JN

FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Angola: Fernando Heitor é o novo segundo vice-presidente da Assembleia Nacional

Publicado

lusa
 

Luanda, 14 Ago (Lusa) - O deputado da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) Fernando Heitor foi eleito hoje em Luanda segundo vice-presidente da Assembleia Nacional. 

Com 135 votos a favor e duas abstenções, o economista e antigo vice-ministro das Finanças ocupa o cargo deixado vago por Jerónimo Elavoko Wangam, falecido no passado mês de Abril. 

A votação decorreu durante uma sessão plenária extraordinária da Assembleia Nacional angolana, cujos deputados se manifestaram também favoráveis à criação do Parlamento da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC). 

Comentando a eleição de Fernando Heitor, o porta-voz da UNITA, Adalberto Costa Júnior afirmou que a mesma decorre da necessidade de dar "outro protagonismo" ao órgão legislativo angolano. 

"A UNITA indicou Heitor por ser um homem competente, participante, aguerrido e persistente. Há muita passividade e espírito de deixa andar, além da falta de modernismo, pelo que gostaríamos ter um parlamento mais interventivo e que se aproxime mais das pessoas", salientou Adalberto Júnior. 

Em declarações à Lusa, o político referiu que o novo cargo de Fernando Heitor, um deputado "particularmente activo", não limitará as suas intervenções. 

"Esta mudança não limitará a sua intervenção de bancada. Sempre que desejar fazer o uso da palavra deixará a presidência e tomará um lugar na bancada, pois o homem não vai ficar calado, antes pelo contrário a vice-presidência vai torná-lo mais interventivo", frisou. 

Integram a Assembleia Nacional angolana 210 deputados, sendo 120 do MPLA, 70 da UNITA, seis do Partido de Renovação Social, cinco da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e três do PLD. 

Com apenas um assento estão ainda a AD-Coligação, o Partido de Aliança da Juventude Operário e Camponesa (PAJOCA), o Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP/ANA), o Partido Nacional Democrático de Angola (PNDA), o Partido Renovador Democrático (PRD) e o Partido Social Democrático (PSD).  

HSO. 

Lusa/fim

 
 










Multimédia
Blogues
Inquérito



JN 125 Anos Aveiro
Pontos JN 125 anos
Porto Campeão - JN 300x100
Loja do Jornal 300x100
Dia da Criança - Descontocasião
Professor do Ano 300x100

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 


Liga Zon Sagres
Jogos Ao Vivo
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - FC Porto (78)
2 - Benfica (77)
3 - P. Ferreira (54)
4 - Sp. Braga (52)
5 - Estoril (45)
6 - Rio Ave (42)
7 - Sporting (42)
8 - Nacional (40)
9 - V. Guimarães (40)
10 - Marítimo (38)
11 - Académica (28)
12 - V. Setúbal (26)
13 - Gil Vicente (25)
14 - Olhanense (25)
15 - Moreirense (24)
16 - Beira-Mar (23)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 21ºC
  • 11ºC
  • HOJE
  • 21ºC
  • 9ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled