Docente insta ao combate ao "bullying" envolvendo lusodescendentes nas escolas da Venezuela

28.04.2013 - 10:19
Ana Maria Figueira dos Santos, professora e sexóloga luso-venezuelana, afirmou, este sábado, que se verificam situações de "bullying" nas escolas da Venezuela envolvendo lusodescendentes, as quais, instou, devem ser combatidas.
 

"O tema do bullying não somente é da Venezuela. Também o observamos em crianças de pais portugueses que, muitas vezes, são discriminadas por ser filhos de estrangeiros e se veem na situação de não dizer nada porque se sentem desprotegidas", disse a docente em declarações à agência Lusa.

Ana Maria Figueira dos Santos falava à margem do II Congresso sobre a Infância Luso-venezuelana, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em Caracas e da Academia da Espetada de Caracas, que reuniu, no sábado, profissionais do setor e representantes de organismos da comunidade portuguesa local.

A especialista defendeu não se tratar de uma situação dirigida aos lusodescendentes, mas instou a um reforço da autoestima dos filhos dos emigrantes portugueses porque muitas vezes "têm pouca confiança em si mesmos", apesar de sublinhar que as novas gerações têm conseguido progressos nesse sentido.

"É um trabalho que se está a fazer porque muitos professores também já são filhos de portugueses", disse, recordando que os pais têm um papel importante porque são "quem dirige o barco, são como o capitão do lar".

Ana Maria Figueira dos Santos aproveitou para destacar a "abertura ao português" da imprensa local, realçando que as redes sociais também permitem saber o que acontece na comunidade e em Portugal.

No que diz respeito à sexualidade, a comunidade portuguesa continua a ser "muito conservadora", apontou, denotando uma "falta de conhecimento dos temas que se abordam", confusão ou a tendência para "dar maior prestígio a um sexo ou outro".

Ler Artigo Completo
 
 
Cronologia 2014
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - JN Destaque
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
TSF Superbrand - JN destaque
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Sociedade
19.12.14
Quase 350 professores inscritos na prova de avaliação de capacidades e conhecimentos faltou ao exame, segundo dados divulgados pelo Ministério...
19.12.14
Cerca de meia centena de professores, distribuidos por quatro salas das Escolas Secundáras D.Manuel I e Diogo de Gouveia, em Beja, marcaram presença...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

3 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled