Livros

Germano Silva lança novo livro de crónicas sobre o Porto

Germano Silva lança novo livro de crónicas sobre o Porto

Germano Silva, jornalista e historiador da cidade do Porto, lança no sábado o décimo livro de crónicas sobre a cidade. No "Porto: Nos lugares da história" o autor procura fazer com que "as pessoas gostem do sítio onde vivem".

Composto por mais de 50 crónicas, o "Porto: Nos Lugares da história" de Germano Silva contou com a ajuda dos leitores: "O tema das crónicas é muitas vezes sugerido pelas cartas e intervenções dos leitores. E esta comunicação levou-me a orientar as crónicas no sentido pedagógico, de fazer com que as pessoas gostem do sítio onde vivem, porque ao saberem que vivem ou que passam numa rua com história estão mais disponíveis para a preservar".

Para o autor, que este ano completou 80 anos, o mais urgente era inverter "a degradação em que a cidade está, abandonada, sem gente".

"Passamos por ruas emblemáticas como é a rua das Flores ou a rua Mouzinho da Silveira e só vemos casas à venda, casas sem ninguém, corpos sem alma, aquilo não faz sentido e falta ainda a cidade estar mais limpa", acrescenta.

Quanto à "movida", que tem animado algumas ruas da baixa do Porto, Germano Silva acha que é "um fenómeno passageiro, porque é algo que não tem raízes".

O livro, com um prefácio do bispo do Porto, D. Manuel Clemente, será apresentado no Museu Soares do Reis, pelas 18 horas, pelo professor da Universidade do Porto, Geraldo Coelho Dias. O momento contará também com a actuação do Rancho Folclórico do Porto.

Sobre Germano Silva, escreve no prefácio D. Manuel Clemente: "O seu pessoalíssimo caso é um dos mais generosos e convincentes exemplos do poder da memória e do afecto para a perpetuação da cidade como corpo vivo e senhor de si. Também para o seu progresso: para seguir em frente, continuando ela mesma".

Esta é o décimo volume das crónicas publicadas semanalmente no Jornal de Notícias por Germano Silva, onde traça retratos da cidade do Porto. "Porto: Nos Lugares da história" é o segundo livro que edita com a chancela da Porto Editora.

Recomendadas

Conteúdo Patrocinado

Outros conteúdos GM