Elias: "Se há Governo, eu sou do contra"

 | 02.02.2010 - 00:00
Criado por Rute e Aníbal Fernandes, o Elias é a personagem atenta e crítica que acompanha a actualidade no JN desde 2004. É a voz dos críticos de café que apontam o dedo a tudo e todos. Os seus criadores vivem em Avis e lançaram a restrospectiva de 2009.
 

O Elias nasceu há quase seis anos e começou logo a criticar os poderes instalados, em especial os governos. Todos os dias nas páginas do Jornal de Notícias o Elias critica e dá sentenças.

Os seus criadores, Rute e Aníbal Fernandes, lançaram, em Avis, uma retrospectiva dos cartoons mais marcantes do ano de 2009.

Em Avis, para onde se mudaram há quase uma década, toda a gente conhece o Elias e o JN está em várias bancas.

"O Elias é um trabalho de full-time porque de manhã, quando estou a ouvir as primeiras notícias, penso imediatamente em assuntos que possam vir a marcar o dia", conta Aníbal.

O Elias é um "indigente", "um sem-abrigo". "É a forma mais livre de se poder viver. Não depende de nada, nem de ninguém. Pode dizer o que pensa sem problemas". Esta é a filosofia do Elias, que todos os dias encontra um motivo para poder criticar. "É sobretudo do contra", diz Rute. "É aquele que diz: Se há Governo, sou contra", acrescenta Aníbal. Isso não quer dizer que Elias tome partido. Não. É apartidário. Por isso, abençoada crise, que em 2009 lhe deu sempre motivos para criticar, e ao seu autor ideias para caricaturar.

Assuntos como a gripe A, os casos na Justiça, as eleições e até a polémica com a Red Bull Race foram motivos para um comentário da criação de Aníbal Fernandes. No futuro Rute e Aníbal gostariam de transformar o Elias numa animação. "Pode ser um boneco tridimensional. Gostávamos de tentar fazê-lo. É um desafio". O boneco foi concebido na autoestrada A5. "Enquanto estávamos parados no trânsito, eu fazia desenhos nos versos dos envelopes e íamos discutindo os traços do boneco. Perdíamos quase uma hora de casa para o trabalho". Rute e Aníbal trabalhavam como designers no jornal A Capital.

Ler Artigo Completo
 
 
EntrepostoCRP SemanaCliente - JN 300x100
Unibanco - JN 300x100
Empresas na Caixa 300x100 JN
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado






Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled