Incidência de cancro da pele em Portugal preocupa face à média europeia

16/12/2011
A incidência do cancro da pele em Portugal continua a ser preocupante face à média europeia, disse, esta sexta-feira, o presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.
 
Bruno Simões Castanheira/Global Imagens

"Registamos 1000 melanomas por ano [o cancro da pele com o pior prognóstico], o que é muito, relativamente à nossa população e aos números europeus", explicou Américo Figueiredo, no dia em que os dermatologistas portugueses iniciaram em Fátima um encontro de dois dias centrados na discussão em torno da cirurgia dermatológica.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) admite que os portugueses estão cada vez mais sensibilizados para a prevenção, mas alerta que continua a ser insuficiente, alertando para o facto dos diagnósticos tardios serem fatais para o paciente e para o erário público, com implicações no Serviço Nacional de Saúde.

"O facto de estarmos a falar disto no Inverno e numa época de chuva é importante, já que o turismo tem 12 meses para vender o sol e nós costumamos ter uma campanha de sensibilização para este fenómeno no mês de maio, quando se assinala o Dia Europeu do Melanoma", argumenta Américo Figueiredo.

Já "a crise económica está a aumentar os cuidados cosméticos dos portugueses", sublinhou o dermatologista, lembrando que "num momento em que é difícil assegurar um emprego, a atenção com a imagem tornou-se uma urgência social, um cartão-de-visita para o desempregado".

Do programa da reunião da SPDV destaque para a abordagem de temas como o da cirurgia dermatológica oncológica como tratamento cirúrgico do melanoma; o tratamento no cancro cutâneo não melanoma, o dermatofibrossarcoma e carcinoma de Merckel, ainda como as novidades ao nível da cirurgia dermatológica cosmética, tais como a utilização de lasers e a toxina botulínica.

 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Sociedade
06.03.15
O diretor do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças disse, esta sexta-feira, em Lisboa, que o aumento de pessoas que recusam a vacinação...
05.03.15
O número de cirurgias realizadas em hospitais públicos aumentou em 2014, atingindo um total de 557339, mas os episódios de urgência também aumentaram...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 

Mais Lidas
03.03.15
A PJ deteve três homens, com idades entre os 37 e os 49 anos, suspeitos de associação criminosa, sequestro, roubo qualificado, usurpação de funções...


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled