Escolas bilingues para surdos  

 | 04.07.2008 - 00:00
Uma rede oficial de escolas bilingue de referência, destinada exclusivamente a alunos surdos, está a ser criada para poder receber, já no próximo ano lectivo, alunos com deficiência auditiva dos ensinos Básico e Secundário.
 

Agora, por ocasião das matrículas, os encarregados de educação poderão optar pela inscrição num daqueles estabelecimentos de ensino ou numa escola de ensino regular, onde o apoio especializado será também garantido.

Filomena Pereira, directora de Serviços de Educação Especial da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, referiu, ontem, no Porto - à margem da conferência internacional sobre o "Projecto Spread the Sign" - que os encarregados de educação estão, neste momento, a proceder à escolha do tipo de escola onde querem ver os filhos matriculados.

"A rede de escolas de referência prevê a oferta de escolas bilingues para alunos surdos, onde a língua gestual portuguesa será a língua-mãe, ficando o Português como segunda língua", explicou. Aquela responsável salientou que, ali, os alunos poderão contar com todos os equipamentos, materiais e pessoal docente especializado.

"Neste momento, estamos a dar um curso de formação de 100 horas para 100 professores, para o ensino do currículo em língua gestual portuguesa", informou.

O número e localização das escolas bilingues a criar irá depender, como explicou Filomena Pereira, do número de alunos surdos que venham a optar por as frequentar.

Em opção, os encarregados de educação poderão inscrever os filhos em escolas oralistas, ou seja, no ensino regular, onde a língua- mãe é o Português. Contudo, também ali será garantido aos alunos o apoio especializado de que necessitam.

Ler Artigo Completo
 
 
Cronologia 2014
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - JN Destaque
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Sociedade
20.12.14
Um totalista fora de Portugal vai receber o primeiro prémio do concurso de sexta-feira do Euromilhões, no valor de 15 milhões de euros, informou...
19.12.14
Em jogo, no primeiro prémio deste sorteio, estão 15 milhões de euros.
19.12.14
Quase 350 professores inscritos na prova de avaliação de capacidades e conhecimentos faltou ao exame, segundo dados divulgados pelo Ministério...
19.12.14
Cerca de meia centena de professores, distribuidos por quatro salas das Escolas Secundáras D.Manuel I e Diogo de Gouveia, em Beja, marcaram presença...


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled