Curso de guarda-costas aptos para todo o serviço

 | 08.10.2006 - 00:00
 

aem de Fafe alguns dos homens que têm a missão de preservar a integridade física de muitas das figuras públicas e homens de negócios do nosso país. São, por definição, homens discretos que trabalham na sombra de quem lhes paga, mas que têm de intervir ao primeiro sinal de alerta e em casos extremos dão a vida pela profissão.

Os guarda-costas, a partir do momento em que entram em acção deixam de ter vida própria e o seu pensamento centra-se apenas no protegido. "Tudo o que se vê nos filmes é passível de acontecer. Aquelas manobras de auto-estrada, disparos, perseguições, no fundo fazemos tudo o que for preciso para manter a segurança de quem estamos a proteger", disse ao JN António Gonçalves, instrutor do curso de Acompanhamento de Defesa e de Protecção de Pessoas (ADPP), ministrado na sua empresa em Fafe e que colocou no mercado de trabalho mais 14 homens "aptos para todo o serviço".

Este curso, supervisionado pelo comandante do Corpo de Segurança Pessoal da PSP, teve muita procura, uma vez que "são pessoas que já trabalham para clientes com grande poder financeiro mas que têm problemas porque não estão acreditados para trabalhar".

No entanto, para esta profissão não vai quem quer, mas sim quem reunir algumas características que são essenciais para o seu exercício. "Tem que ser uma pessoa idónea, discreta, exigente, bem dotado fisicamente, bom no tiro, tem que vestir bem, ser bom relações públicas e se possível falar várias línguas", enumerou António Gonçalves.

O trabalho de um homem com um curso de ADPP pode custar, no mínimo 30 euros por hora, mas "tudo depende do cliente e da especificidade do serviço". Nesta altura, a saída não é muita mas, no futuro, António Gonçalves espera que "quando as forças de segurança se começarem a retirar deste tipo de serviço a saída seja maior".

Toda esta formação que envolve aulas teóricas e práticas foi ministrada em Fafe, nas instalações da empresa GIRPE e na Escola EB 2,3 de S. Martinho, à excepção das aulas de tiro, que se desenrolaram na carreira de tiro da Trofa.

Ler Artigo Completo
 
 










Empresas na Caixa 300x100 JN
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
JN Descontos Geral 300x100
 
VER VÍDEO
Close-up

Tartarugas Ninja voltam a invadir salas de cinema

AtualidadeMédica portuguesa vai para a Serra Leoa combater o ébola
AtualidadePassageiros surpreendidos no Porto com greve na TAP

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (19)
2 - FC Porto (18)
3 - V. Guimarães (17)
4 - Sporting (16)
5 - Rio Ave (14)
6 - Sp. Braga (14)
7 - P. Ferreira (14)
8 - Belenenses (14)
9 - Marítimo (12)
10 - Moreirense (10)
11 - Nacional (8)
12 - V. Setúbal (8)
13 - Académica (7)
14 - Boavista (7)
15 - Arouca (7)
16 - Estoril (6)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (2)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 27ºC
  • 16ºC
  • HOJE
  • 20ºC
  • 12ºC
  • AMANHÃ

 

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled