Jornal de Notícias
Blogues JN | Este Blog na Rede Facebook Twitter RSS

Nós na Rede

um blogue de Daniela Espírito Santo

Samsung Portugal retira da Net campanha polémica
Publicado em 10.Janeiro.2013

A Samsung Portugal decidiu partilhar os principais desejos para 2013 de alguns bloggers de moda portugueses. A resposta negativa aos vídeos não se fez esperar e levou a marca a retirar os mesmos do Youtube.

 

A empresa de tecnologia Samsung está, esta quinta-feira, nas bocas do Mundo. Lá fora fala-se, sobretudo, da sua intervenção na feira de tecnologia CES 2013, onde apresentou um protótipo de um ecrã flexível de telemóvel. Por cá, no entanto, o motivo do "buzz" que rodeia a marca é outro, bem menos abonatório.

 

A Samsung, normalmente bastante ativa na sua interação com as redes sociais e a blogosfera lusa, decidiu dar a palavra a alguns bloggers de moda e lifestyle portugueses para que falassem, em vídeos promocionais, dos seus principais desejos para 2013. A série de vídeos deveria ser totalmente lançada esta semana, mas o feedback negativo levou a empresa a retirar do Youtube os trabalhos já publicados sobre o tema. A medida não chegou, mesmo assim, para parar a onda de indignação e as brincadeiras.

 

Em causa está o conteúdo dos vídeos, criticado por muitos portugueses, que consideram as declarações desfasadas da realidade económica da maioria dos portugueses e apontam o dedo à superficialidade dos protagonistas. Nos vídeos, bloggers como Filipa Xavier, do blogue "Fashion-À-Porter", falam das grandes viagens e planos que têm para o novo ano e do que correu bem em 2012. Pelo meio, a jovem apresenta como uma das metas pessoais a compra uma mala Chanel preta, para a qual anda a juntar dinheiro.

 

A página da marca em Portugal foi invadida por comentários, na sua grande maioria jocosos. As últimas publicações da empresa por lá, por exemplo, já contam com dezenas de comentários relacionados com a temática e os posts de utilizadores também não páram de chegar. A página conta com cerca de 262 mil seguidores no nosso país, sendo uma das mais bem posicionadas a nível nacional, no Facebook.

 

 Ainda no Facebook, já existem algumas páginas especialmente dirigidas à blogger Filipa Xavier, conhecida como "Pepa". "A Pepa quer uma Mala" e "Dar uma Mala à Pepa" são disso mesmo exemplo, já reunindo diversos seguidores, apesar de apenas terem poucas horas de existência.

 

Apesar da decisão de retirar os vídeos da plataforma de partilha, diversas "cópias" dos vídeos vão circulando pelo Youtube, estando, também elas, pejadas de comentários negativos e de interrogações quanto às pessoas escolhidas pela marca para protagonizar os vídeos. Uma dessas cópias já conta, inclusivamente, com quase 500 "não gostos". 

 

 ATUALIZAÇÃO: No entretanto, a marca já respondeu aos utilizadores via Facebook. Na sua mais recente publicação, a Samsung garante que "a campanha 'Desejos para 2013' pretendia partilhar um conjunto de aspirações pessoais e profissionais para o novo ano" e que, perante o "desagrado em relação aos conteúdos da campanha", foi decidido que a mesma seria "retirada do ar". "Pedimos desculpa pelo sucedido. Não era nossa intenção ferir susceptibilidades e tudo faremos para corresponder às expectativas de quem nos acompanha", é dito. Em meia hora, o post já reúne mais de 200 "gostos" e deu origem a uma centena de comentários.

3 Comentário(s) Partilhar na Rede

comentar artigo

Se está registado, faça Login Perdeu a password?
Se não tem conta,

sobre mim
Daniela Espírito Santo
Porto
na rede
LinkedIn Facebook Twitter Foursquare Orkut
Entusiasta das redes sociais e do jornalismo móvel. Presente no top 25 de jornalistas portugueses no Twitter, em 2009. Nos tempos livres, é voluntária em associações de solidariedade social e frequentadora assídua de festivais e concertos. Obrigado por visitar.
pesquisar
pub
tag cloud
twitter jn

Global Notícias SGPS, S.A. Todos os direitos reservados.