Sonae vai abrir mais um Continente e seis Modelo

27.08.2010 - 12:40
A Sonae vai abrir ainda este ano mais um hipermercado Continente e seis supermercados Modelo, para além de duas dezenas de lojas na área do retalho especializado, anunciou o administrador Luís Reis.
 

Segundo o responsável, que falava durante uma 'conference call' com analistas para divulgar os resultados do 2.º trimestre da Sonae SGPS, em Espanha a Sonae SR (Retalho Especializado) espera juntar no 2.º semestre 24 novas lojas às 18 já inauguradas este ano.

"Esperamos continuar a manter a tendência de crescimento e a ganhar quota de mercado em todos os nossos formato chave no retalho", afirmou Luís Reis.  

Embora admitindo "olhar o futuro com prudência devido ao actual contexto macroeconómico", que já se traduziu em "alguma desaceleração no consumo privado", a Sonae acredita que com a sua estratégia irá, "de alguma forma, diminuir o impacto das medidas de austeridade".  

"Os pacotes de austeridade quer em Portugal, quer em Espanha, exigem prudência. O pagamento das SCUTS, a redução de alguns salários e o aumento de impostos vai diminuir o rendimento disponível das famílias nos dois países e seria imprudente da nossa parte não esperar algum impacto disso no consumo, desde logo na área não alimentar. Estamos a contar com isso, mas mantemo-nos confiantes de que vamos continuar a ganhar quota de mercado e a aumentar os lucros", sustentou Luís Reis.  

Segundo referiu, durante o primeiro semestre deste ano a Sonae MC (Modelo Continente) "continuou a aumentar a quota de mercado em Portugal, em 1,5%", pelo que continua "a liderar o mercado de longe, com 35% do mercado de retalho moderno" no país.  

"O resultado mais significativo é o aumento do EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) em 14%, devido não apenas a ganhos de quota mercado, mas sobretudo a melhorias internas da eficiência operacional, com uma forte contribuição da maior eficiência da logística e de um grande aumento das vendas de marca própria, que têm maiores margens", disse.  

Já na Sonae SR, o número dois do grupo Sonae destacou o "muito alto crescimento" registado, "superior a 30%".  

"Em Portugal assistimos a uma combinação de um crescimento moderado das vendas (3% numa base comparável e 10% no total), mas ganhámos quota de mercado em todos os formatos. Na área da electrónica esta é já de 28% pelo que somos, de longe, líderes e continuamos a reforçar essa liderança. No desporto e moda lançámos cartão de fidelidade na Sportzone que já está a ter um impacto positivo nos nossos números", afirmou.  

Já em Espanha a Sonae SR está também a "aumentar a quota de mercado de forma significativa devido à boa performance da Worten, Zippy e, em certa medida, da Sport Zone".  

Algo que, frisou, levou a empresa a "decidir antecipar o plano inicial de expansão em Espanha", onde se está "a expandir mais depressa e mais do que o previsto", mantendo ainda assim o objectivo de "atingir o 'break even' do EBITDA na operação espanhola em 2012". 

 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Artes e Vida

Documentário mostra os problemas na ajuda aos sem-abrigo

ReportagensA pesca é gosto que fica no corpo
AtualidadePassageiros querem metro do Porto permanente
Mais Economia
22.11.14
Os serviços de água vão ter de aplicar obrigatoriamente tarifas sociais a partir de 2016, mas o regulador acredita que muitos vão fazê-lo voluntariamente...
21.11.14
Em dois meses, quase cinco mil pessoas perderam o direito a receber o Rendimento Social de Inserção, segundo os dados do Instituto da Segurança...
21.11.14
O Estado português atribuiu cerca de 309 mil prestações de desemprego em outubro, deixando sem estes apoios mais de 392 mil desempregados.
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

31 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled