Sonae vai abrir mais um Continente e seis Modelo

27.08.2010 - 12:40
A Sonae vai abrir ainda este ano mais um hipermercado Continente e seis supermercados Modelo, para além de duas dezenas de lojas na área do retalho especializado, anunciou o administrador Luís Reis.
 

Segundo o responsável, que falava durante uma 'conference call' com analistas para divulgar os resultados do 2.º trimestre da Sonae SGPS, em Espanha a Sonae SR (Retalho Especializado) espera juntar no 2.º semestre 24 novas lojas às 18 já inauguradas este ano.

"Esperamos continuar a manter a tendência de crescimento e a ganhar quota de mercado em todos os nossos formato chave no retalho", afirmou Luís Reis.  

Embora admitindo "olhar o futuro com prudência devido ao actual contexto macroeconómico", que já se traduziu em "alguma desaceleração no consumo privado", a Sonae acredita que com a sua estratégia irá, "de alguma forma, diminuir o impacto das medidas de austeridade".  

"Os pacotes de austeridade quer em Portugal, quer em Espanha, exigem prudência. O pagamento das SCUTS, a redução de alguns salários e o aumento de impostos vai diminuir o rendimento disponível das famílias nos dois países e seria imprudente da nossa parte não esperar algum impacto disso no consumo, desde logo na área não alimentar. Estamos a contar com isso, mas mantemo-nos confiantes de que vamos continuar a ganhar quota de mercado e a aumentar os lucros", sustentou Luís Reis.  

Segundo referiu, durante o primeiro semestre deste ano a Sonae MC (Modelo Continente) "continuou a aumentar a quota de mercado em Portugal, em 1,5%", pelo que continua "a liderar o mercado de longe, com 35% do mercado de retalho moderno" no país.  

"O resultado mais significativo é o aumento do EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) em 14%, devido não apenas a ganhos de quota mercado, mas sobretudo a melhorias internas da eficiência operacional, com uma forte contribuição da maior eficiência da logística e de um grande aumento das vendas de marca própria, que têm maiores margens", disse.  

Já na Sonae SR, o número dois do grupo Sonae destacou o "muito alto crescimento" registado, "superior a 30%".  

"Em Portugal assistimos a uma combinação de um crescimento moderado das vendas (3% numa base comparável e 10% no total), mas ganhámos quota de mercado em todos os formatos. Na área da electrónica esta é já de 28% pelo que somos, de longe, líderes e continuamos a reforçar essa liderança. No desporto e moda lançámos cartão de fidelidade na Sportzone que já está a ter um impacto positivo nos nossos números", afirmou.  

Já em Espanha a Sonae SR está também a "aumentar a quota de mercado de forma significativa devido à boa performance da Worten, Zippy e, em certa medida, da Sport Zone".  

Algo que, frisou, levou a empresa a "decidir antecipar o plano inicial de expansão em Espanha", onde se está "a expandir mais depressa e mais do que o previsto", mantendo ainda assim o objectivo de "atingir o 'break even' do EBITDA na operação espanhola em 2012". 

 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Live Clips

MC dos Dealema lança o segundo disco a solo

AtualidadeUm dia negro para Sócrates
Live TrailersSerena
Mais Economia
24.11.14
A Assembleia da República aprovou apenas uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2015 das mais de 400 apresentadas pela oposição...
24.11.14
As principais bilheteiras dos Comboios de Portugal estão encerradas, esta segunda-feira, devido à greve dos seus revisores e trabalhadores, fonte...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

31 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled