem terão, nos próximos anos. Não sou eu que o digo: é o primeiro-ministro. Passos Coelho, naquele seu jeito eu-nunca--minto-podem-sempre-crer-no--que-eu- digo, apressou-se a confirmar que, antes de começar a melhorar, o desemprego ainda vai piorar. Quer dizer: Relvas vai mesmo ter de recorrer aos ansiolíticos para dormir melhor, porque o país precisa dele desperto, atento e de olho vivo... Tudo o que país não deseja é que Miguel Relvas entre numa espiral recessiva, para utilizar uma expressão maldita...

Sucede que, pelo andar da carruagem e apesar de todos os encómios que o Governo jura granjear lá fora, entre os iluminados que verdadeiramente entendem a tragédia que não sai da nossa porta e nos conduzirão, devagarinho, até ao sucesso, apesar disso não se vê como poderão dormir descansados os portugueses que, por estes dias, fazem contas e contas (sempre de subtrair) ao que lhes sobra para aguentar o que resta de mês.

A queda da riqueza que produzimos está em níveis dignos de um pesadelo. A queda do consumo interno está em níveis dignos de um pesadelo. As exportações deixaram de ser uma almofada segura - e sem boas almofadas não há sono retemperador. As despesas do Estado com o desemprego (aumento de 25% no primeiro semestre de 2012) estão em níveis dignos de um pesadelo. O tombo nas receitas fiscais é um dos pesadelos que mais incomodam o superministro das Finanças. E por aí fora, numa espiral que, se não é recessiva, deve andar lá muito, muito perto.

Não falta quem diga que o pesadelo não são os números - o pesadelo é o Governo. Talvez haja algum exagero nesta consideração, porque, voltando ao ministro Relvas, não vejo como pode o Executivo desenhar políticas que tiram o sono aos seus mais importantes ministros. Seria uma espécie de masoquismo de todo incompreensível. Ou não?

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

Clã com novo álbum e saudades de regressar aos palcos

VER VÍDEO




Vândalo que andava a furar pneus era... um cão
Os habitantes de Brampton, uma vila inglesa, ficaram surpreendidos quando descobriram que o "misterioso vândalo" que andava...

O Benfica chega à final da Liga Europa?  info

Sim
Não
 

 
foto Tony Dias/Global Imagens

EDP ameaçou cortar eletricidade nos edifícios da Câmara de Aveiro

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM), disse que a EDP ameaçou recentemente cortar o fornecimento de energia nos edifícios municipais, porque a autarquia deixou de pagar as prestações para liquidar uma dívida de 1,1 milhões de euros.

   
 
Mais Notícias

"A liberdade teve os seus excessos"

MIGUEL GONÇALVES
No dia 25 de abril de 1974, Carlos Fiolhais, então aluno do 1. ano de Física na Universidade de Coimbra (UC), soube que algo de anormal se passava porque o seu pai, sargento da GNR, foi chamado de madrugada. Foi às aulas, normalmente, mas lembra-se que, no final da manhã, já não teve Matemática, "uma vez que a Revolução triunfava na rua".

Kiev promete "estatuto especial" para língua russa

As autoridades pró-europeias de Kiev prometeram, esta sexta-feira, a descentralização e "um estatuto especial" para a língua russa, numa tentativa de acalmar as tensões da zona leste da Ucrânia.

Ferrer bate Nadal em Monte Carlo e disputa final com Wawrinka

O tenista espanhol David Ferrer, vice-campeão do Portugal Open e sexto do "ranking" mundial, qualificou-se para as meias-finais do torneio de Monte Carlo depois de bater o compatriota Rafael Nadal, líder da hierarquia.

Chancelaria portuguesa em Tripoli alvo de assalto

A representação diplomática portuguesa em Tripoli, na Líbia, foi alvo de um assalto, durante a madrugada desta sexta-feira, tendo um dos guardas da chancelaria ficado ferido, confirmou à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Número de turistas que pagaram portagens na Páscoa aumentou 57%

Os turistas que pagaram portagens em Portugal, desde quarta-feira e até às 13.00 horas desta sexta-feira, aumentou 57% face ao mesmo período de 2013. A Via do Infante foi o local com maior afluência, informou a Estradas de Portugal.

Chelsea Clinton está grávida do primeiro filho

Chelsea Clinton, filha do ex-presidente norte-americano Bill Clinton e da ex-secretária de Estado Hillary Clinton, anunciou que está grávida.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

40 anos do 25 de Abril
40 anos do 25 de Abril

/Dossies/dossie.aspx?dossier=40 anos da revolução de abril


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais

Roller Derby: Guerreiras sobre patins

Roller Derby: Guerreiras sobre patins

Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente UVA D'OURO 2014
Empreendedorismo
Amazing Romance in Thailand - JN Destaque (Participação)
fbem gif

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 


Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (70)
2 - Sporting (63)
3 - FC Porto (55)
4 - Estoril (49)
5 - Nacional (41)
6 - Sp. Braga (35)
7 - V. Setúbal (34)
8 - Marítimo (34)
9 - Académica (33)
10 - V. Guimarães (31)
11 - Rio Ave (31)
12 - Arouca (28)
13 - Gil Vicente (27)
14 - Belenenses (24)
15 - P. Ferreira (23)
16 - Olhanense (21)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 17ºC
  • 11ºC
  • HOJE
  • 18ºC
  • 10ºC
  • AMANHÃ

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled