Cheias na China obrigaram à evacuação de mais de 100 mil pessoas

25.07.2010 - 12:24
As cheias e deslizamentos de terras na China obrigaram à evacuação de mais de 100 mil pessoas e já provocaram mais de 1000 mortes, uma situação que se poderá ainda agravar, alertou o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.
 

A China enfrenta a pior época das chuvas da última década, que provocou a maior subida do nível da água do rio Yangtsé, o mais longo do país, desde 1987, uma situação que está a ter o impacto mais grave nas regiões do Norte da China.

Na província chinesa de Sichuan, fortemente abalada por um sismo em 2008, as chuvas varreram as casas de um andar e obrigaram ao corte de estradas, abastecimento de energia e telecomunicações e à evacuação de mais de 100 mil pessoas que estão a ser realojadas em armazéns e tendas em locais de maior altitude.  

Em Shaanxi, a norte de Sichuan, foram também evacuadas 6.400 pessoas das suas casas e na província de Hubei cerca de 7.700 pessoas.  

A situação poderá agravar-se, já que as previsões meteorológicas para a China apontam para a continuação das chuvas nos próximos dias, o que levou o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, a alertar hoje, domingo, as autoridades locais para se prepararem para "mais cheias e desastres".  

Wen Jiabao defendeu que a China está numa "fase crucial" do controlo das cheias.  

As cheias que atingem 28 províncias, regiões e municípios da China, especialmente a Norte do país, causaram perdas económicas estimadas em, pelo menos, 25 mil milhões de dólares americanos (19 mil milhões de euros) e afectaram 120 milhões de pessoas, anunciou o Governo chinês.  

Em 1998, o pior ano de cheias de que a China tem memória, as chuvas fortes e a subida do nível da água dos rios provocaram mais de 4.000 mortes e forçaram à evacuação de 18 milhões de pessoas. 

 
 
Empresas na Caixa 300x100 JN
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Close-up

Tartarugas Ninja voltam a invadir salas de cinema

AtualidadeMédica portuguesa vai para a Serra Leoa combater o ébola
AtualidadePassageiros surpreendidos no Porto com greve na TAP
Mais Mundo
31.10.14
Um homem chinês que matou uma menina de dois anos depois de um conflito com a mãe da criança devido a um lugar de estacionamento foi executado esta...
30.10.14
Os corpos de três irmãos cidadãos dos Estados Unidos da América, de ascendência mexicana, desaparecidos há mais de duas semanas e que se pensava que...

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado






Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled