"Curiosity" deverá furar o solo de Marte nos próximos dias

03.02.2013 - 14:56
A sonda "Curiosity", da NASA, usou o sistema de perfuração pela primeira vez e deverá furar o solo de Marte nos próximos dias, disse a gestora da missão, Jennifer Trosper.
 
NASA
Mecanismo de perfuração da Curiosity já está em posição

Em entrevista telefónica à agência Lusa, a responsável disse que na quinta-feira o "rover" experimentou pela primeira vez "fazer uns toques, com um pouco de percussão, para perceber as propriedades da rocha".

Apesar de sondas anteriores terem já raspado a superfície de Marte, a "Curiosity" é a primeira com capacidade de perfurar o solo e recolher um pedaço do interior da rocha, o que deverá fornecer uma amostra livre de qualquer alteração provocada pelo clima ou pela radiação.

A equipa da agência espacial norte-americana que controla a "Curiosity" tem estado a preparar-se para a sua primeira perfuração e, depois da primeira utilização do equipamento, haverá "mais algumas atividades de caracterização" para garantir que tanto a rocha como a broca se comportam como esperado.

"Dentro de dois ou três dias vamos perfurar", disse a especialista em astronáutica, explicando que a amostra recolhida na perfuração entra para um compartimento na broca que a processa e depois a entrega aos instrumentos de análise química e orgânica.

"Com sorte conseguimos recolher seis porções para entregar aos instrumentos de análise. É aí que achamos que vamos recolher uma série de dados interessantes sobre a composição da rocha", disse a cientista.

Desde que aterrou na enorme cratera Gale, no solo de Marte, a 06 de agosto, a "Curiosity" já percorreu cerca de 700 metros e encontra-se agora numa pequena depressão chamada Yellowknife Bay.

Ler Artigo Completo
 
 
Cronologia 2014
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - JN Destaque
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
TSF Superbrand - JN destaque
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Sociedade
20.12.14
O Papa Francisco nomeou como novo camerlengo, cardeal que se ocupa do Governo provisório da Igreja quando o Papa morre ou renuncia, o francês Jean...
20.12.14
O Natal deste ano deverá ser seco e frio, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
20.12.14
Um totalista fora de Portugal vai receber o primeiro prémio do concurso de sexta-feira do Euromilhões, no valor de 15 milhões de euros, informou...
19.12.14
Em jogo, no primeiro prémio deste sorteio, estão 15 milhões de euros.
19.12.14
Quase 350 professores inscritos na prova de avaliação de capacidades e conhecimentos faltou ao exame, segundo dados divulgados pelo Ministério...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

2 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled