NASA descobriu novo planeta habitável

05.12.2011 - 23:50
A NASA confirmou, esta segunda-feira, a existência de um planeta na zona orbital habitável do sistema planetário Kepler 22, a 600 anos-luz da Terra, no qual poderá haver condições para a formação de água em estado líquido.
 
Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Explicação da NASA sobre a nova descoberta

Com esta descoberta, sobe para três o número de planetas fora do Sistema Solar em zona orbital habitável.

Segundo as agências internacionais de notícias, é a primeira vez que a agência espacial norte-americana confirma a existência de um planeta numa zona orbital habitável fora do Sistema Solar.

A zona orbital habitável é a região perto de uma estrela que tem as temperaturas adequadas para que exista água líquida, principal componente da vida no 'planeta azul'.

O novo planeta, Kepler 22-b, detectado pela sonda com o mesmo nome, é maior do que a Terra, mas desconhece-se ainda a sua composição.

Para os cientistas, no entanto, está cada vez mais próxima a descoberta de um planeta parecido com a Terra. O Kepler 22-b orbita em 290 dias uma estrela semelhante ao Sol, ainda que mais pequena e fria.

Lançada em Março de 2009, a sonda Kepler tem por missão procurar planetas-irmãos da Terra susceptíveis de ter vida, observando mais de cem mil estrelas parecidas com o Sol.

Ler Artigo Completo
 
 
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Atualidade

O anúncio das medidas de coação aplicadas a Sócrates

Live TrailersVirados do Avesso
Live ClipsMC dos Dealema lança o segundo disco a solo
Mais Sociedade
26.11.14
Um avião da TAP que partiu de Lisboa com destino à Madeira divergiu esta quarta-feira para Tenerife, no arquipélago das Canárias, devido ao vento...
26.11.14
A coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral, Maria Teresa Cardoso, afirmou esta quarta-feira que a mulher tem "um risco de acidente...
26.11.14
A Assembleia Nacional venezuelana aprovou, na terça-feira, a designação do almirante lusodescendente Ramón Orlando Maníglia Ferreira como embaixador...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

40 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled