Dezenas de crucificados nas Filipinas

22.04.2011 - 14:34
Dezenas de penitentes foram crucificados em várias povoações do norte das Filipinas, num ritual habitual no país, de população maioritariamente católica, nas sextas-feiras Santas.
 
  • Crucificação é ritual nas Filipinas na sexta-feira Santa. 
		 
    TED ALJIBE/AFP
    1/2  |  Crucificação é ritual nas Filipinas na sexta-feira Santa
  • Sacrifício com a fé numa recompensa de Deus. 
		 
    REUTERS/Erik de Castro
    2/2  |  Sacrifício com a fé numa recompensa de Deus
AnteriorPróximo

Na localidade de San Pedro Cutud, a cerca de 70 quilómetros a norte de Manila, milhares de filipinos e estrangeiros enfrentaram um intenso calor para assistir à crucificação de uma dezena de seguidores de Jesus Cristo, que, segundo a fé católica, morreu crucificado e ressuscitou no domingo de Páscoa.

Nas proximidades, na pequena aldeia de Arayat meia dezena de católicos foram presos com pregos de cerca de 15 centímetros pelas palmas das mãos a cruzes de madeira. Os crentes enfrentam a dor entre cinco a 10 minutos.

"É o 11.º ano que me sacrifico, faço isso pela minha família", testemunhou à agência noticiosa EFE Rolando, de 38 anos, enquanto lhe colocam ligaduras nas mãos para estancar uma pequena hemorragia.

O mesmo crente garantiu que em dois dias estará novamente em "plena forma para cortar cana de açúcar" e confia que receba de Deus uma recompensa pelo seu sacrifício: a melhoria do estado de saúde da sua mãe.

Muitos outros filipinos optam por flagelar-se para redimirem os seus pecados e desfilam durante todos os dias da Semana Santa, em procissões enquanto ferem as costas com um chicote molhado.

A Igreja Católica tem reiterado a sua oposição a este tipo de ritos popularizados na província de Pampanga nos últimos 60 anos, justificando que são actos que apenas buscam o bem próprio e afastam-se do significado da paixão de Cristo.

Ler Artigo Completo
 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Artes e Vida

Documentário mostra os problemas na ajuda aos sem-abrigo

AtualidadePassageiros querem metro do Porto permanente
Close-upNovo capítulo da série "The Hunger Games" chega aos ecrãs
Mais Mundo
21.11.14
A jovem holandesa de 19 anos que foi resgatada pela mãe ao Estado Islâmico compareceu, esta sexta-feira, diante de um tribunal em Maastricht, sul...
21.11.14
O trânsito em Toronto ficou congestionado nesta quinta-feira depois de três pessoas terem alegadamente mantido relações sexuais num transporte público...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

27 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled