Mais de metade das crianças rastreadas tem problemas dentários

04/09/2013
Mais de metade das cerca de 500 crianças que fizeram rastreios de saúde através de um programa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foram encaminhadas para dentistas, tendo sido detetados casos preocupantes, segundo os responsáveis.
 
Diana Quintela/Global Imagens
Foram encontrados casos considerados muito preocupantes

De acordo com Noémia Silveiro, responsável da SCML, num período experimental foram realizados rastreios a 540 crianças e jovens de bairros sociais de Lisboa: 310 foram encaminhadas para dentistas, 144 para nutricionistas e 63 para oftalmologistas.

Face a casos considerados "muito preocupantes, a Santa Casa decidiu iniciar um programa de rastreios gratuitos de saúde a crianças até aos 18 anos em bairros sociais, históricos e também em juntas de freguesias e instituições particulares de solidariedade social.

No âmbito da iniciativa "Saúde Mais Próxima", a SCML vai começar por fazer, na quinta e sexta-feira, rastreios a crianças dos 6 aos 15 anos, através de uma nova Unidade Móvel Juvenil de Saúde que estará no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, das 10 às 18 horas.

O objetivo, como explicou Noémia Silveiro à Lusa, é avaliar a saúde geral, oral, visual e auditiva dos mais novos, depois dos casos encontrados no rastreio experimental.

"Encontrámos pais pouco sensíveis para algumas das questões da saúde", nomeadamente no que respeita às questões da nutrição e alimentação, disse a responsável, referindo que, em 500 rastreios, detetaram 40 crianças com problemas de obesidade.

Para alargar estes rastreios, a SCML quer estabelecer parcerias com sociedades médicas e outras associações, como o caso da organização não governamental "Turma do bem", com a qual já existe um acordo para tratar doenças orais e problemas visuais.

Ler Artigo Completo
 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
Mais Sociedade
29.01.15
Uma equipa liderada pela Universidade do Minho criou uma tecnologia que permite extrair pedras dos rins em apenas um ou dois minutos, dispensando...
29.01.15
Os frutos vermelhos e os peixes gordos, como a cavala, o salmão e a sardinha, têm propriedades anti-inflamatórias que "podem aliviar em muito" a dor...
29.01.15
O vice presidente da Sociedade de Gastrenterologia apelou hoje a uma "agilização" nas negociações entre a tutela e a indústria farmacêutica em relação...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

 

Mais Lidas
28.01.15
Esta é a lista dos 28 medicamentos genéricos existentes em Portugal que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou que fossem suspensos. Destes...


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled