Quebra-gelo chinês que ajudou a salvar cientistas também bloqueado no Antártico

04.01.2014 - 10:51
O navio chinês enviado para socorrer os passageiros de um navio russo preso nos gelos do Antártico há mais de uma semana ficou também bloqueado durante o trajeto, referiu uma fonte oficial.
 
HODA EMAM/Reuters
Foi o helicóptero do Xue Long que resgatou os cientistas do navio russo

O quebra-gelo Xue Long (Dragão das Neves) disponibilizou o seu helicóptero para participar na retirada dos 22 passageiros, incluindo tripulação, do MV Akademik Chokalskii, um navio russo bloqueado desde 24 de dezembro pela vasta camada de gelo.

No entanto, a Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA) referiu, este sábado, em comunicado, que fracassaram todas as tentativas de manobras por parte do navio quebra-gelos chinês.

"O Xue Long confirmou à Autoridade de Segurança Marítima Australiana que está bloqueado pelo gelo", referiu.

Na noite de sexta-feira, responsáveis oficiais referiram que o Xue Long comunicou que estava rodeado por uma espessa camada de gelo e que iria tentar libertar-se na manhã deste sábado.

A AMSA acrescentou que, apesar do falhanço de uma primeira tentativa, o comandante assegurou que o navio está operacional e não solicitou ajuda.

"Não existe um perigo imediato para a tripulação a bordo do Xue Long", assegurou ainda a AMSA, acrescentado que o navio tem reservas de alimentos para várias semanas.

 
 
Empresas na Caixa 300x100 JN
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Atualidade

Médica portuguesa vai para a Serra Leoa combater o ébola

AtualidadePassageiros surpreendidos no Porto com greve na TAP
Close-upTartarugas Ninja voltam a invadir salas de cinema
Mais Mundo
31.10.14
Uma pessoa morreu e três outras ficaram feridas no centro de Angola, no município do Cuito, província do Bié, ao manusearem uma granada de mão...

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado






Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled