JN

FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio
 

Ministro do Interior de Angola exonerado devido a extradição "ilegal" de português

Publicado

 

O ministro do Interior angolano, Roberto Leal Monteiro "Ngongo", vai ser exonerado do cargo pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em consequência da extradição "ilegal" de um cidadão português de São Tomé e Príncipe para Angola.

A decisão da Presidência angolana foi divulgada domingo à noite através de um comunicado onde informa que o Ministério do Interior reconheceu o "grave erro em que incorreu" ao ter permitido que o cidadão português Jorge dos Santos Oliveira fosse retirado de São Tomé e Príncipe ao arrepio da lei.

Jorge dos Santos Oliveira estava acusado de fraude por um conhecido empresário e político angolano, o ex-deputado do MPLA, partido no poder, Mello Xavier, com quem trabalhou em Angola, e sobre o qual decorre um processo judicial nos tribunais angolanos.

No entanto, ainda segundo a nota da Presidência angolana, a inexistência de um acordo de extradição entre os dois países e de uma autorização judicial das autoridades são-tomenses leva a que a "extradição" tenha decorrido de forma "irregular e ilegal".

Ao ter conhecimento da forma como Jorge Oliveira foi retirado de São Tomé e Príncipe, o Presidente José Eduardo dos Santos, segundo fontes próximas do processo contactadas pela Lusa, mostrou imediatamente o seu desconforto e deu inicio ao processo de exoneração do ministro do Interior.

A Presidência não explica a forma como decorreu a extradição ilegal de Jorge Oliveira de São Tomé e Príncipe mas a imprensa angolana avançou que o cidadão português foi retirado, no final de 2009, do arquipélago por uma espécie de "comando" formado por agentes da polícia não identificados como tal, enviado de Luanda à margem de qualquer contacto oficial com as autoridades locais.

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte
 
 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente UVA D'OURO 2014
Empreendedorismo
Amazing Romance in Thailand - JN Destaque (Participação)
fbem gif

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 


Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (70)
2 - Sporting (63)
3 - FC Porto (55)
4 - Estoril (49)
5 - Nacional (41)
6 - Sp. Braga (35)
7 - V. Setúbal (34)
8 - Marítimo (34)
9 - Académica (33)
10 - V. Guimarães (31)
11 - Rio Ave (31)
12 - Gil Vicente (27)
13 - Arouca (25)
14 - Belenenses (24)
15 - P. Ferreira (23)
16 - Olhanense (21)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 21ºC
  • 14ºC
  • HOJE
  • 18ºC
  • 9ºC
  • AMANHÃ

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled