JN
Diretor Interino
Alfredo Leite

O sono desassossegado de Relvas

Publicado

 

O ministro Miguel Relvas anda com o sono trocado - e a culpa é da taxa de desemprego, sobretudo na componente que afeta os mais jovens. "São números preocupantes. O desemprego tira--nos o sono e é muito motivador para o trabalho que estamos todos os dias a desenvolver", disse o ministro quando, há dias, ficamos a saber que, oficialmente, estamos muito perto de um terrível número redondo: um milhão de desempregados.

O advérbio de modo "oficialmente" conta - e muito. Porque, na verdade, as contas que realmente interessam mostram que há em Portugal 1,2 milhões de pessoas sem trabalho. O que nos resta? "Temos de trabalhar, para que nos próximos anos possamos ultrapassar esta situação, em particular o desemprego jovem", disse o ministro. E acrescentou, pesaroso: "Penaliza-nos saber que há hoje uma geração de portugueses que estão muito bem preparados e que não têm emprego".

Não têm nem terão, nos próximos anos. Não sou eu que o digo: é o primeiro-ministro. Passos Coelho, naquele seu jeito eu-nunca--minto-podem-sempre-crer-no--que-eu- digo, apressou-se a confirmar que, antes de começar a melhorar, o desemprego ainda vai piorar. Quer dizer: Relvas vai mesmo ter de recorrer aos ansiolíticos para dormir melhor, porque o país precisa dele desperto, atento e de olho vivo... Tudo o que país não deseja é que Miguel Relvas entre numa espiral recessiva, para utilizar uma expressão maldita...

Sucede que, pelo andar da carruagem e apesar de todos os encómios que o Governo jura granjear lá fora, entre os iluminados que verdadeiramente entendem a tragédia que não sai da nossa porta e nos conduzirão, devagarinho, até ao sucesso, apesar disso não se vê como poderão dormir descansados os portugueses que, por estes dias, fazem contas e contas (sempre de subtrair) ao que lhes sobra para aguentar o que resta de mês.

A queda da riqueza que produzimos está em níveis dignos de um pesadelo. A queda do consumo interno está em níveis dignos de um pesadelo. As exportações deixaram de ser uma almofada segura - e sem boas almofadas não há sono retemperador. As despesas do Estado com o desemprego (aumento de 25% no primeiro semestre de 2012) estão em níveis dignos de um pesadelo. O tombo nas receitas fiscais é um dos pesadelos que mais incomodam o superministro das Finanças. E por aí fora, numa espiral que, se não é recessiva, deve andar lá muito, muito perto.

Não falta quem diga que o pesadelo não são os números - o pesadelo é o Governo. Talvez haja algum exagero nesta consideração, porque, voltando ao ministro Relvas, não vejo como pode o Executivo desenhar políticas que tiram o sono aos seus mais importantes ministros. Seria uma espécie de masoquismo de todo incompreensível. Ou não?

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

Roubo a farmácia durou dois minutos

VER VÍDEO




Quando o desafio do balde de água gelada não corre bem
Os vídeos de participantes anónimos no desafio do balde de água gelada em prol da investigação da esclerose lateral amiotrófica...

Quem vence as primárias no PS?

António Costa
António José Seguro
 

 

Incêndio destrói duas casas e deixa homem desalojado

Sandra Ferreira
Duas habitações foram ao princípio desta noite de quarta-feira destruídas por um incêndio que deflagrou na localidade de Granja, Mões, no concelho de Castro Daire. Uma das casas era habitada por um homem, com cerca de 50 anos, que teve de receber oxigénio.

   
 
Mais Notícias

Captura de lingueirão ou navalha proibida até dezembro de 2015

A captura, manutenção a bordo e descarga de longueirão, lingueirão ou navalha é proibida até dezembro de 2015, de acordo com uma portaria aprovada pelo Ministério da Agricultura e do Mar divulgada em Diário da República.

Neil Young termina casamento de 36 anos

F.M.
O cantor, 68 anos, já entrou com o pedido de divórcio de Pegi Young, com estava casado desde 1978.

Forças pró-russas ocupam cidade perto de Donetsk

As forças antigovernamentais na Ucrânia ganharam, esta quarta-feira, terreno com a ocupação de uma localidade 30 quilómetros a sudeste de Donetsk, forçando os militares do exército ucraniano a uma retirada de emergência.

João Sousa na segunda ronda do US Open

O português João Sousa, 32.º cabeça de série, apurou-se na quarta-feira para a segunda ronda do US Open em ténis, ao derrotar o canadiano Frank Dancevic.

Humanos, vermes e moscas têm mecanismos moleculares comuns

Os seres humanos, vermes e as moscas têm mecanismos moleculares comuns apesar de estarem separados por centenas de milhões de anos de evolução, segundo um estudo hoje publicado pela revista Nature.

Patrulha Figueira da Foz interceta 18 imigrantes ilegais no Mediterrâneo

O patrulha Figueira da Foz intercetou e recolheu 18 imigrantes clandestinos oriundos de África no sul de Espanha, informou esta quarta-feira a Marinha portuguesa.


Dossiês

Viseu a património da humanidade
Viseu a património da humanidade

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Viseu a património da humanidade

Português atual
Português atual

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Português atual


Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais


Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100
BT Edições Multimédia

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Rio Ave (6)
2 - V. Guimarães (6)
3 - Belenenses (6)
4 - Benfica (6)
5 - FC Porto (6)
6 - Sp. Braga (4)
7 - Sporting (4)
8 - Moreirense (4)
9 - V. Setúbal (3)
10 - Marítimo (3)
11 - Académica (1)
12 - Arouca (1)
13 - Estoril (1)
14 - Nacional (0)
15 - P. Ferreira (0)
16 - Gil Vicente (0)
17 - Boavista (0)
18 - Penafiel (0)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 21ºC
  • 14ºC
  • HOJE
  • 24ºC
  • 15ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled