Cheias na China obrigaram à evacuação de mais de 100 mil pessoas

25/07/2010
As cheias e deslizamentos de terras na China obrigaram à evacuação de mais de 100 mil pessoas e já provocaram mais de 1000 mortes, uma situação que se poderá ainda agravar, alertou o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.
 

A China enfrenta a pior época das chuvas da última década, que provocou a maior subida do nível da água do rio Yangtsé, o mais longo do país, desde 1987, uma situação que está a ter o impacto mais grave nas regiões do Norte da China.

Na província chinesa de Sichuan, fortemente abalada por um sismo em 2008, as chuvas varreram as casas de um andar e obrigaram ao corte de estradas, abastecimento de energia e telecomunicações e à evacuação de mais de 100 mil pessoas que estão a ser realojadas em armazéns e tendas em locais de maior altitude.  

Em Shaanxi, a norte de Sichuan, foram também evacuadas 6.400 pessoas das suas casas e na província de Hubei cerca de 7.700 pessoas.  

A situação poderá agravar-se, já que as previsões meteorológicas para a China apontam para a continuação das chuvas nos próximos dias, o que levou o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, a alertar hoje, domingo, as autoridades locais para se prepararem para "mais cheias e desastres".  

Wen Jiabao defendeu que a China está numa "fase crucial" do controlo das cheias.  

As cheias que atingem 28 províncias, regiões e municípios da China, especialmente a Norte do país, causaram perdas económicas estimadas em, pelo menos, 25 mil milhões de dólares americanos (19 mil milhões de euros) e afectaram 120 milhões de pessoas, anunciou o Governo chinês.  

Em 1998, o pior ano de cheias de que a China tem memória, as chuvas fortes e a subida do nível da água dos rios provocaram mais de 4.000 mortes e forçaram à evacuação de 18 milhões de pessoas. 

 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Mundo
31.01.15
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, telefonou a vários dirigentes europeus para reiterar que não pretende tomar medidas unilaterais em relação...
31.01.15
Um homem morreu, este sábado de madrugada, ao ser atingido por um raio durante uma tempestade no Rio de Janeiro, no Brasil.
31.01.15
O presidente do Governo espanhol respondeu este sábado às críticas dos dirigentes do Podemos às políticas do executivo, afirmando que "são uns tristes...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 

Mais Lidas
28.01.15
Esta é a lista dos 28 medicamentos genéricos existentes em Portugal que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou que fossem suspensos. Destes...


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled