JN
FERRAMENTAS
ESTATÍSTICAS
Patrocínio

Como praticar BASE Jump

Publicado

Elsa Pereira
 

Building, Antena, Span e Earth. Estas são as palavras que sustentam o acrónimo BASE Jump. O quê? Interrogar-se-ão muitos. Bem, se o "jump" dará pistas de que se prende com saltos, quem não domina o inglês ficará a perceber o mesmo. Pouco, ou nada.

 

Ora, passemos então a explicar. "Consiste em saltar de "objectos" estáticos, como pontes, antenas, montanhas e edifícios. São saltos que se distinguem pelo facto de a abertura do pára-quedas ser a uma altitude muito mais baixa que no pára-quedismo". A elucidação pertence a Mário Pardo, o primeiro BASE jumper português, ou seja, alguém que terá uma ideia do que é ser-se pássaro e voar.

Desde logo o perito deixa a advertência: "Há vários riscos inerentes a esta actividade. Para lá de uma experiência prévia de pára-quedismo considerável, é necessário ser cauteloso e estar muito atento a todos os pormenores.

Fazê-lo essencialmente com consciência". E estabelecer comparações com bungee jumping, é redutor. "Talvez a sensação de adrenalina se assemelhe, porém, no BASE a responsabilidade da aterragem depende totalmente de uma boa dobragem, das condições atmosféricas e da boa prestação do atleta".

Quanto aos materiais que a prática requer, além do pára-quedas de BASE Jump, capacete, protecções diversas para os joelhos e cotovelos, "medo e coragem para o ultrapassar", são aspectos que Mário Pardo inclui neste leque. Ainda que a preparação física seja fundamental, ter destreza e rapidez nos reflexos, "uma boa estrutura psíquica e emocional" são atributos impreteríveis.

Não hesitando em associar ao BASE Jump uma experiência de "liberdade total", Mário conta que muitas pessoas se referem a ele como ""o maluco"". Contudo, afiança: "Isto não é um desporto para malucos, pelo contrário, nada deve ser deixado ao acaso".

 
 

Comentários
Reacções no Twitter
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados Pessoais

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




 
Multimédia
Blogues
Inquérito



Continente Uva d'Ouro - JN 300x100

Cofidis 300x100 21-26 julho
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 
 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos por Wunderground
  • 22ºC
  • 17ºC
  • HOJE
  • 23ºC
  • 16ºC
  • AMANHÃ

 

destaque conselhoeditorial
banner Barómetro Tomar o pulso ao país
Economia Social


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled