Eclipse lunar total na madrugada de amanhã

20.12.2010 - 18:56
Na madrugada de amanhã, terça-feira, ocorrerá um eclipse lunar total, que poderá ser visível em Portugal durante poucos minutos.
 
arquivo

O fenómeno irá começar às 5.29 horas da madrugada de terça-feira, e cerca de duas horas depois, atingirá o seu pico, quando a sombra da Terra cobrir por completo a Lua.

Em Portugal, o fenómeno poderá ser observado a Oeste, caso o céu esteja sem núvens.  Às 7.41 horas( hora portuguesa), quando a lua entrar no cone de sombra da Terra, vai haver a possibilidade de olhar o satélite "desaparecido" durante poucos minutos, até o sol nascer, às 7.51 horas.

Durante o eclipse, a Lua poderá não desaparecer totalmente. Os raios solares, reflectidos na atmosfera terrestre, irão dar uma cor alaranjada que pode variar entre tons claros e escuros, dependendo do estado de poluição da atmosfera.

O eclipse vai poder ser observado na totalidade na América do Norte, onde à hora em que vai acontecer ainda é noite. Outros pontos, como Austrália e outros países do Pacífico, terão também boa visibilidade.

Para quem não quer perder o fenómeno e não se encontra em nenhum destes pontos do globo terrestre, resta recorrer ao site da Nasa, que o vai transmitir em directo.

 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Live Clips

MC dos Dealema lança o segundo disco a solo

AtualidadeUm dia negro para Sócrates
Live TrailersSerena
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

6 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled