Abandono de idosos cresce nesta época

15.12.2008 - 00:30
Todos os anos, na época de Natal, o Hospital Curry Cabral regista 15 a 20 casos de idosos que se mantêm internados depois de terem alta porque ninguém os vai buscar. A situação repete-se um pouco por todo o país.
 

Este ano ainda não foi identificado qualquer caso naquela unidade de saúde lisboeta, mas os que lá trabalham estão apenas à espera do dia em que tudo começa a mudar. "Na época que se aproxima, junto da quadra natalícia, chegamos a ter 15 a 20 casos sociais, normalmente surge um ou dois casos por dia", disse à Lusa o presidente do Conselho de Administração, Manuel Delgado.

No Algarve, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, Luis Batalau, confirma o cenário e acrescenta que "passadas as festas, a maioria vem buscar o idoso".

No Hospital de S.João, no Porto, a assessora de imprensa fala em famílias que "protelam a alta dos idosos dois ou três dias", apontando também a época de natal como "a pior altura".

A responsável pelo serviço social do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Ana Maria Almeida, explica o porquê deste adiamento: "As pessoas decidem sair da cidade e programam a suas vidas a contar que o familiar vai ficar hospitalizado, esquecendo que a permanência no hospital é temporária".

Quando contactados pelos serviços, informando que o familiar já teve alta, muitos "chegam mesmo a desligar o telemóvel e até a dar moradas falsas para não serem incomodados", recordou Manuel Delgado.

"As famílias nunca assumem que não os vão buscar. Quando entramos em contacto dizem que não podem ir nesse dia e depois não atendem os telefones", explicou.

Ler Artigo Completo
 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Artes e Vida

Na cozinha que valeu estrela Michelin

AtualidadeUm dia negro para Sócrates
Live TrailersSerena
Mais Sociedade
23.11.14
São mais de 104 mil os portugueses a residir na Alemanha. A associação cultural Berlinda organizou uma festa de Natal para a comunidade lusa, mas...
23.11.14
Um grupo de moradores da freguesia do Forte da Casa, uma das mais afetadas pelo surto de 'legionella' reuniu-se hoje para criar uma Comissão que...
23.11.14
Os nomes próprios obedecem a modas e a ciclos e a variedade é tão grande que em 2013 foi registada uma mulher Bi e um homem Nino, mas as 4490 Marias...
23.11.14
Conheça a combinação vencedora do Totoloto sorteada este sábado.
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

6 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled