Governo antecipa exames de matemática do 6º e 9º ano para véspera da Greve Geral

19/06/2013
O Ministério da Educação antecipou os exames finais de matemática do 6º e do 9º ano para 26. As provas estavam marcadas para 27 de junho, dia de Greve Geral nacional. As pautas do exame de português deverão ser afixadas até 12 de julho.
 
Pedro Rocha / Global Imagens
Nuno Crato, ministro da Educação

"Tendo em vista o prejuízo que a Greve Geral marcada para esse dia poderia acarretar", as provas foram antecipadas para 26 junho, pode ler-se no comunicado que o o Ministério da Educação fez chegar às redações.

Assim, de acordo com o despacho do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, a prova final de matemática (62) do 2º ciclo realiza-se a 26 de junho, às 9.30 horas; a prova final de matemática (92) do 3º ciclo fica marcada para a mesma data, às 14 horas.

"O Ministério responde assim ao apelo dos pais e encarregados de educação e mais uma vez toma a decisão que mais protege os alunos, que poderiam ser prejudicados quer pela impossibilidade de chegarem a horas em função dos transportes, quer pela ausência de professores e funcionários", pode ler-se, ainda, no comunicado do Ministério da Educação.

O MEC reconhece que "a alteração de um calendário construído de forma extremamente precisa, como é o dos exames nacionais, acarreta sempre inconvenientes", mas garante que "tudo fará para que estes sejam minimizados".

No mesmo despacho, o MEC reafirma os alunos que não fizeram exame nacional de Português (639) e os exames de Português Língua Não Materna, nível inicial e intermédio, podem realizar os referidos exames ainda na 1ª fase, no dia 2 de julho, às 9.30 horas, "sem necessidade de inscrição adicional".

As pautas referentes ao exames de português, quer tenham sido feitos a 17 de junho, dia de greve de professores, quer sejam feitos a 2 de julho, "deverão ser afixadas no dia 12 julho de 2013", pode ler-se no despacho do MEC.

 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Nacional
23.04.15
A Federação Nacional de Professores foi esta quinta-feira ouvida na Brigada Anti-Corrupção da Polícia Judiciária no âmbito de todo o processo que...
22.04.15
O presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino, disse esta quarta-feira em Coimbra que foi "grande asneira" Portugal ter prescindido...
21.04.15
Os professores contratados contestaram esta terça-feira as listas provisórias de colocação. Argumentam que o atual sistema de vinculação ao quadro...
20.04.15
Despacho publicado em "Diário da República" recomenda às instituições que aumentem o número de vagas em cursos científicos, de matemática, engenharia...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 


Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled