Incidência de cancro da pele em Portugal preocupa face à média europeia

16.12.2011 - 18:36
A incidência do cancro da pele em Portugal continua a ser preocupante face à média europeia, disse, esta sexta-feira, o presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.
 
Bruno Simões Castanheira/Global Imagens

"Registamos 1000 melanomas por ano [o cancro da pele com o pior prognóstico], o que é muito, relativamente à nossa população e aos números europeus", explicou Américo Figueiredo, no dia em que os dermatologistas portugueses iniciaram em Fátima um encontro de dois dias centrados na discussão em torno da cirurgia dermatológica.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) admite que os portugueses estão cada vez mais sensibilizados para a prevenção, mas alerta que continua a ser insuficiente, alertando para o facto dos diagnósticos tardios serem fatais para o paciente e para o erário público, com implicações no Serviço Nacional de Saúde.

"O facto de estarmos a falar disto no Inverno e numa época de chuva é importante, já que o turismo tem 12 meses para vender o sol e nós costumamos ter uma campanha de sensibilização para este fenómeno no mês de maio, quando se assinala o Dia Europeu do Melanoma", argumenta Américo Figueiredo.

Já "a crise económica está a aumentar os cuidados cosméticos dos portugueses", sublinhou o dermatologista, lembrando que "num momento em que é difícil assegurar um emprego, a atenção com a imagem tornou-se uma urgência social, um cartão-de-visita para o desempregado".

Do programa da reunião da SPDV destaque para a abordagem de temas como o da cirurgia dermatológica oncológica como tratamento cirúrgico do melanoma; o tratamento no cancro cutâneo não melanoma, o dermatofibrossarcoma e carcinoma de Merckel, ainda como as novidades ao nível da cirurgia dermatológica cosmética, tais como a utilização de lasers e a toxina botulínica.

 
 
EntrepostoCRP SemanaCliente - JN 300x100
Unibanco - JN 300x100
Empresas na Caixa 300x100 JN
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado






Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled