Soares dos Santos é o homem mais rico de Portugal

25.07.2012 - 20:15
Soares dos Santos, da cadeia Pingo Doce, é o homem mais rico de Portugal, ultrapassando Américo Amorim que, juntamente com os 24 mais afortunados, empobreceram este ano 17,5% face a 2011, segundo contas da revista Exame.
 
Soares dos Santos é o homem mais rico de Portugal
foto Global Imagens/Arquivo
Soares do Santos detém a maior riqueza

Na habitual lista anual dos 25 mais ricos de Portugal, a Exame conclui que as maiores fortunas portuguesas somaram este ano 14,4 mil milhões de euros, uma queda de 17,5% face ao ano anterior.

"2012 é o ano em que os ricos estão mais pobres", lê-se na edição de agosto daquela publicação, que dá conta da queda generalizada das fortunas portuguesas, à exceção da dos acionistas da Jerónimo Martins, cadeia de supermercados liderada por Soares dos Santos.

O total das 25 maiores fortunas equivale a 8,4% do Produto interno Bruto (PIB) português de 2011, a preços de mercado, uma queda face ao peso de 10,1% do ano anterior.

O homem-forte da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, substituiu este ano Américo Amorim na liderança do ranking, uma vez que a sua fortuna cresceu este ano 8%, para 2,1 mil milhões de euros.

O empresário tinha passado do quarto lugar em 2010 para segundo em 2011, depois de ter registado uma fortuna de 330 milhões de euros quando o ranking da revista surgiu, em 2004.

Américo Amorim tem como grandes ativos as participações na Corticeira Amorim e na Galp Energia e tornou-se há quatro anos no homem mais rico de Portugal, caindo este ano para segundo lugar, depois da sua fortuna recuar 24,4% para 1,9 mil milhões de euros.

Ler Artigo Completo
 
 
Cronologia 2014
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - JN Destaque
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

36 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled