Esgotamento físico e mental que impede qualquer actividade

 | 10/08/2006
 

"Burnout"- cérebro queimado numa tradução livre do inglês - é o nome dado a uma forma muito grave de esgotamento mental e físico, que impede a pessoa de trabalhar, de conviver, de ter uma vida normal. Para os neuropsicólogos a doença surge devido a excesso de stresse intelectual e emocional, e a recuperação demora cerca de um a dois anos, mas as sequelas mantêm-se por muitos mais.

A justificação avançada pelos especialistas para esta nova doença "é o progresso tecnológico e a globalização, da sociedade industrializada". O neuropsicólogo Nelson Lima, sublinha que o "cérebro humano nunca foi tão solicitado a dar o seu melhor como nos tempos actuais".

O "burnout" explica o neuropsicólogo, resulta de stresse ocupacional extremo "e apresenta três sintomas diferentes, a exaustão emocional, despersonalização e ausência de realização pessoal". As pessoas apresentam, entre outras queixas, a falta de energia, fadiga crónica, tensão, irritabilidade, falta de concentração, problemas de sono, sentimentos depressivos.

A variedade de sintomas pode dar origem a diferentes diagnósticos, que não levam à cura. "Cai-se muitas vezes na tentação de diagnosticar depressão, ou excesso de stress e as pessoas são medicadas de acordo com essas orientações, quando o "burnout" implica várias especialidades", salientou Nelson Lima.

Por outro lado, acrescentou, "não se trata de um fenómeno raro. Estima-se que 10 a 40% da população laboral apresente sintomas de "burnout". As actividades que provocam mais ansiedade e tensão são as que podem causar mais casos da doença, entre elas a classe médica".

Etapas

Ler Artigo Completo
 
 
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.











NOS ConferênciaPrémioInovaçãoNOS - JN Destaque
Continente Uva d'Ouro 2015 - JN 300x100
 

Serviços


27º 18º
HOJE, 08 de Julho

Amanhã27º |16º
Sexta22º |15º
Sábado23º |16º
Domingo26º |17º

 




Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled