Mostra de Casal Aguiar no Museu do Douro

 | 02.01.2010 - 00:30
Uma retrospectiva de pintura, "Vislumbre de verdade", de Manuel Casal Aguiar, decorre até 5 de Abril, no Museu do Douro, na Régua. São 45 obras, criadas entre 1975 e 2008, que se reportam a quatro lugares: Londres, Oceania, Douro e Trás-os Montes.
 

Através da mostra poderá o observador inteirar-se do percurso artístico mais relevante de Casal Aguiar, professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 1977 e 2003.

Esta exposição, no recém inaugurado Museu do Douro, coloca em evidência a obra pertencente a quatro fases fundamentais do seu trabalho. Inicia-se em Londres, aquando da frequência da pós-graduação na Saint Martin´s School of Art, atravessando diversos lugares do Douro e de Trás -os-Montes, concluindo com a série "Timor", território onde cumpriu serviço militar e onde se desloca com regularidade.

Da fase de Londres, sublinhe-se a presença de telas como "Adão e Eva", "Auto-retrato" e "Georgia O´Keeffe". De Trás-os Montes, o destaque incide na série "Desenhos rurais" e no óleo sobre tela "A paisagem (representação de quem merece ser representado)".

Paixão por Timor

São surpreendentes, por outro lado, os diversos trabalhos sobre o Douro, tema que, aliás, é comum em Casal Aguiar, que, utilizando o pastel, aborda a região nas suas mais variadas características.

Incluído na série "Oceania", a presente exposição exibe alguns trabalhos sobre Timor, concebidos entre 1995 e 2003. Por exemplo, na tela "Ocenia II", Casal Aguiar explora a beleza do mar, colocando-o a em confronto com a não menos bela terra, relevando sinais da presença dos habitantes daquele território.

Ler Artigo Completo
 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Live Trailers

Virados do Avesso

AtualidadeO anúncio das medidas de coação aplicadas a Sócrates
Live ClipsMC dos Dealema lança o segundo disco a solo
Mais Cultura
24.11.14
O CD "Horizonte", que marca o regresso dos Resistência aos estúdios de gravação, após 22 anos de ausência, chega ao mercado esta segunda-feira, ...
23.11.14
O filme "Cavalo Dinheiro", do realizador português Pedro Costa, venceu a competição internacional do oitavo Festival de Cinema de Vanguarda, que está...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.



Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled