Rússia reserva-se o direito de abandonar novo tratado nuclear

06/04/2010
Moscovo reserva-se o direito de abandonar o novo tratado nuclear, que será assinado na quinta feira, em Praga, se o sistema antinuclear norte-americano ameaçar a eficácia das suas forças nucleares, advertiu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo. 
 

"A Rússia terá o direito de sair do tratado START se o desenvolvimento quantitativo e qualitativo do potencial de defesa anti míssil dos Estados Unidos começar a pesar sobre a eficácia das forças nucleares estratégicas ", declarou Serguei Lavrov, referindo-se ao acordo nuclear, conehcido por START, que vai ser ratificado por Barack Obama, na próxima quinta-feira.

No entanto, o chefe da diplomacia russa considerou que o novo tratado sobre desarmamento nuclear testemunha um "novo nível de confiança" nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos, os dois antigos inimigos da Guerra Fria.

O tratado, que será assinado pelos presidentes norte-americano, Barack Obama, e russo, Dmitri Medvedev, "reflecte o novo nível de confiança entre Moscovo e Washington ", frisou Lavrov.

A Rússia e os Estados Unidos fizeram da assinatura deste acordo de desarmamento o símbolo do relançamento das suas relações, afectadas durante a presidência de George W. Bush.

 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Mundo
19.04.15
O primeiro-ministro italiano Matteo Renzi pediu uma reunião de emergência aos parceiros da União Europeia, na sequência de novo naufrágio no Mediterrâneo...
19.04.15
Um grupo de homens armados matou tiro, este domingo, oito elementos de uma claque do Corinthians, um dos clubes de futebol mais populares no Brasil.
19.04.15
Uma embarcação que ligava o Porto de Maputo e a ilha de Inhaca, ao largo da capital moçambicana, desapareceu na sexta-feira com sete pessoas a bordo...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled