IVA permanece a 6% nos livros e sobe para 23% nos bilhetes para espectáculos

14/10/2011
Os livros mantêm a taxa reduzida de IVA de 6% em 2012, confirmou o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, que se encontra de visita à Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
 
IVA permanece a 6% nos livros e sobe para 23% nos bilhetes para espectáculos
foto GONÇALO VILLAVERDE/global imagens

Os bilhetes de ingresso em todos os espectáculos, no entanto, vão passar a ser sujeitos à taxa de IVA de 23%, segundo a proposta preliminar do Orçamento do Estado para 2012 (OE2012) a que a Lusa teve acesso, não sendo conhecidas ainda as eventuais excepções a este regime.

Fonte da Secretaria de Estado da Cultura reforçou esta perspectiva, chamando a atenção para o facto de a proposta do OE2012 incidir sobre "todos os espectáculos", o que engloba necessariamente ingressos em concertos de música, sessões de cinema, espectáculos de dança ou de teatro.

O preço dos bilhetes para cinema e espectáculos ao vivo tinham até aqui IVA a 6%.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou na quinta-feira que as medidas do OE2012 visam garantir o cumprimento dos acordos internacionais, e que passam, entre outras, pela eliminação do subsídio de férias e de Natal para os funcionários públicos e pensionistas que recebem mais de mil euros por mês, enquanto durar o programa de ajustamento financeiro, até ao final de 2013.

Os vencimentos situados entre o salário mínimo e os mil euros ficarão sujeitos a uma taxa de redução progressiva, que corresponderá em média a um só destes subsídios.

As pensões acima do salário mínimo e abaixo de mil euros sofrerão, em média, a eliminação de um dos subsídios.

Ler Artigo Completo
 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora
subscrever

 
 
Mais Nacional
31.07.15
A Foto do Dia de sexta-feira na versão digital da "National Geographic" é da autoria do fotógrafo português Daniel Pinheiro.
31.07.15
A equipa de astrónomos que descobriu o planeta rochoso extrassolar mais próximo da Terra inclui um português, Pedro Figueira, do Instituto de Astrofísica...
31.07.15
Ao fim de quase duas semanas de candidatura ao Ensino Superior há já mais 10 mil candidatos do que em igual período de 2014, com 35123 candidaturas.
31.07.15
O primeiro prémio do concurso de sexta-feira do Euromilhões, no valor de 24 milhões de euros, vai para um apostador que registou o boletim no estrangeiro.
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 



Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled