segunda-feira, 28 de Maio de 2012 21:32 | catarinacruz

Michael Haneke vence Palma de Ouro com "Amour"

A longa-metragem "Amour", do realizador austríaco Michael Haneke, em que entra a atriz portuguesa Rita Blanco, conquistou, este domingo, a Palma de Ouro da 65.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em França.

Leia a notícia aqui.

quarta-feira, 16 de Maio de 2012 13:29 | catarinacruz

Festival de Cinema de Cannes começa esta quarta-feira

A 65.ª edição do Festival de Cinema de Cannes arranca esta quarta-feira, em França, com 22 filmes em competição pela Palma de Ouro.

A abertura do festival fica a cargo da comédia “Moonrise Kingdom”, de Wes Anderson, que conta com Edward Norton, Bruce Willis, Bill Murray e Tilda Swinton nos principais papéis.

Wes Anderson está na corrida pelo prémio máximo de Cannes – a Palma de Ouro –, ao lado de quatro cineastas que já o conquistaram em anos anteriores: Michael Haneke, Abbas Kiarostami, Cristian Mungiu e Ken Loach.

O austríaco Michael Haneke competirá com “Amour”, com Jean-Louis Trintignant, Isabelle Huppert e Rita Blanco no elenco; Ken Loach com “The angel’s share”; Abbas Kiarostami com “Like someone in love” e Cristian Mungiu com “Beyond the hills”.

Um dos filmes mais aguardados é “Cosmopolis”, realizado por David Cronenberg e produzido por Paulo Branco, que tem estreia mundial no dia 25 e compete pela Palma de Ouro. A festa de estreia, em Cannes, conta com a atuação da banda portuguesa Dead Combo.

O júri que atribui a Palma de Ouro é presidido pelo realizador italiano Nanni Moretti.

O ator e realizador britânico Tim Roth preside ao júri da secção “Un Certain Regard”, que distingue filmes originais de cineastas menos conhecidos. Este ano há quatro primeiras obras em competição: “La Playa D.C”, do colombiano Juan Andrés Arango; “Antiviral”, de Brandon Cronenberg – filho de David Cronenberg – ; “Gimme the loot”, de Adam Leon e “Les bêtes du sud auvage”, de Benh Zeitlin.

Brad Pitt, Edward Norton, Bruce Willis, Tilda Swinton, Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Robert Pattinson e Kristen Stewart são alguns dos atores que deverão desfilar na passadeira vermelha de Cannes.

A 65.ª edição do festival decorre até dia 27 de maio.

Tags:

quinta-feira, 10 de Maio de 2012 20:35 | catarinacruz

Cronenberg e Pattinson em Lisboa no dia 29 para a antestreia de "Cosmopolis"

O realizador David Cronenberg e os atores Robert Pattinson e Paul Giamatti vão estar em Lisboa no dia 29 de maio para a antestreia nacional de "Cosmopolis", no Centro Cultural de Belém.

"Cosmopolis", realizado por David Cronenberg e produzido por Paulo Branco, vai ser exibido no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, no dia 29, às 20.30 horas.

A antestreia contará com a presença do realizador, dos atores Robert Pattinson e Paul Giamatti e do escritor norte-americano Don DeLillo, autor do romance que deu origem ao filme.

"Cosmopolis", que estreia nas salas de cinema portuguesas a 31 de maio - mas cujas primeiras imagens foram apresentadas, em novembro, no Lisbon&Estoril Film Festival -, é uma adaptação ao cinema do romance homónimo de DeLillo. A história desenrola-se ao longo das 24 horas em que um jovem milionário obsessivo percorre Manhattan de limusina para conseguir o corte de cabelo perfeito.

O filme tem estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes, que começa na próxima quarta-feira, e integra a competição oficial do certame.

Tags: , , , ,

quarta-feira, 9 de Maio de 2012 12:14 | catarinacruz

Festival de Cinema de Língua Portuguesa arranca esta quarta-feira

A 3.ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa começa esta quarta-feira, em Lisboa, com uma programação que homenageia o cinema brasileiro.

“Vips”, realizado por Toniko Melo e protagonizado por Wagner Moura, faz as honras de abertura do festival, esta quarta-feira, às 21.30 horas, no Cinema São Jorge – onde o certame decorrere até 16 de maio.

Uma das novidades deste ano é o festival passar a acolher a Mostra de Cinema Brasileiro, que apresenta 8 longas-metragens e 12 curtas a juntar aos filmes que integram as secções competitivas de longas e curtas do FESTin.

A obra do realizador Hector Babenco, que vai estar presente no festival, é alvo de uma retrospetiva, com a apresentação de filmes como “O rei da noite” (1975), “Pixote – A lei do mais fraco” (1987) ou o mais recente “Carandiru” (2003).

O ator brasileiro Jardel Filho (1927-1983), que integra o elenco de “Pixote”, também é homenageado no certame, onde serão exibidos quatro dos filmes mais marcantes da sua carreira.

As secções “Inclusão Social pelo Cinema” e “FESTin Musical” completam a programação do festival, que este ano dá especial destaque ao cinema brasileiro, depois de ter promovido a produção cinematográfica portuguesa e moçambicana nas edições anteriores.

O FESTin tem como principal objetivo promover o intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa.

Consulte a programação completa aqui.

Tags: , ,

segunda-feira, 7 de Maio de 2012 22:21 | catarinacruz

Profissionais do cinema manifestam-se com projeção de filme em São Bento

Os profissionais do setor do cinema vão projetar um filme em frente à Assembleia da República, em Lisboa, na próxima quarta-feira, para alertar para a urgência da aprovação da nova Lei do Cinema.

“Face à gravidade da situação, decidimos chamar a atenção para a necessidade de salvar o cinema, que está em risco de morrer”, disse à Agência Lusa Margarida Gil, presidente da Associação Portuguesa de Realizadores, salientando que esta é uma iniciativa de todos os profissionais da sétima arte.

“Vamos mostrar os filmes portugueses que fizeram História, desde o tempo do cinema mudo. Queremos a adesão de todos porque este não é apenas um problema do setor, é de todos os cidadãos”, destacou Margarida Gil.

Em frente ao Parlamento vai ser montado um ecrã gigante, onde será exibido um filme que retrata mais de 100 anos de cinema português.

A projeção pela aprovação da nova Lei do Cinema está agendada para quarta-feira, dia 9 de maio, às 21 horas.

Tags: , ,

segunda-feira, 7 de Maio de 2012 17:12 | catarinacruz

"Sangue do meu Sangue" premiado no Festival de Barcelona

O filme "Sangue do meu Sangue", de João Canijo, foi galardoado com o Prémio do Público no "D'A" - Festival Internacional de Cinema D'Autor de Barcelona, anunciou a Midas Filmes.

Leia a notícia aqui.

Tags: , ,

domingo, 6 de Maio de 2012 23:37 | catarinacruz

Conheça os vencedores do IndieLisboa

Grande prémio de longa-metragem “Cidade de Lisboa”

“De jueves a domingo”, de Dominga Sotomayor

Prémio do público para melhor longa-metragem

“Whores' glory”, de Michael Glawogger

Prémio Amnistia Internacional

“From this day to where”, de Mathias Eriksen e Matias Rygh

Menção honrosa para “Bon Voyage”, de Fabio Friedli, e “Meet the fokkens”, de Gabriëlle Provaas e Rob Schröder

Prémio para melhor filme português

“Luz da Manhã”, de Cláudia Varejão

Menção honrosa para “Mupepy Munatim”, de Pedro Peralta

Prémio para melhor documentário português

“A vossa casa”, de João Mário Grilo

Prémio para melhor longa-metragem portuguesa de ficção

“Por Aqui Tudo Bem”, de Pocas Pascoal

Prémio para melhor longa-metragem portuguesa

“Jesus por um Dia”, de Helena Inverno e Verónica Castro

Prémio RTP Pulsar do Mundo

"Meet the Fokkens" de Gabriëlle Provaas e Rob Schröder

Prémio do público IndieJúnior

“The dog and the key”, de Hee Jung Kim

Tags:

quinta-feira, 26 de Abril de 2012 18:29 | catarinacruz

IndieLisboa arranca esta quinta-feira

Mais de 200 filmes de "um cinema que não é formatado nem convencional" preenchem a nona edição do Festival Internacional de Cinema Independente, o IndieLisboa, que começa na quinta-feira.

Nuno Sena, da direção do festival, elogiou, na apresentação aos jornalistas, todos os realizadores que "demonstram uma vontade de desbravar novos caminhos" e o cinema deles passará pelo IndieLisboa até 6 de maio.

Do total de 3.880 filmes recebidos, foram selecionados 233, com maior presença de cinema português e mais estreias mundiais que decorrerão na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Londres.

Da programação estrangeira destaca-se o filme de abertura, quinta-feira no cinema são Jorge, de "Dark Horse", de Todd Solondz sobre dois trintões ainda com as dores de crescimento, "4:44 Last Day on Earth", de Abel Ferrara, e o documentário "Into the abyss", de Werner Herzog.

O cinema português estará representado com 38 filmes - seis longas-metragens e 32 curtas-metragens.

Da competição nacional de "longas" fazem parte "A casa", de Júlio Alves, "From New York with love", de André Valentim Almeida, "Jesus por um dia", de Helena Inverno e Verónica Castro, e "Por aqui tudo bem", da angolana Pocas Pascoal.

Integra também a lista de longas-metragens o filme de Catarina Ruivo "Em segunda mão", com a última participação cinematográfica do ator Pedro Hestnes, que morreu em 2011.

Entre as 19 curtas-metragens da competição constam "Kali, o pequeno vampiro", nova animação de Regina Pessoa, "Fado do Homem Crescido", de Pedro Brito, "Cerro Negro", de João Salaviza, e "Palácios de Pena", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt.

Fora de concurso serão exibidos "Rafa", de João Salaviza, Urso de Ouro em Berlim, "Raul Brandão era um grande escritor", que João Canijo fez para Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, e "A vossa casa", de João Mário Grilo.

Na secção de documentários "Pulsar do Mundo", destaca-se a exibição de dois filmes do artista plástico chinês Ai Weiwei - "Ordos 100" e "So sorry".

Não foi esquecido ainda o público mais novo, com 30 propostas na secção "IndieJúnior".

No programa IndieMusic serão mostrados, por exemplo, "Meu caro amigo Chico", de Joana Barra Vaz sobre Chico Buarque, "Inni", de Vincent Morisse, sobre os islandeses Sigur Rós, e "Andrew Bird: Fever Year", de Xan Aranda, sobre o músico Andrew Bird.

O encerramento ficará por conta de "Le Skylab", ficção autobiografada da realizadora e atriz francesa Julie Delpy, e de "Take Shelter", do autor norte-americano Jeff Nichols.

Consulte a programação completa aqui.

Texto de Agência Lusa

Tags:

quarta-feira, 25 de Abril de 2012 13:13 | catarinacruz

Charlotte Gainsbourg confirmada para protagonizar filme erótico de Lars von Trier

A atriz francesa Charlotte Gainsbourg vai ser uma das protagonistas de “The Nymphomaniac”, um drama erótico realizado por Lars von Trier.


A notícia é avançada pelo site da revista The Hollywood Reporter, que confirma o nome de Gainsbourg como coprotagonista de “The Nymphomaniac”, ao lado do ator sueco Stellan Skarsgard.

Depois de “Anticristo” (2009) e “Melancolia” (2011), Charlotte Gainsbourg prepara-se para trabalhar pela terceira vez com o polémico realizador dinamarquês, naquele que poderá ser o seu filme mais controverso.

O filme retrata a vida sexual de uma mulher, contada pela própria a um solteirão mais velho.

Segundo o The Hollywood Reporter, von Trier planeia filmar uma versão “softcore” e outra “hardcore” do filme, sendo que a última deverá incluir cenas de sexo explícito.

Em entrevista ao The Guardian, em Fevereiro deste ano, Charlotte Gainsbourg – que já era apontada como a mais provável protagonista do filme – disse que von Trier queria utilizar atores pornográficos como duplos para as cenas de sexo, à semelhança do que tinha feito em “Anticristo”.

As filmagens deverão arrancar este verão, no estado alemão de North-Rehin Westphalia, onde von Trier rodou “Anticristo”.

O fundo alemão NRW Filmstifftung vai subsidiar a produção com 1,2 milhões de euros.

Tags: ,

segunda-feira, 23 de Abril de 2012 17:02 | catarinacruz

Russell Crowe protagonizará próximo filme de Darren Aronofsky

O ator australiano Russell Crowe será o protagonista de "Noah", o próximo filme do realizador Darren Aronofsky, baseado na história bíblica da Arca de Noé.


A notícia é avançada pelo site da revista The Hollywood Reporter, que confirma, assim, o primeiro nome do elenco de "Noah".

"Fico satisfeito por ter o Russell Crowe ao meu lado nesta aventura. É o seu imenso talento que me ajuda a dormir à noite. Estou ansioso por ser surpreendido por ele todos os dias", disse o realizador, em comunicado, citado pelo The Hollywood Reporter.

"Noah", que tem data de estreia prevista para março de 2014, deverá começar a ser produzido em julho, em Nova Iorque e na Islândia.

Aronofsky também assina o argumento do filme, juntamente com John Logan - responsável argumento de "A invenção de Hugo".

Tags: ,

quinta-feira, 19 de Abril de 2012 16:54 | catarinacruz

Cronenberg e Robert Pattinson vão estar em Portugal para a estreia de "Cosmopolis"

O realizador David Cronenberg, o ator Robert Pattinson e o escritor Don DeLillo vão estar em Portugal em maio para a estreia do filme "Cosmopolis", realizado por Cronenberg e produzido por Paulo Branco.

A informação foi avançada à Agência Lusa por Paulo Branco, que soube esta quinta-feira que "Cosmopolis" integra a competição oficial do Festival de Cinema de Cannes, que decorre naquela cidade francesa entre os dias 16 e 27 de maio.

"Cosmopolis" é uma adaptação ao cinema do romance homónimo do escritor norte-americano Don DeLillo, protagonizada por Robert Pattinson.

O filme estreia em Portugal a 31 de maio.

Tags: , , ,

quinta-feira, 19 de Abril de 2012 12:57 | catarinacruz

"Cosmopolis", produzido por Paulo Branco, compete em Cannes

A longa-metragem "Cosmopolis", realizada por David Cronenberg e produzida por Paulo Branco, integra a competição oficial da 65.ª edição do Festival de Cinema de Cannes.

COSMOPOLIS - TRAILER (VO) from Cosmopolis on Vimeo.

A programação do festival foi divulgada esta quinta-feira, em Paris, pelo presidente do certame, Gilles Jacob, e pelo seu diretor artístico, Thierry Fremaux.

"Amour", de Michael Haneke,"Like Someone in love", de Abbas Kiarostami, "On the road", de Walter Salles - baseado no livro homónimo de Jack Kerouac -, ou "The Angel's Share", de Ken Loach, são alguns dos filmes em competição pela Palma de Ouro.

"Cosmopolis", que estreia em Portugal a 31 de maio mas cujas primeiras imagens foram apresentadas, em novembro, no Lisbon&Estoril Film Festival, é uma adaptação ao cinema do romance homónimo do escritor norte-americano Don DeLillo. A história desenrola-se ao longo das 24 horas em que um jovem milionário obsessivo percorre Manhattan de limusina para conseguir o corte de cabelo perfeito.

O filme, um dos mais aguardados de 2012 e o 11º produzido por Paulo Branco a competir em Cannes, é protagonizado por Robert Pattinson e o elenco conta com a participação de Juliette Binoche, Mathieu Amalric e Paul Giamatti.

O júri que atribuirá a Palma de Ouro da 65.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, que decorre entre os dias 16 e 27 de maio, é presidido pelo realizador italiano Nanni Moretti.

"Moonrise Kingdom", de Wes Anderson, fará as honras de abertura do certame e "Thérèse desqueyroux", de Claude Miller, será exibido na sessão de encerramento do festival.

Tags: , ,

quarta-feira, 18 de Abril de 2012 18:05 | catarinacruz

Bérénice Bejo vai apresentar Festival de Cannes

A atriz que protagoniza o filme francês "O Artista", Bérénice Bejo, vai apresentar as cerimónias do Festival de Cinema de Cannes.

 

Gilles Jacob, presidente do festival, confirmou esta quarta-feira à agência AFP que a atriz francesa irá apresentar as cerimónias de abertura e de encerramento do certame, que este ano decorre entre os dias 16 e 27 de maio.

Bérénice Bejo conquistou, este ano, o César de melhor atriz pelo seu desempenho em "O Artista", e recebeu uma nomeação para o Óscar de melhor atriz secundária.

A seleção oficial de filmes da 65.ª edição do Festival de Cannes será anunciada na quinta-feira.

Tags: ,

terça-feira, 17 de Abril de 2012 23:19 | catarinacruz

Youtube vai alugar filmes da MGM

A Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) aderiu ao serviço de aluguer de filmes online do Youtube, tornando-se no quinto grande estúdio a apostar nesta plataforma.


Os clássicos da MGM começaram a ser adicionados às bibliotecas do Youtube e do Google Play – ambos detidos pelo Google – na segunda-feira, mas, por enquanto, apenas os utilizadores do Canadá e Estados Unidos têm acesso a este serviço.

“Se há uma imagem de abertura que os cinéfilos de todo o mundo conhecem e relacionam ao bom cinema é a do leão da Metro-Goldwyn-Mayer”, disse Jonathan Zepp, gestor de conteúdos televisivos e cinematográficos do Youtube, no blogue do site de partilha de vídeos.

“Rocky”, “O Exterminador Implacável” ou “Rain Man – Encontro de Irmãos” são alguns dos 600 títulos que poderão ser vistos e partilhados nos dois sites do Google.

Tags: , , ,

quarta-feira, 11 de Abril de 2012 16:36 | catarinacruz

"A morte de Carlos Gardel" vence prémio no Festival de Cinema do Uruguai

O filme português "A morte de Carlos Gardel", realizado por Solveig Nordlund, venceu o Prémio do Júri para melhor longa-metragem no Festival Internacional de Cinema do Uruguai, anunciou, esta quarta-feira, a produtora Fado Filmes.

A primeira adaptação de uma obra de António Lobo Antunes ao cinema foi distinguida pelo júri da Federação Internacional de Imprensa de Cinema (FIPRESCI), que a elegeu como melhor longa-metragem ibero-americana, entre os 12 filmes em competição nesta categoria.

Depois da passagem pela 30.ª edição do Festival de Cinema do Uruguai, que decorreu em Montevideu entre os dias 29 de março e 8 de abril, o filme de Solveig Nordlund será apresentado nos Estados Unidos durante a 28.ª edição do Chicago Latino Film Festival, que decorre de 13 a 26 de abril.

O filme, protagonizado por Rui Morrison, Teresa Gafeira e Ruy de Carvalho, conta a história de Nuno, um toxicodependente, e dos dois dias que passa em coma e que levam a que todos os familiares desfiem uma rede de recordações que os conduz até ao presente.

Tags: ,


Empresas na Caixa 300x100 JN
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
ARQUIVO DE POSTS
 
ARQUIVOS
 
 
TAGS