Barcelona homenageou Saramago

18.02.2011 - 19:44
A homenagem a José Saramago que terminou, esta sexta-feira, em Barcelona revelou que, oito meses após a sua morte, a memória do Nobel da Literatura está mais viva do que nunca entre os leitores.
 
José Carlos Carvalho
Saramago foi homenageado em Barcelona

Dois actos públicos realizados na segunda maior cidade espanhola estiveram completamente lotados de pessoas que quiseram demonstrar o afecto e desfrutaram da atmosfera "Saramaguiana".

O auditório da Biblioteca Jaume Fuster esgotou os lugares na quinta-feira à noite e meia-hora antes do início do acto "Barcelona homenageia Saramago", a fila à porta alongava-se e algumas pessoas não conseguiram entrar.

A festa terminou com o cantor Paco Ibañez a dedicar vários temas ao escritor português e à sua mulher, a jornalista espanhola Pilar del Rio, e a fechar a festa a interpretar a "Grândola Vila Morena", hino da revolução de 25 de Abril de 1974 em Portugal.

A plateia acompanhou euforicamente, a cantar em catalão a letra da música.

"Sentimo-nos órfãos por não contar hoje com a sua voz", disse o vereador de Cultura de Barcelona, Jordi Martí, que abriu a cerimónia onde foram lidos excertos de obras do escritor falecido em Junho passado.

Pilar del Rio, Miguel Gonçalves Mendes, realizador do filme "José e Pilar", e amigos de Saramago foram alguns dos leitores.

Ler Artigo Completo
 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Artes e Vida

Documentário mostra os problemas na ajuda aos sem-abrigo

ReportagensA pesca é gosto que fica no corpo
AtualidadePassageiros querem metro do Porto permanente
Mais Cultura
21.11.14
Com 18 anos, Sérgio Henrique Viana arrisca-se a ser o mais jovem organista português. Desde agosto que é o organista do Santuário do Sameiro e na...
20.11.14
O cantor soul norte-americano Jimmy Ruffin morreu na segunda-feira, aos 78 anos, num hospital em Las Vegas (Estados Unidos), divulgaram os media norte-americanos...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

6 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled