Jornal de Notícias
Blogues JN | Este Blog na Rede Facebook Twitter RSS

Nós na Rede

um blogue de Daniela Espírito Santo

#WhitneyHouston: Twitter reage à morte da diva
Publicado em 12.Fevereiro.2012

A actriz e cantora norte-americana Whitney Houston foi encontrada morta esta madrugada. A notícia correu mundo em minutos e foi dada em primeira mão no Twitter, revela o site Mashable.

 

Whitney Houston, a diva norte-americana, morreu aos 48 anos. No Twitter, a notícia rapidamente circulou, tornando-se no assunto do dia, este domingo. A notícia da morte da cantora acabaria mesmo por ser dada em primeira mão na rede social, aponta o site Mashable, por um utilizador desconhecido. "As minhas fontes dizem que a Whitney Houston foi encontrada morta no Hotel Beverly Hills... Ainda não está nas notícias!", pode ler-se no twit. 27 minutos depois, chegava a confirmação pelas mãos da Associated Press

 

Segundo o motor de busca para as redes sociais "Topsy", a notícia da morte de Whitney Houston deu origem a cerca de 2,5 milhões de twits e retwits na primeira hora, o que equivale a mais de mil twits por segundo. Desses twits, mais de três mil continham ligações para vídeos da cantora no Youtube, vídeos esses que, como seria de esperar, têm disparado nas pesquisas feitas no site de partilha de vídeos. 

 

Para estes números contribuiram os milhares de retwits efectuados pelos utilizadores a alguns dos primeiros twits de jornais sobre o assunto, bem como as reacções de diversas celebridades, que também foram partilhadas por milhares de pessoas no entretanto.

Esta não seria, de resto, a primeira vez que o serviço de microblogging era utilizado para dar uma notícia de última hora em "exclusivo". Também a captura de Osama Bin Laden, por exemplo, foi twitada por "acidente" por um utilizador e a rede social foi muito rápida a espalhar a notícia da morte de Michael Jackson e de Amy Winehouse.


Trending Topics

RIP Whitney Houston lidera os "trending topics" mundiais, a poucas horas do início dos Grammy's, com alguns dos seus êxitos a inspirar outras hashtags que vão fazendo breves aparições no top de assuntos em discussão na rede social: #Wewillalwaysluvu e Run To You são disso exemplo. 

 

Por cá, também se discute a morte da cantora no serviço de microblogging. #RIPWhitneyHouston, #Iwillalwaysloveyou, #WhitneyHouston ou, simplesmente, #RIP ("Rest In Peace" ou "Descansa em Paz") figuram no top de hashtags em Portugal, segundo indica o site TwitterPortugal. 

 

Também o Facebook tem sido palco de diversas manifestações de lamento pela morte da cantora. Na página de fãs de Whitney na rede social, que tem mais de um milhão de 700 mil fãs neste momento, já foram deixadas milhares de mensagens de condolências. A última publicação na páginas de fãs (uma fotografia antiga de Whitney nos Grammys) já foi, inclusive, partilhada sete mil vezes.  O website da cantora já foi actualizado, com a entrada no mesmo a ser composta por uma fotografia de Whitney, com a frase "In Loving Memory".

3 Comentário(s) Partilhar na Rede

comentar artigo

Se está registado, faça Login Perdeu a password?
Se não tem conta,

sobre mim
Daniela Espírito Santo
Porto
na rede
LinkedIn Facebook Twitter Foursquare Orkut
Entusiasta das redes sociais e do jornalismo móvel. Presente no top 25 de jornalistas portugueses no Twitter, em 2009. Nos tempos livres, é voluntária em associações de solidariedade social e frequentadora assídua de festivais e concertos. Obrigado por visitar.
pesquisar
pub
tag cloud
twitter jn

Global Notícias SGPS, S.A. Todos os direitos reservados.