Jornal de Notícias
Blogues JN | Este Blog na Rede Facebook Twitter RSS

Nós na Rede

um blogue de Daniela Espírito Santo

Mozilla Firefox celebra 8 anos
Publicado em 09.Novembro.2012

O browser Mozilla Firefox comemora hoje, sexta-feira, 8 anos de existência. A história de um dos principais browsers mundiais começou, no entanto, em 2002.

 

O mundo do "open source" celebra hoje um marco importante. Há exatamente oito anos, a 9 de novembro de 2004, foi lançada oficialmente a primeira versão completa do navegador de web Firefox, pela comunidade de software livre Mozilla. A história de um dos mais bem sucedidos browsers do momento, porém, começa em 2002, com o lançamento da sua versão beta, denominada "Phoenix".

 

O navegador foi considerado, na altura, uma das principais alternativas ao Internet Explorer, da Microsoft, que apresentava diversas falhas de segurança e começava a acumular ódios. Criado em regime "open source" (código aberto), o browser foi rapidamente escolhido como primordial ferramenta de acesso à Internet por milhões de pessoas, acumulando, só no primeiro ano de existência, mais de 100 milhões de downloads e muitos fãs. 

 

Neste momento, o navegador já vai na versão 16.0.2, está disponível em 75 línguas e obtém a preferência de 20% a 24% dos internautas mundiais (450 milhões de pessoas), números que fazem deste browser o terceiro mais escolhido do planeta (precedido pelo IE e pelo Google Chrome, que conseguiu destronar o browser da Microsoft em maio deste ano). Pelo caminho, o browser conseguiu bater alguns recordes, levando, por exemplo, para casa o título de "software mais descarregado em 24 horas" quando disponibilizou a sua versão 3.0 em 2008.

 

A popularidade deste browser reside, talvez, no facto de ser o único verdadeiramente "open source" no mercado, o que permite uma grande costumização das páginas e a proliferação de ferramentas adicionais, disponíveis para download e incorporação pelos utilizadores (os chamados "add-ons").

 

No blogue oficial da fundação Mozilla, a data é assinalada com uma publicação onde o projeto aparece destacado. "Tivemos a audácia de acreditar que podíamos mudar as coisas. Acreditamos que uma comunidade de pessoas que percebem o poder da Web (e que colocam as pessoas à frente dos lucros) poderiam construir algo maravilhoso. Hoje, no no 8.º aniversário do Firefox, temos orgulho em dizer que a nossa missão não mudou, mas a Web sim", pode ler-se no post.  

 

"No último ano, o Firefox ficou mais rápido, mais seguro, mais fácil de utilizar e mais divertido de personalizar", garante Johnathan Nightingale. "Para o nao, vamos levar o Firefox ainda mais longe", acrescenta, numa alusão à integração social que a fundação está a planear.

1 Comentário(s) Partilhar na Rede

comentar artigo

Se está registado, faça Login Perdeu a password?
Se não tem conta,

sobre mim
Daniela Espírito Santo
Porto
na rede
LinkedIn Facebook Twitter Foursquare Orkut
Entusiasta das redes sociais e do jornalismo móvel. Presente no top 25 de jornalistas portugueses no Twitter, em 2009. Nos tempos livres, é voluntária em associações de solidariedade social e frequentadora assídua de festivais e concertos. Obrigado por visitar.
pesquisar
pub
tag cloud
twitter jn

Global Notícias SGPS, S.A. Todos os direitos reservados.