Quebra-gelo chinês que ajudou a salvar cientistas também bloqueado no Antártico

04/01/2014
O navio chinês enviado para socorrer os passageiros de um navio russo preso nos gelos do Antártico há mais de uma semana ficou também bloqueado durante o trajeto, referiu uma fonte oficial.
 
HODA EMAM/Reuters
Foi o helicóptero do Xue Long que resgatou os cientistas do navio russo
TAGS

O quebra-gelo Xue Long (Dragão das Neves) disponibilizou o seu helicóptero para participar na retirada dos 22 passageiros, incluindo tripulação, do MV Akademik Chokalskii, um navio russo bloqueado desde 24 de dezembro pela vasta camada de gelo.

No entanto, a Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA) referiu, este sábado, em comunicado, que fracassaram todas as tentativas de manobras por parte do navio quebra-gelos chinês.

"O Xue Long confirmou à Autoridade de Segurança Marítima Australiana que está bloqueado pelo gelo", referiu.

Na noite de sexta-feira, responsáveis oficiais referiram que o Xue Long comunicou que estava rodeado por uma espessa camada de gelo e que iria tentar libertar-se na manhã deste sábado.

A AMSA acrescentou que, apesar do falhanço de uma primeira tentativa, o comandante assegurou que o navio está operacional e não solicitou ajuda.

"Não existe um perigo imediato para a tripulação a bordo do Xue Long", assegurou ainda a AMSA, acrescentado que o navio tem reservas de alimentos para várias semanas.

 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Mundo
01.02.15
Pelo menos cinco pessoas morreram na Bulgária devido aos ventos e chuva fortes que se fizeram sentir no país. As autoridades declararam o alerta de...
01.02.15
Um inglês de 51 anos foi levado por uma onda quando atirava as cinzas da irmã ao mar, no Norte da Cornualha, no Reino Unido.
01.02.15
O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, disse hoje que quer ir em breve a Berlim, sede do governo alemão, e a Frankfurt, sede do Banco...
01.02.15
Um menino de três anos atingiu a mãe e o pai a tiro, com uma só bala. O disparo aconteceu depois de encontrar a arma na mala da progenitora, quando...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 

Mais Lidas
28.01.15
Esta é a lista dos 28 medicamentos genéricos existentes em Portugal que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou que fossem suspensos. Destes...


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled