Estado de saúde de Mandela continua a melhorar

22.07.2013 - 14:47
O estado de saúde do antigo presidente sul-africano Nelson Mandela continua a melhorar, anunciou esta segunda-feira o Governo de Pretória, seis semanas após o herói da luta anti-apartheid ter sido internado com uma infeção pulmonar recorrente.
 
MIKE HUTCHINGS/REUTERS

"O antigo presidente Mandela ainda está em estado crítico no hospital, mas mostra uma melhoria sustentada", refere uma nota divulgada pelo gabinete do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e citada pelas agências noticiosas internacionais.

A Presidência sul-africana voltou a agradecer o apoio que milhões de sul-africanos e a comunidade internacional manifestaram a Mandela por ocasião do seu 95º aniversário, na quinta-feira passada.

Hospitalizado desde o dia 8 de junho num hospital de Pretória, Mandela sofre de uma infeção pulmonar recorrente, uma sequela dos 27 anos de prisão.

Nascido a 18 de julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandela foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, depois de décadas de luta contra o regime segregacionista da minoria branca que governou a África do Sul.

Herói da luta anti-apartheid, liderou com o último presidente imposto pela minoria branca, Frederik de Klerk, uma transição para a democracia baseada na reconciliação nacional, o que lhe valeu a atribuição do prémio Nobel da paz em 1993.

Em 2010, as Nações Unidas declararam 18 de julho como o "Mandela Day", apelando a todos os cidadãos para que façam neste dia uma boa ação em honra do antigo presidente sul-africano e consagrem simbolicamente 67 minutos à memória dos 67 anos de militância política e pela paz de Nelson Mandela.

 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Artes e Vida

Na cozinha que valeu estrela Michelin

AtualidadeUm dia negro para Sócrates
Live TrailersSerena
Mais Mundo
23.11.14
Um polícia norte-americano alvejou mortalmente um rapaz de 12 anos que brincava com uma réplica de uma arma, em Cleveland, nos Estados Unidos da América.
23.11.14
Cerca de 50 pessoas morreramno Afeganistão depois de um bombista suicida se ter feito explodir entre o público que assistia a um jogo de voleibol...
23.11.14
A erupção vulcânica iniciada às últimas horas de sábado na ilha cabo-verdiana do Fogo era previsível, pois o vulcão já dava sinais disso há algum...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

1 Comentário


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled