Seca extrema em 57% do continente

02.04.2012 - 17:28
Mais de metade de Portugal continental continua em situação de seca meteorológica extrema (57%) e os restantes 41% em seca severa, segundo dados revelados pelo Instituto de Meteorologia.
 
Seca extrema em 57% do continente
foto leonel de castro/global imagens
57% do território em seca extrema

De acordo com o relatório quinzenal do Instituto de Meteorologia (IM), divulgado esta segunda-feira, "para esta situação contribuiu a ocorrência de precipitação em quantidade inferior à média".

Os números revelados representam um ligeiro aumento face a 15 de março. Na altura, a seca extrema já atingia 53% do território continental, enquanto a severa atingia 47%.

No entanto, o IM frisa que se verificou um "desagravamento das condições de severidade da seca na região sul, região onde a precipitação registada se aproximou dos valores médios".

O índice utilizado para medir a dimensão da seca tem nove níveis, que variam entre chuva extrema e seca extrema. Antes da seca extrema há a severa, a moderada e fraca.

Por outro lado, no final de março verificou-se um aumento do volume de água armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em dez, quando comparado com o mês anterior, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Das 57 albufeiras monitorizadas, 16 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80%do volume total e sete têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.

Ler Artigo Completo
 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Artes e Vida

Na cozinha que valeu estrela Michelin

AtualidadeUm dia negro para Sócrates
Live TrailersSerena
Mais Sociedade
24.11.14
Os homens estão a perder a vergonha e recorrem cada vez mais aos gabinetes de apoio da PSP por causa da violência na conjugalidade. Este ano, até...
23.11.14
São mais de 104 mil os portugueses a residir na Alemanha. A associação cultural Berlinda organizou uma festa de Natal para a comunidade lusa, mas...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

1 Comentário


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled