Português cria software que ensina a tocar qualquer música

23.11.2013 - 00:28
José Pedro Magalhães, antigo aluno da Universidade do Minho, participou na criação de um software que ensina a tocar qualquer música na guitarra, ukelele e piano. A plataforma já atrai cerca de 50 mil visitantes por dia.
 
Chordify

Ao contrário de outros programas do género, o software deste informático português, de 29 anos, "funciona para qualquer canção, por mais obscura que seja, o que é uma grande vantagem, pois outros sites constroem bases de dados de acordes manualmente, tendo apenas os artistas famosos", explicou José Pedro Magalhães, em declarações ao jornal da Universidade do Minho.

Segundo um comunicado da Universidade do Minho, o software, criado por José Pedro Magalhães e mais cinco informáticos de outras nacionalidades, é "único no mundo" por ser online, gratuito, automático e "muito intuitivo".

O utilizador apenas tem de aceder à plataforma Chordify e fazer o upload de uma música em formato MP3 ou colocar na plataforma o link de um vídeo do Youtube ou do SoundCloud.

Depois deste rápido processo, a plataforma fornece os acordes necessários para tocar o tema, nos respetivos tempos, à medida que a música vai tocando. Em caso de dúvida na execução dos acordes, o utilizador também pode consultar a posição dos dedos na guitarra e ukelele, assim como a localização das notas a tocar no piano.

O tema mais popular até ao momento é "Wherever you are", dos australianos 5 Seconds of Summer.

O informático, natural de Vila Nova de Gaia, admite que não esperava tamanha adesão da comunidade mundial em tão pouco tempo.

 
 
Conferência 3º Aniv DV - JN Destaque 300x100
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Artes e Vida

Na cozinha que valeu estrela Michelin

AtualidadeUm dia negro para Sócrates
Live TrailersSerena
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.



Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled