JN

FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Abandono de idosos cresce nesta época

Publicado

 

Todos os anos, na época de Natal, o Hospital Curry Cabral regista 15 a 20 casos de idosos que se mantêm internados depois de terem alta porque ninguém os vai buscar. A situação repete-se um pouco por todo o país.

Este ano ainda não foi identificado qualquer caso naquela unidade de saúde lisboeta, mas os que lá trabalham estão apenas à espera do dia em que tudo começa a mudar. "Na época que se aproxima, junto da quadra natalícia, chegamos a ter 15 a 20 casos sociais, normalmente surge um ou dois casos por dia", disse à Lusa o presidente do Conselho de Administração, Manuel Delgado.

No Algarve, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, Luis Batalau, confirma o cenário e acrescenta que "passadas as festas, a maioria vem buscar o idoso".

No Hospital de S.João, no Porto, a assessora de imprensa fala em famílias que "protelam a alta dos idosos dois ou três dias", apontando também a época de natal como "a pior altura".

A responsável pelo serviço social do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Ana Maria Almeida, explica o porquê deste adiamento: "As pessoas decidem sair da cidade e programam a suas vidas a contar que o familiar vai ficar hospitalizado, esquecendo que a permanência no hospital é temporária".

Quando contactados pelos serviços, informando que o familiar já teve alta, muitos "chegam mesmo a desligar o telemóvel e até a dar moradas falsas para não serem incomodados", recordou Manuel Delgado.

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte
 
 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente UVA D'OURO 2014
Empreendedorismo
Amazing Romance in Thailand - JN Destaque (Participação)
fbem gif

banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 


Liga Zon Sagres
Classificação
Resultados
Próxima Jornada
1 - Benfica (70)
2 - Sporting (63)
3 - FC Porto (55)
4 - Estoril (49)
5 - Nacional (41)
6 - Sp. Braga (35)
7 - V. Setúbal (34)
8 - Marítimo (34)
9 - Académica (33)
10 - V. Guimarães (31)
11 - Rio Ave (31)
12 - Gil Vicente (27)
13 - Arouca (25)
14 - Belenenses (24)
15 - P. Ferreira (23)
16 - Olhanense (21)

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 20ºC
  • 11ºC
  • HOJE
  • 21ºC
  • 14ºC
  • AMANHÃ

 

Media Lab
destaque conselhoeditorial


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled