Meteorologia portuguesa não confirma falta de verão em 2013

29.05.2013 - 11:25
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera desconhece o "fundamento técnico científico" das previsões do canal francês "Météo", segundo as quais o verão de 2013 será um dos mais frios dos últimos 200 anos.
 
Steven Governo / Global Imagens / Arquivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esclarece "que não tem conhecimento do fundamento técnico científico" que suporte a previsão do canal francês Météo de que o "Verão de 2013 será o mais frio dos últimos 200 anos na Europa Ocidental".

"Nas latitudes médias, em que Portugal se encontra, a previsão sazonal apresenta ainda um baixo grau de confiança, quando comparada com as latitudes tropicais, onde o grau de confiança é maior. Por este motivo, a previsão sazonal deve ser analisada com reservas", escreve o IPMA, num esclarecimento que fez chegar às redações.

A previsão sazonzal do IPMA para o trimestre junho, julho e agosto, sugere um cenário para Portugal Continental "em que a probabilidade da temperatura média ser inferior ao normal é de 40 a 60%, com uma anomalia negativa entre -0.5 e -0.2 °C".

O canal de meteorologia francês assegurou que o verão de 2013 tem 70% de probabilidades de não existir, já que o calor só deverá aparecer nos meses de setembro e outubro, que serão os mais quentes e com mais radiação solar.

 
 
Unibanco - JN 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
Mais Educação
23.10.14
Cerca de 150 estudantes de seis da zona do Porto manifestaram-se, esta quinta-feira, a pedir a demissão do Governo, criticando o desinvestimento...
23.10.14
Alunos de várias escolas de Lisboa estavam pelas 11 horas concentrados frente ao Ministério da Educação, em Lisboa, contra os cortes de verbas no...

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado






Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled