"Com a questão da revisão constitucional em que o PSD se propõe dar mais uns golpes na Constituição da República, verifica-se mais um caso de desdobramento de personalidade", afirmou Jerónimo de Sousa, no discurso de abertura da 34ª edição da Festa do Avante, perante centenas de visitantes.
Com o candidato presidencial apoiado pelo PCP, Francisco Lopes, ao lado, o líder comunista explicou o que considerou ser uma contradição entre o secretário geral do PS e o primeiro-ministro.
"O secretáriogeral do PS, José Sócrates, defende o Serviço Nacional de Saúde, a segurança no emprego, a escola pública, o princípio dos impostos progressivos consagrados na Constituição, indignando-se com o PSD pelas suas propostas mais trauliteiras. Entretanto, José Sócrates, primeiro-ministro, vai fazendo na prática o que José Sócrates, secretário-geral do PS, critica", sustentou.
Jerónimo de Sousa afirmou depois que PS e PSD "fingem guerras verbais" e disse que os dois maiores partidos estão "divididos quanto à partilha do poder, mas unidos como 'unha com carne' na política a realizar".
Depois de acusar o PSD de ajudar os socialistas a "salvar a política de direita", o dirigente comunista estendeu as críticas ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.