Governo antecipa exames de matemática do 6º e 9º ano para véspera da Greve Geral

19/06/2013
O Ministério da Educação antecipou os exames finais de matemática do 6º e do 9º ano para 26. As provas estavam marcadas para 27 de junho, dia de Greve Geral nacional. As pautas do exame de português deverão ser afixadas até 12 de julho.
 
Pedro Rocha / Global Imagens
Nuno Crato, ministro da Educação

"Tendo em vista o prejuízo que a Greve Geral marcada para esse dia poderia acarretar", as provas foram antecipadas para 26 junho, pode ler-se no comunicado que o o Ministério da Educação fez chegar às redações.

Assim, de acordo com o despacho do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, a prova final de matemática (62) do 2º ciclo realiza-se a 26 de junho, às 9.30 horas; a prova final de matemática (92) do 3º ciclo fica marcada para a mesma data, às 14 horas.

"O Ministério responde assim ao apelo dos pais e encarregados de educação e mais uma vez toma a decisão que mais protege os alunos, que poderiam ser prejudicados quer pela impossibilidade de chegarem a horas em função dos transportes, quer pela ausência de professores e funcionários", pode ler-se, ainda, no comunicado do Ministério da Educação.

O MEC reconhece que "a alteração de um calendário construído de forma extremamente precisa, como é o dos exames nacionais, acarreta sempre inconvenientes", mas garante que "tudo fará para que estes sejam minimizados".

No mesmo despacho, o MEC reafirma os alunos que não fizeram exame nacional de Português (639) e os exames de Português Língua Não Materna, nível inicial e intermédio, podem realizar os referidos exames ainda na 1ª fase, no dia 2 de julho, às 9.30 horas, "sem necessidade de inscrição adicional".

As pautas referentes ao exames de português, quer tenham sido feitos a 17 de junho, dia de greve de professores, quer sejam feitos a 2 de julho, "deverão ser afixadas no dia 12 julho de 2013", pode ler-se no despacho do MEC.

 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora
subscrever

 
 
Mais Nacional
05.09.15
A partir da meia-noite, o JN online publica as listas de entrada no Ensino Superior. Saiba às primeiras horas do dia se entrou na Universidade e leia...
03.09.15
O Inglês passa a ser obrigatório no 3.º ano do ensino básico, mas a contratação de professores está a apresentar muitas dificuldades.
02.09.15
Esta terça-feira foi dia de apresentação dos professores, os colocados pela mobilidade interna e pela contratação inicial, cujas listas saíram na...
 



Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled