Meteorologia portuguesa não confirma falta de verão em 2013

29.05.2013 - 11:25
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera desconhece o "fundamento técnico científico" das previsões do canal francês "Météo", segundo as quais o verão de 2013 será um dos mais frios dos últimos 200 anos.
 
Steven Governo / Global Imagens / Arquivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esclarece "que não tem conhecimento do fundamento técnico científico" que suporte a previsão do canal francês Météo de que o "Verão de 2013 será o mais frio dos últimos 200 anos na Europa Ocidental".

"Nas latitudes médias, em que Portugal se encontra, a previsão sazonal apresenta ainda um baixo grau de confiança, quando comparada com as latitudes tropicais, onde o grau de confiança é maior. Por este motivo, a previsão sazonal deve ser analisada com reservas", escreve o IPMA, num esclarecimento que fez chegar às redações.

A previsão sazonzal do IPMA para o trimestre junho, julho e agosto, sugere um cenário para Portugal Continental "em que a probabilidade da temperatura média ser inferior ao normal é de 40 a 60%, com uma anomalia negativa entre -0.5 e -0.2 °C".

O canal de meteorologia francês assegurou que o verão de 2013 tem 70% de probabilidades de não existir, já que o calor só deverá aparecer nos meses de setembro e outubro, que serão os mais quentes e com mais radiação solar.

 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Live Clips

MC dos Dealema lança o segundo disco a solo

AtualidadeUm dia negro para Sócrates
Live TrailersSerena
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

12 Comentários


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled