Barcelona homenageou Saramago

18/02/2011
A homenagem a José Saramago que terminou, esta sexta-feira, em Barcelona revelou que, oito meses após a sua morte, a memória do Nobel da Literatura está mais viva do que nunca entre os leitores.
 
José Carlos Carvalho
Saramago foi homenageado em Barcelona

Dois actos públicos realizados na segunda maior cidade espanhola estiveram completamente lotados de pessoas que quiseram demonstrar o afecto e desfrutaram da atmosfera "Saramaguiana".

O auditório da Biblioteca Jaume Fuster esgotou os lugares na quinta-feira à noite e meia-hora antes do início do acto "Barcelona homenageia Saramago", a fila à porta alongava-se e algumas pessoas não conseguiram entrar.

A festa terminou com o cantor Paco Ibañez a dedicar vários temas ao escritor português e à sua mulher, a jornalista espanhola Pilar del Rio, e a fechar a festa a interpretar a "Grândola Vila Morena", hino da revolução de 25 de Abril de 1974 em Portugal.

A plateia acompanhou euforicamente, a cantar em catalão a letra da música.

"Sentimo-nos órfãos por não contar hoje com a sua voz", disse o vereador de Cultura de Barcelona, Jordi Martí, que abriu a cerimónia onde foram lidos excertos de obras do escritor falecido em Junho passado.

Pilar del Rio, Miguel Gonçalves Mendes, realizador do filme "José e Pilar", e amigos de Saramago foram alguns dos leitores.

Ler Artigo Completo
 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora
subscrever

 
 
Mais Cultura
02.09.15
O Festival de Cinema de Veneza, que começa esta quarta-feira em Itália, contará com a antestreia mundial de "Montanha", a primeira longa-metragem...
 



Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled