Quebra-gelo chinês que ajudou a salvar cientistas também bloqueado no Antártico

04.01.2014 - 10:51
O navio chinês enviado para socorrer os passageiros de um navio russo preso nos gelos do Antártico há mais de uma semana ficou também bloqueado durante o trajeto, referiu uma fonte oficial.
 
HODA EMAM/Reuters
Foi o helicóptero do Xue Long que resgatou os cientistas do navio russo
TAGS

O quebra-gelo Xue Long (Dragão das Neves) disponibilizou o seu helicóptero para participar na retirada dos 22 passageiros, incluindo tripulação, do MV Akademik Chokalskii, um navio russo bloqueado desde 24 de dezembro pela vasta camada de gelo.

No entanto, a Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA) referiu, este sábado, em comunicado, que fracassaram todas as tentativas de manobras por parte do navio quebra-gelos chinês.

"O Xue Long confirmou à Autoridade de Segurança Marítima Australiana que está bloqueado pelo gelo", referiu.

Na noite de sexta-feira, responsáveis oficiais referiram que o Xue Long comunicou que estava rodeado por uma espessa camada de gelo e que iria tentar libertar-se na manhã deste sábado.

A AMSA acrescentou que, apesar do falhanço de uma primeira tentativa, o comandante assegurou que o navio está operacional e não solicitou ajuda.

"Não existe um perigo imediato para a tripulação a bordo do Xue Long", assegurou ainda a AMSA, acrescentado que o navio tem reservas de alimentos para várias semanas.

 
 
Cronologia 2014
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - JN Destaque
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
TSF Superbrand - JN destaque
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Mundo
22.12.14
O governo do País Basco, Espanha, apresentou uma proposta para acelerar o processo de desarmamento do grupo separatista ETA, três anos depois de...
21.12.14
Onze pessoas ficaram feridas em Dijon, leste de França, depois de terem sido atropeladas por um automobilista que gritava em árabe "Allahu Akbar"...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

16 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled