Seca extrema em 57% do continente

02.04.2012 - 17:28
Mais de metade de Portugal continental continua em situação de seca meteorológica extrema (57%) e os restantes 41% em seca severa, segundo dados revelados pelo Instituto de Meteorologia.
 
Seca extrema em 57% do continente
foto leonel de castro/global imagens
57% do território em seca extrema

De acordo com o relatório quinzenal do Instituto de Meteorologia (IM), divulgado esta segunda-feira, "para esta situação contribuiu a ocorrência de precipitação em quantidade inferior à média".

Os números revelados representam um ligeiro aumento face a 15 de março. Na altura, a seca extrema já atingia 53% do território continental, enquanto a severa atingia 47%.

No entanto, o IM frisa que se verificou um "desagravamento das condições de severidade da seca na região sul, região onde a precipitação registada se aproximou dos valores médios".

O índice utilizado para medir a dimensão da seca tem nove níveis, que variam entre chuva extrema e seca extrema. Antes da seca extrema há a severa, a moderada e fraca.

Por outro lado, no final de março verificou-se um aumento do volume de água armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em dez, quando comparado com o mês anterior, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Das 57 albufeiras monitorizadas, 16 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80%do volume total e sete têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.

Ler Artigo Completo
 
 
Empresas na Caixa 300x100 JN
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Atualidade

Médica portuguesa vai para a Serra Leoa combater o ébola

AtualidadePassageiros surpreendidos no Porto com greve na TAP
Close-upTartarugas Ninja voltam a invadir salas de cinema
Mais Saúde
31.10.14
O sorteio de terça-feira do Euromilhões terá um "jackpot" de 21 milhões de euros, uma vez que na extração de sexta-feira nenhum apostador acertou...

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado






Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled