JN
Diretor Interino
Alfredo Leite
FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Dinheiro extorquido por Sharif levantado no Porto

Mangualde

Publicado

TERESA CARDOSO
 

Depois de Viseu, Mangualde, Fornos de Algodres e Figueira da Foz, o Tribunal de Mangualde demonstrou, ontem, na segunda sessão do julgamento de Allan Sharif, que o dinheiro alegadamente extorquido pelo luso-americano nos EUA e Europa, a partir de Portugal e apenas com recurso a telemóvel e Internet, também passou pela cidade do Porto.

A audição de 17 conversas telefónicas, feitas em Dezembro de 2007 entre dois alegados cúmplices de Sharif, o tio José Guedes e o primo, Nuno Guedes, revelaram levantamentos sucessivos de dinheiro, ou tentativas nesse sentido, em vários balcões dos CTT e de agências bancárias portuenses.

A exemplo do testemunho de duas irmãs e de um cunhado, arguidos no mesmo processo, Nuno Guedes garantiu ao tribunal desconhecer a origem fraudulenta do dinheiro que levantava e entregava ou depositava na conta do pai. "Creio que era para pagar uma quinta que o meu pai vendeu a um estrangeiro", disse o arguido. "E acredita nisso?", questionou o presidente do colectivo de juízes. -"Acredito piamente naquilo que o meu pai me diz".

O envio do dinheiro por pessoas e países diferentes, de forma sucessiva, com levantamentos em balcões distantes uns dos outros, como os do aeroporto Francisco Sá Carneiro e da Avenida dos Aliados, nunca geraram estranheza ao arguido, que estudava na cidade do Porto.

Nuno Guedes também não soube explicar a que se referia o pai quando este lhe dizia "que o miligrama já caiu" em determinado balcão. O que poderia configurar linguagem codificada.

A advogada do "clã Guedes", Noémia Pires, avançou uma explicação. "O seu pai não fala inglês. Em vez de Western Union, diz estorninho". Tudo para concluir que "miligrama" pode ser a designação de Moneygram, a outra agência financeira americana lesada por Allan Sharif.

 
 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100
BT Edições Multimédia

Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Futebol

Vídeos da Liga
Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - V. Guimarães (9)
2 - FC Porto (9)
3 - Sp. Braga (7)
4 - Benfica (7)
5 - Rio Ave (6)
6 - Belenenses (6)
7 - Marítimo (6)
8 - Sporting (5)
9 - V. Setúbal (4)
10 - Moreirense (4)
11 - Nacional (3)
12 - P. Ferreira (3)
13 - Académica (2)
14 - Arouca (1)
15 - Estoril (1)
16 - Boavista (0)
17 - Gil Vicente (0)
18 - Penafiel (0)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 28ºC
  • 18ºC
  • HOJE
  • 26ºC
  • 17ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled