IVA permanece a 6% nos livros e sobe para 23% nos bilhetes para espectáculos

14/10/2011
Os livros mantêm a taxa reduzida de IVA de 6% em 2012, confirmou o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, que se encontra de visita à Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
 
IVA permanece a 6% nos livros e sobe para 23% nos bilhetes para espectáculos
foto GONÇALO VILLAVERDE/global imagens

Os bilhetes de ingresso em todos os espectáculos, no entanto, vão passar a ser sujeitos à taxa de IVA de 23%, segundo a proposta preliminar do Orçamento do Estado para 2012 (OE2012) a que a Lusa teve acesso, não sendo conhecidas ainda as eventuais excepções a este regime.

Fonte da Secretaria de Estado da Cultura reforçou esta perspectiva, chamando a atenção para o facto de a proposta do OE2012 incidir sobre "todos os espectáculos", o que engloba necessariamente ingressos em concertos de música, sessões de cinema, espectáculos de dança ou de teatro.

O preço dos bilhetes para cinema e espectáculos ao vivo tinham até aqui IVA a 6%.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou na quinta-feira que as medidas do OE2012 visam garantir o cumprimento dos acordos internacionais, e que passam, entre outras, pela eliminação do subsídio de férias e de Natal para os funcionários públicos e pensionistas que recebem mais de mil euros por mês, enquanto durar o programa de ajustamento financeiro, até ao final de 2013.

Os vencimentos situados entre o salário mínimo e os mil euros ficarão sujeitos a uma taxa de redução progressiva, que corresponderá em média a um só destes subsídios.

As pensões acima do salário mínimo e abaixo de mil euros sofrerão, em média, a eliminação de um dos subsídios.

Ler Artigo Completo
 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled