quinta-feira, 20 de Maio de 2010 21:28 CAF

DEUS,...cada vez mais longe.

Cientistas criaram vida artificial pela primeira vez

Comentários

CAF // quinta-feira, 20 de Maio de 2010 21:39

E agora? Será que as instituições religiosas -- não só a católica -- vão fazer recuar um pouco mais o trabalho de Deus na construção da Vida e de tudo?

Que entraves irão ser postos a estes investigadores? Será que vamos continuar a ser manipulados?

Esperemos que as investigações continuem, não só para descobrirem as origens da vida, mas também, e principalmente, para combater as milhentas doenças que dizimam a humanidade.

consideracoesparaque // quinta-feira, 20 de Maio de 2010 21:45

É caso para se dizer: Olhe que o cientista castiga-o...

Pedraensapatos // quinta-feira, 20 de Maio de 2010 21:54

Não sei se Deus existe mas ainda sei distinguir entre o artificial e o real.

Que eu saiba, nenhum Deus se cola às religiões, as religiões é que inventaram o seu deus.

O comunismo é como uma religião, tem os seus deuses e respectivos acólitos... só lhes falta ter lata para fazer milagres!

E posto isto, tenha uma boa noite na paz do senhor.

trolhacosursos // quinta-feira, 20 de Maio de 2010 22:00

Boa!

Então, os cientistas inventaram "A" vida, foi?

Para quem acredita em mais do que vinha nos catecismos de há cinquenta anos (ou mesmo nos de agora), a imagem do velho de brancas barbas a disparar raios ou centelhas, conforme os humores que o inspirassem, já está nos escaparates de arquivo há muito tempo.

Suponho que não valha a pena falar de um espiritual, que até nem se consegue apalpar como as carnes de uma... Adiante, que já estou em pecado!

averdadedoi // sexta-feira, 21 de Maio de 2010 0:02

Era tão bom que soubessem a diferença entre  "criaram" e "inventaram".

Mas seria pedir de mais...

Des__Contente // sexta-feira, 21 de Maio de 2010 10:59

ó Fialho, esta vem a propósito de ser comunista e católico em simultâneo?

Nós sabemos que nas ditaduras comunistas, a liberdade religiosa é como muitas outras, cortada.

Isso baralha-o, não? Você que se diz católico...e também se diz comunista....

Em que é que vai atacar a Igreja desta vez? olhe que há muito tempo que o Evolucionismo e o Creacionismo convivem muito bem. A inteligência dos partidários quer de uma quer de outra ideologia, postas de parte as visões extremistas, torna possível a convicência de todas as teses, desde que nenhuma seja imposta a ninguém.

Dedique-se antes a elogiar a França, que proibiu o aviltamento da mulher muçulmana por motivos religiosos. Ainda não vi ninguém fazer isso.

Ah,e já agora, a criação da vida artificial foi realizada nos Estados Unidos da América. Não se esqueça de dizer que a CIA está envolvida no assunto e que se calhar é para conquistar o mundo...

CAF // sexta-feira, 21 de Maio de 2010 21:32

"Pedraensapatos": não foram as religiôes que inventaram o seu deus. Os humanos, é que os inventaram (os deuses) como explicação para o inexplicavel, criando depois as religiões para os adorarem.

Quanto ao comunismo, não é uma religião; é exactamente o seu contrário, pois as suas bases são ciêntificas. mas para quê, falar no comunismo? Já o Des_Contente, veio com a mesma estória. Quando lancei o Post, foi com a intenção de discorrermos filosóficamente, sobre o tema das invenções, criações e descobertas, não foi para discutir politica, embora, reconheça que tudo é politica, porque esta é a ciência que rege a economia e tudo o que lhe está adjacente; o que, como é lógico, está ligado a este tema.

Já agora "criação de vida artificial", creio estar incorrecto. O que eles criaram, foi natural. Tiveram a sabedoria e habilidade suficientes, para utilizar meios naturais, na criação de vida.

Des__Contente // sexta-feira, 21 de Maio de 2010 22:20

"Será que vamos continuar a ser manipulados?"

Em que sentido? O que quis dizer com isto?

Discorra então sobre Creacionismo e Evolucionismo, se faz favor, já que era para um debate filosófico.

Parabéns, então, aos americanos por mais este grande avanço científico.

consideracoesparaque // sábado, 22 de Maio de 2010 0:46

Vocês lembram-se de "Meditador"?

Des__Contente // sábado, 22 de Maio de 2010 1:13

ó jorditas, por aqui????

num debias tar a dormir pra fazeres os TPCs de amanhã?

ah, pois, a amanhã é sábado, vais levar banho de mangueira!

já num era sem tempo leitãozito, o cheiro está insuportável e com esta onda de calor sente-se até Vila Chã! ahahahahahahahahahahahahahah

GeorgeWalkerBush // sábado, 22 de Maio de 2010 5:29

Se obrigares e tua mulher a tomar banho o mau cheiro desaparece.

Pedraensapatos // sábado, 22 de Maio de 2010 10:35

Ó Carlos, o comunismo tem os seus deuses, Lenine e Estaline. Continuam a ter a Inquisição política, tem dogmas e catecismo (a cartilha). Não disse que o comunismo é uma religião, disse que tem semelhanças.

consideracoesparaque // sábado, 22 de Maio de 2010 10:55

Nada disso...

Para desaparecer o cheiro, têm que ser todos a tomar banho.

O problema é que, normalmente os porcos só são lavados depois da matança, e o problema da mulher do sebas não é só o cheiro normal das porcas, mas também das "sexualidades" com todos os porcos do curral.

poeiracosmica3 // sábado, 22 de Maio de 2010 11:33

O “Meditador” foi o tipo mais clássico, inteligente e formado que por aqui apareceu.

Se desistiu de cá vir foi devido a ti e outros porcos como tu que fazem destes blogues uma autêntica pocilga e empestam a Internet com o seu mau odor.

Mencionares o seu pseudónimo é um insulto não só a ele mas à humanidade em geral.

Porque não te resignas e limitas àqueles da tua estirpe, Zé António?

Des__Contente // sábado, 22 de Maio de 2010 18:01

O zé Tó (Tó, na Trofa, significa porco) só vem cá pra tentar aprender a escrever.

Ó Poeira, deixemos o animal em pastanço livre, no campo, na engorda, que é onde ele se sente bem.

O estado ainda investe nele com subsídios a que não tem direito e na escola das Novas Oportunidades, mas acho que é um caso perdido...

CAF // sábado, 22 de Maio de 2010 19:00

"ora bem..., por onde hei-de começar?..., talvez pelo "Pedraensapatos", e a sua teimosia em querer virar isto para a politica.

Bem, pode ser que eu alguma vez, tenha comparado o comunismo à religião, não me lembro, mas se o fiz, foi exactamente isso: ...comparei, nada mais. E, nesse caso, não seriam o Lenine e muito menos o Stalin, que conseguiriam ser deuses. Esse deus, teria de ser o K. Marx; os outros dois, profetas. Mas comparei ou terei comparado, numa questão  de guia para nós, comunistas; nunca numa questão de seguidismo imobilista, como o são as verdadeiras religiões, porque o comunismo, como doutrina politica, baseia-se, não no imobilismo, mas sim no transformismo evolucionista continuo. Concretamente, na dialética da natureza.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora, vamos ao "Des_Contente".

Quer que discorra sobre o quê? Creacionismo, creocionismo, criacionismo ou evolucionismo?

É que da primeira, não há nada a discorrer; é uma composição de palavras, que provêm do verbo crer; e, para crer, cre-se em muita coisa e, não só, no sobrenatural.

Da segunda, pode-se discorrer filosóficamente, mas é mais acertado falar em ética, quando aplicada. Nada tem a haver com a criação, mas já tem a ver com o evolucionismo; não só, porque do acto de creoar, pode e há evolução, como a sua própria aplicação, é um produto da evolução do conhecimento. Creoar, é juntar carne aos seres vivos. è uma palavra muito usada agora quando se fala da aplicação de células estaminais, mas também poderá ser aplicada nos tranplantes de medula ou mesmo de outros orgãos.

Da terceira e da quarta, é que há a dialética do conhecimento. Criação, será criar vida do nada; quando muito, duma situação energética inorgânica. Evolução, será o processo de transformação e adaptação continuo.

Ainda não há muitos anos, antes de aparecerem e serem comprovados os processos evolutivos, a Criação, era lei através dos ensinamentos religiosos. Criação, para além de vir do nada, é também sinal de imobilismo: Deus, teria criado  Adão , tal como nós somos hoje. Mais tarde, para acompanhar o indesmentivel conhecimento cientifico, as religiões, teriam passado o processo de Criação, exclusivamente para a alma ou espirito, que depois encarna nos seres vivos, ainda em embrião. É a este recuo, que eu me refiro no 1º comentário, que é o verdadeiro Post de saída.

Quando falo em manipulação, é exactamente a isto que me refiro. As religiões, tal como os "politicos profissionais" mais os orgãos de comunicação, não fazem outra coisa, do que nos tentar manipular a inteligência, o mais possivel, utilizando a verdade conhecida, distorcendo-a para uma mentira futura.

jà agora, mesmo dizendo-o você irónicamente, acompanho-o nos parabéns aos cientistas americanos.

FigasdeSaintPierredeLaBuraque // sábado, 22 de Maio de 2010 19:59

Tudo o que se invente a partir do que existe não é criação.

Digam-me o que se cria a partir do nada!

Tudo o que existe no nada já existe!

Eu, por exemplo, já existia antes de existir!

Figas (protoexistencial)

CAF // sábado, 22 de Maio de 2010 20:34

««Digam-me o que se cria a partir do nada!««

Pois é "Figas", quando houver resposta para isso, haverá resposta para tudo.

Mas por não haver esse conhecimento , não quer dizer que haja intervenção divina. Fiquemo-nos pela ignorância. Vale mais, do que inventarmos deuses. Sempre estimula a procura da verdade; de contrário, paralizamos.

Pedraensapatos // sábado, 22 de Maio de 2010 22:38

Cá está um pensamento puramente e convenientemente comunista e fascista: "Fiquemo-nos pela ignorância."

Se reparar, o Carlos, é incoerente. Tão depressa aconselha a sermos ignorantes como, depois, afirma que essa atitude "estimula a procura da verdade"!

Para mim, a procura de verdade é a rejeição da ignorância.

Se o Carlos procurasse a verdade, há muito que tinha deixado de ser comunista.

Des__Contente // domingo, 23 de Maio de 2010 0:34

Mas que culpa teremos nós deste selvagem não ter capacidade para se exprimir e se limitar a andar por aqui a meter nojo a quem quer trocar ideias? Ahn?

Ó Jordas, de cada vez que apareces temos de chamar a companhia de desinfestação pá! Começa a ficar chato! E caro!

Para jordices das tuas tens os blogues do meu primo, do teu padrinho, do teu amante, de tudo o que quiseres que fede ao longe. Por isso porque insistes em vir para aqui mostrar o estercoso que és??? tens mesmo necessidade? Ninguém te liga? Pronto, pronto, num chores. Eu sei que ainda andas na escola, que nos bombeiros descobriram a tua falcatrua, que o PS não te dá gamela, que a obesidade está no limite, que a tua mãe está doente, que as dentaduras são caras, o shampoo nem se fala,....mas enfim, por que carga de água temos nós de te aturar?

Anda, vai comer qualquer coisita que isso passa.

Xiça!

GeorgeWalkerBush // domingo, 23 de Maio de 2010 1:23

CALA-TE CORNO.

QuimdaQuinta // domingo, 23 de Maio de 2010 2:33

Amigo CAF:-Respeitando a sua linha de pensamento e cumprindo o que ja prometeu,porque nao eliminou o comentario ofensivo de "consideracoesparque"?

Teria evitado a replica de GeorgesWalkerBush e trolhacosursos.

E o dialogo de pessoas civilizadas teria continuado construtivo.Talvez pelo adiantado da hora,mas ainda ira a tempo.

Quanto ao post,eu acredito na teoria da evolucao das especies (Charles Darwin),apesar de ser catolico.Alem disso ha varias formas de vida.E quando se fala em criar vida artificial,nao se sabe que forma de vida e essa.Que nao e vida como aquela a que damos o nome de "vida" pode ter a certeza.Note que ate os robots teem "vida".

"A arte e dom de quem cria

portanto nao e artista

aquele que so copia

as coisas que tem a vista"

-Antonio Aleixo-

Des__Contente // domingo, 23 de Maio de 2010 2:52

Ó Braga, eu não vou à bola consigo, como sabe, mas tem razão nisso. O José António Calçada de Oliveira, das bandas de Penafiel, é um sujo covarde. Repare-se como no meio de um diálogo que até o Fialho, comunista dos 7 costados, aceita como válido, lá vem o bedumoso meter a colherada obscena.

Não há país para onde deportar este racista xenófobo que odeia imigrantes e emigrantes, a quem chama de parolos? Eu não sei o que conquistou este labrego na vida, mas não penso que uma churrasqueira e um chorrilho de subsídios ilegais à mistura com tentativas várias de comer da gamela do PS constituam grande motivo de orgulho por ser Português.

Que não consquistou inteligência nem capacidade de escrever, isso já vimos. Mas daí a achar que é melhor que os outros só porque não conseguiu emigrar como era o sonho dele...

trolhacosursos // domingo, 23 de Maio de 2010 9:16

Respondeste logo à chamada.

Sujo, covarde, hipócrita...

A psicologia descobria em ti novas deformidades inimaginadas da mente e a moral ia desencantar o mais bandalho dos seres.

CAF // domingo, 23 de Maio de 2010 17:02

Já removi dois comentários, não olhando a quem. Demorei, porque a partir ads 21.30 h, é raro andar por aqui, pois tenho de me revezar com a minha mulher noutro sítio, fazendo companhia a um familiar que já há bastantes meses, se encontra muito doente; em fase terminal.

"Pedra";... creio que me fiz entender. Ao dizer que nos fiquemos pela ignorância, simplesmente quis dizer, para não inventarmos nada. Para quem desejar o conhecimento, a ignorância é um empurrão para a aprendizagem. Portanto, este «fiquemo-nos pela ignorância», não representa a ignorância taxativa.É aquela ignorância transitória, que faz parte da evolução do conhecimento.

"QuimdaQuinta":... a "vida" a que nos estamos a referir, não é a dos robots, cuja inteligência, está limitada ao conhecimento que os seus criadores lhes incutem. A Vida, é aquela que se desenvolve por ela própria; a que vai desde a formula embrionária, até á ao cerebro do Homem, que como sabemos, entre as vidas conhecidas, será a que tem uma forma superior.

Vou dar dois exemplos, do que eu considero ser criar vida natural e criar vida artificial: O que estes cientistas fizeram, terá sido vida natural, enquanto a colonagem, será vida artificial. Posso não estar a ver a coisa como deve ser, mas é assim que eu a entendo. Não cosidero a robótica, vida, mesmo que os ditos, tenham capacidade para tomar decisões.

Des__Contente // domingo, 23 de Maio de 2010 18:10

Ó Fialho, desculpe a insistência mas há aqui um mal entendido que lhe peço para deixar esclarecer.

O Braga tem uma guerra com alguém lá do Canadá ou dos EUA, não entendi e não quero entender com quem ou porquê, porque não me diz respeito.

Mas eu não vivo nos EUA nem no Canadá. Vivo aqui em Portugal, onde trabalho e, ao contrário de alguns que aqui andam, pago impostos e não peço subsídios ao Estado.

Pensei que o Braga se referisse ao José Antóni Calçada de Oliveira, com o nick consideraçoes e não sei que mais, quando de repende, no meio de uma troca de ideias normal para gente educada, se exibe com a sua truculência, a sua baixa capacidade literária e a sua verdadeira essência que é fecalóide. Daí me ter dirigido em concordância com alguém, como disse, com quem não iria à bola.

Portanto, fica aqui definido para o Braga e para o demente que anda atrás das velhinhas da missa das 7: eu moro aqui em Portugal, nunca fui emigrante, mas respeito os emigrantes a quem não chamo parolos, não sou racista nem xenófobo e não dependo do Estado nem das falcatruas fiscais para sobreviver.

Obrigado pela atenção.

trolhacosursos // domingo, 23 de Maio de 2010 21:05

O fecal que te enche a boca deve ter extravazado para o sítio onde, em tempos, tiveste a memória.

Por muito que as apaguem noutros lados, as tuas bestialidades ficaram registadas para "memória futura".

Presunção e água benta...

Um tipo sem nada de que se envergonhar teria um nome.

Talvez o teu não conste aqui, mas na lista dos devedores de impostos...

averdadedoi // domingo, 23 de Maio de 2010 21:29

Ó Des____ não este preocupado, esse acha que todos são burros como ele  e que devem colocar os nomes, moradas e telefones verdadeiros na net....

cuidado, muito cuidado é se ele ameaçar que ja tem alguem a sua procura...olhe eu ando a meses sem dormir preocupado com as ameaças dele. hehehehehehehe

averdadedoi // domingo, 23 de Maio de 2010 21:51

desculpem lá, não sei se foi as custas das novas tarifas de IVA, mas onde aparece "não este preocupado" deveria aparecer "não esteja preocupado"

Des__Contente // domingo, 23 de Maio de 2010 22:46

ó Trolha, vamos fazer assim: eu não sei se me conheces ou se me tomas por outro.

No entanto, ficas proibido de te dirigires a mim.

Caso insistas em fazê-lo, assumo que seja um caso de doença e prometo que não te faço mal.

Ponto final.

consideracoesparaque // domingo, 23 de Maio de 2010 23:03

Ó porco seboso, em que datas é que te dão banho e à tua familia? Será só quando está frio que é o melhor tempo para curar a carne?

Não enfies tanto o focinho na gamela porque te sobe a m*rda para o espaço oco da cabeça

Des__Contente // domingo, 23 de Maio de 2010 23:50

Ó Fialho, passou aqui algum rafeiro e fez as necessidades no seu blogue. Não quer limpar a porcaria, já que a casa é sua?

trolhacosursos // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 4:07

De facto, é uma doença.

Tua.

Vamos ver se tratamos disso.

trolhacosursos // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 8:58

"

outro exemplo.....de como azucrinar a cabecinha do tarbraga hehehehehe

Olá, Sim?!?!?? eu sou Carla a menina que esta à sua espera, para uma noite quente em Ovar! Eu sou uma garota sem tabus! hmmmmm não consegue esperar mais tempo para obter o número do telefone e ligar para mim??? eu estarei com você e dar-lhe a noite de sua vida

256 *** ***

Des__Contente // domingo, 28 de Fevereiro de 2010 8:44

Se for a filha do Braga quero desconto!"

Já te lembras, ou é necessária uma lobotomia?

trolhacosursos // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 9:05

"outro exemplo.....de como azucrinar a cabecinha do tarbraga hehehehehe

Olá, Sim?!?!?? eu sou Carla a menina que esta à sua espera, para uma noite quente em Ovar! Eu sou uma garota sem tabus! hmmmmm não consegue esperar mais tempo para obter o número do telefone e ligar para mim??? eu estarei com você e dar-lhe a noite de sua vida

256 *** ***"

"Des__Contente // domingo, 28 de Fevereiro de 2010 8:44

Se for a filha do Braga quero desconto!"

Já te lembras, ou temos de recorrer a uma lobotomia?

Des__Contente // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 13:04

ahahahahahahahahahahah

ó Braguita, e tu levaste a mal, rapaz? Deixa lá isso, tu és rancoroso mesmo, da-se....

Não, já não me lembrava, mas os teus arquivos são impecáveis, pá, parabéns! Demonstra que tu vives mesmo para isto e guardas tudo! ahahahahahahahahaha

Não leves a mal, a sério, eu contigo não quero nada. Nem contigo nem com ninguém, mas há uns com quem me gosto de divertir, e tu não tens sentido de humor, está visto.

Lobotomia? Nem que tu soubesses o que isso é, nem ao meu touro, o Armindo, eu te deixava fazer uma!

Enfim, vai-te lá torcer de dores pelo racista, xenófobo e obeso do Jordas Calçada, o tal que na incapacidade de se exprimir se limita a defecar no que não é dele, como qualquer cão não treinado cheio de pulgas.

Andor, baza, vai trabalhar.

3poeiracosmica3 // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 13:27

Ó Des__Contente tu não deixes que façam nada ao Armindo pois corres o risco de ter de voltar a andar por aí à procura de quem te coce os fundilhos. Segundo o teu nosso amigo PoliticamenteIncorrecto, o Armindo é uma bomba.

Diz ele (PoliticamenteIncorrecto) que há tempos vocês organizaram aí um ménage à trois que foi uma loucura, que o Armindo cumpriu, a tal ponto que vocês tiveram de ser suturados.

Um dia destes vou-te visitar, quero que me apresentes esse machão (Armindo), ando cá com uma fominha...

PC

Des__Contente // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 18:01

Ei lá!

Ó primaço! Se andas com fome, eu aviso-te que o meu touro pesa mais de 400 kilos e já mandou um funcionário para o hospital por ter julgado que podia soltá-lo junto dos outros! Mas tudo bem, se quiseres aparece que eu prometo que só te pára de divertir quando a ambulância chegar! eheheheheh E prometo que levo os pedacinhos todos para entregar à tua mãezinha, até porque não gosto de lixo cá na quinta.

De qualquer modo, se andas com outro tipo de fome, o Jordas também me parece que anda, a julgar pelo nervosismo dos comentários dele. Eu sei que o animal é básico e não tem grande instrução, mas aquilo parece ser mais qualquer coisa além da grunhice. Acho que anda ali fome e tu não lhe dás sustento, é normal.

Bem, reparei que te estás a fazer convidado. Na minha casa és sempre bem-vindo. Podes entrar sempre que quiseres. E para sair, já sabes, passas pelo Armindo e depois contas. ahahahahahahahahahah

Abraços primo!

Ganda primo, sempre a mostrar o que é!

3poeiracosmica3 // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 19:44

Ó Des__, se emprestares o Armindo dormes com quem?

Malandreco, tens dois e não dizias nada a ninguém.

Vou aparecer aí com o JMS.

PC

3poeiracosmica3 // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 19:45

"Dois" touros, porque dois cornos todo o mundo sabe.

PC

3poeiracosmica3 // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 19:46

Ó Des__, se emprestares o Armindo dormes com quem?

Malandreco, tens dois e não dizias nada a ninguém.

Vou aparecer aí com o JMS.

PC

3poeiracosmica3 // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 19:46

"Dois" touros, porque dois cornos já todo o mundo sabe.

PC

trolhacosursos // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 22:22

Não é necessário grande esforço para provar que, além de mentiroso, és destituido de princípios.

Os computadores têm uma coisa chamada "cache" e a minha memória ainda não ficou esmagada debaixo de 400 kgs. de touro, nem afogada em litradas de vinho.

Casas sem água, nem espelhos...

averdadedoi // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 23:02

confirma-se mais uma vez. A B.i.c.h.a das obras ficou traumatizada

trolhacosursos // segunda-feira, 24 de Maio de 2010 23:45

A moça do alguidar e do pano arranjou patroa nova.

Nova gerência, mesmo ramo.

QuimdaQuinta // terça-feira, 25 de Maio de 2010 3:43

Nao concordo amigo CAF.Eu nao sei que tipo de vida os cientistas criaram.Mas se chama a clonagem vida artificial,entao aquela criacao e surpreendente.E que eu lembro-me da DOLLY que ate teve um filho e tudo.Nao me diga que era tudo artificial.

Em extra-comentario aconselho-o a contratar uma companhia de limpeza,pois vejo que nao consegue eliminar a porcaria que sistematicamente cai nos seus (por mim sempre apreciados) posts.E mesmo os meus comentarios,se nao lhe agradarem,podem ser incluidos na mesma barrela.

GeorgeWalkerBush // terça-feira, 25 de Maio de 2010 5:11

CALA-TE CORNO

CAF // terça-feira, 25 de Maio de 2010 12:46

"QuimdaQuinta", tenho limpo o mais que posso, mesmo assim, há aqui um que se repete infinitamente.

Mas vamos a coisas sérias. Digo que a colonagem é criação de vida "artificial", porque aí, o Homem, não cria o essencial para a criaçaõ de vida "digamos com sentido e organização", o ADN, já lá está; apenas se dá o empurrão, para a multiplicação de cópias. O que não aconteceu neste caso, em que as próprias celelus ermbrionárias, foram criadas de pontos energéticos e não orgânicos.

Comente este artigo