Portugal Fashion

Brisa caribenha levou Katty Xiomara a Nova Iorque

Brisa caribenha levou Katty Xiomara a Nova Iorque

Com o rio Hudson à espreita num final de tarde com muito sol, a designer portuguesa Katty Xiomara apresentou, esta segunda-feira, em Nova Iorque, as propostas para a coleção primavera/verão 2018.

No "Pier 59 Studios", espaço que vê regularmente os maiores nomes da indústria a desfilar ou a posar, a estilista regressou à cidade onde em fevereiro tinha apresentado a coleção outono/inverno e onde tem marcado presença com regularidade nos últimos anos.

O ponto de partida para as propostas da criadora é uma "viagem de paraquedas" - o nome da coleção é esta expressão em inglês: "Parachute Trip" - ao embalo de uma brisa caribenha, que nos leva até ao revivalismo da art deco de Miami, nos anos 50 e 60.

Mas como se traduz esta ideia na prática? Na passarela, as modelos envergaram 47 conjuntos trabalhados com tecidos fluidos e até esvoaçantes, mesmo quando se tratavam de materiais mais pesados e esponjosos. "Um conceito de movimento" presente em todas as peças, explicou ao JN Katty Xiomara.

Se os primeiros coordenados mostravam mais sobriedade do início da art deco, com tons neutros e metálicos com linhas mais vincadas, o desfile acompanhou a viagem da designer e terminou já em cores "doces", como vermelhos, verdes e azuis suaves, pontuadas com rendas e transparências.

"Muito ar caribenho, bastante sexy, bastante sensual", refere a estilista, acentuando que a "sensação de diversão e festa está muito presente" na coleção exibida perante uma plateia cheia e onde marcaram presença a apresentadora portuguesa Raquel Strada e a socialite/modelo norte-americana Miss Jay.

Esta participação de Katty Xiomara na Semana da Moda de Nova Iorque faz parte de uma estratégia de internacionalização em parceria com o Portugal Fashion, mas não se cinge ao mercado norte-americano, onde a designer já tem vários pontos de venda. "Quando apostamos em Nova Iorque, apostamos numa estratégia mais global", cujos frutos vão sendo colhidos ao longo do tempo.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado