1ª Guerra Mundial terminou há 90 anos

11.11.2008 - 11:31
A primeira Guerra Mundial acabou há 90 anos. O conflito, que custou a vida a 10 milhões de pessoas, entre 1914-1918, terminou a bordo de um comboio. Na floresta de Compiègne, em França, alemães e aliados assinarem o Armistício, às 11 horas dos dia 11 do mês 11 de 1918.
 
Vincent Kessler/AP

Para assinalar a data, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, preside à cerimónia internacional de comemoração do nonagésimo aniversário do Armistício. A cerimónia decorreu no forte Douamont, um dos cenários da sangrenta batalha de Verdun em 1916, na qual morreram 300 mil pessoas.

A acompanhar Sarkozy estão o Príncipe Carlos, herdeiro da coroa inglesa, o grão-duque Henri de Luxemburgo, o novo presidente do Bunderstag, câmara alta do parlamento alemão, Peter Müller. 

O presidente francês falará no ossário de Douamont, construído nos anos 20 para acolher os restos das 300 mil vítimas de Verdun. Em 1916, entre Fevereiro e Dezembro, durante 300 dias e 300 noites foram disparados 26 milhões de obuses pelas artilharias rivais.

Depois de falar no ossário de Douamont, Sarkozy deslocar-se-á ao cemitério alemão, próximo do local. A governadora-geral da Austrália, Quentin Bryce, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o presidente do Parlamento europeu, Hans-Gert Poettering são alguns dos governantes igualmente presentes nas cerimónias.

 
 
Cronologia 2014
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - JN Destaque
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
TSF Superbrand - JN destaque
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Mundo
20.12.14
O grupo jihadista Estado Islâmico executou 100 dos seus combatentes estrangeiros, que tentavam fugir da cidade de Raqqa, no norte da Síria, avançou...
20.12.14
Uma adega destruída e o corte de uma estrada em Chã das Caldeiras são o resultado, este sábado, do avanço da lava que há quase um mês jorra ininterruptamente...
20.12.14
O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou que o VII Congresso do Partido Comunista da ilha será em abril de 2016
20.12.14
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que ninguém conseguirá "intimidar, conter ou isolar" a Rússia e defendeu que o país, alvo de sanções...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

4 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled