Casa da Música leva orquestras para a Baixa Porto durante duas noites

06.09.2013 - 09:37
A Casa da Musica e a Câmara Municipal do Porto vão proporcionar aos portuenses dois concertos gratuitos na avenida dos Aliados, esta noite de sexta-feira com uma noite de jazz e sábado de música clássica.
 
Ricardo Junior/Global Imagens
Os concertos na Avenida dos Aliados são gratuitos

No primeiro dos dois concertos "1ª Avenida", a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) toca música do guitarrista norte-americano Kurt Rosenwinkel, que já havia colaborado com a OJM em 2010, no álbum "Our secret world".

O guitarrista, acompanhado pela OJM, vai estrear três novos com arranjos para "big band" dos directores musicais da orquestra, Pedro Guedes e Carlos Azevedo, que assinaram no disco os arranjos com Ohad Talmor.

No sábado, pelas 21.30 horas como na noite anterior, é a vez da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música descer à praça para um programa bem popular que inclui clássicos como a Sinfonia nº5 de Beethoven ou "La Donna è mobile" do "Rigoletto" de Verdi, e ainda obras de Mendelssohn, Toch, Puccini, Rossini e, para fechar, a valsa com Tritsch-tratsch Polka, de Johann Strauss filho.

Mas a noite deste concerto gratuito é também uma oportunidade para escutar como o compositor Cláudio Carneyro se inspirou em trechos tradicionais como o "Malhão" ou "Senhora do Almortão", para as suas "Portugalesas".

O maestro Pedro Neves vai ter no palco os músicos da orquestra residente da Casa da Música e o tenor Mário Alves.

 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Artes e Vida

Na cozinha que valeu estrela Michelin

AtualidadeUm dia negro para Sócrates
Live TrailersSerena
Mais Cultura
23.11.14
O filme "Cavalo Dinheiro", do realizador português Pedro Costa, venceu a competição internacional do oitavo Festival de Cinema de Vanguarda, que está...
21.11.14
Com 18 anos, Sérgio Henrique Viana arrisca-se a ser o mais jovem organista português. Desde agosto que é o organista do Santuário do Sameiro e na...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

2 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled